Marianne Vos à procurar de juntar a Paris-Roubaix ao seu glorioso palmarés!

Hoje é dia de Paris-Roubaix Femmes, o terceiro monumento do ano para o pelotão feminino! A 4ª edição da clássica francesa promete ser um dos dias mais emocionantes e imprevisíveis da temporada. Marianne Vos tem aqui uma boa chance para adicionar a Paris-Roubaix ao seu fantástico palmarés, mas terá uma forte concorrência pela frente. Lotte Kopecky também está presente e terá aqui uma das provas mais importantes da sua temporada.

Em 2023, Alison Jackson conquistou uma surpreendente vitória em fuga. A canadiana está presente para defender o seu título, mas não terá uma tarefa fácil pela frente. Lizzie Deignan e Elisa Longo Borghini foram as vencedoras das duas primeiras edições de Roubaix, mas as duas não estarão presentes. Será que teremos uma nova vencedora ou Jackson a vencer pela segunda vez?

Perfil

A Paris-Roubaix Femmes apresenta um percurso de 148.5km entre Denain e Roubaix. A prova contará com 17 setores de pavê. A corrida promete começar com um ritmo alto e não deverá ser nada fácil a formação da fuga do dia. Depois da grande fuga ter vingado em 2023, as equipas das principais favoritas não devem querer que um grande grupo saia e devem por isso impor um forte ritmo.

Por volta do km 66, as ciclistas entram no difícil setor de quatro estrelas em Hornaing à Wandignies, o primeiro setor de pavê do dia.. Os momentos decisivos da corrida deverão estar nos dois setores de cinco estrelas, o Mons-en-Pevele, a cerca de 48km do fim, e o Carrefour de l’Arbre, com término a 15km da meta. Poderemos ter uma chegada ao sprint entre duas ou três ciclistas ou uma ciclista a cruzar a meta em solitário no Velódromo de Roubaix.

Perfil do Paris-Roubaix Femmes
Perfil da Paris-Roubaix Femmes

Favoritas

Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) parte como principal favorita para a Paris-Roubaix Femmes. Vos começou a temporada em excelente forma com vitórias na Omloop Het Nieuwsblad e na Dwars door Vlaanderen. A neerlandesa foi segunda na primeira edição e com o regresso ao seu melhor nível, pode muito bem ser o ano em que conquista mais um monumento.

Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) e Pfeiffer Georgi (Team DSM-Firmenich PostNL) são as maiores adversárias de Vos. Kopecky também entrou bem no ano, apesar de não ter tido a Ronde van Vlaanderen que gostaria. A Campeã do Mundo tem aqui uma chance para se redimir e conquistar a tão desejada vitória no Velódromo de Roubaix. Georgi continua a dar cartas do seu enorme talento e do potencial que tem. A britânica tem aqui uma boa clássica para as suas características e pode muito bem ser a mais forte no final do dia.

Lucinda Brand (Lidl – Trek) dá-se muito bem nesta corrida onde já foi pódio em 2022. A neerlandesa parece estar a subir de forma e pode estar com as melhores nos momentos decisivos da corrida. Letizia Paternoster (Liv AlUla Jayco) surpreendeu tudo e todos com os resultados no paralelo este ano em corridas que não era propriamente ao seu estilo. A italiana tem aqui uma boa corrida para as suas características e pode estar na luta pela vitória.

Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) tem mostrado evolução ano após ano em clássicas de um dia. A neerlandesa será uma ciclista importante para a SD Worx e tanto pode vencer a corrida como pode ser a super escudeira de Kopecky. Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) e Christina Schweinberger (Fenix – Deceuninck) também se dão bem na Paris-Roubaix. As duas mostraram-se muito bem neste início de temporada e tem aqui uma boa chance para conseguirem mais um belo resultado.

Emma Norsgaard (Movistar Team) tem se mostrado bastante consistente onde se mostrado num bom nível como líder e gregária. A dinamarquesa já terminou no top10 na Paris-Roubaix e pode conseguir o seu melhor resultado nesta edição. Elisa Balsamo (Lidl – Trek) entrou bem em 2024 onde já venceu por quatro vezes. A italiana não esteve bem nas duas últimas corridas em que participou, mas tem aqui uma boa chance para se redimir e voltar aos grandes resultados.

Nota ainda para Chiara Consonni (UAE Team ADQ), Alison Jackson (EF Education – Cannondale), Ellen Van Dijk (Lidl – Trek), Grace Brown (FDJ-Suez) e Victoire Berteau (Cofidis) que podem terminar entre as 10 primeiras.

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Marianne Vos
⭐⭐⭐⭐ Lotte Kopecky e Pfeiffer Georgi
⭐⭐⭐ Lucinda Brand, Letizia Paternoster e Lorena Wiebes
⭐⭐ Elise Chabbey, Christina Schweinberger, Emma Norsgaard e Elisa Balsamo
⭐ Chiara Consonni, Alison Jackson, Ellen Van Dijk, Grace Brown e Victoire Berteau

Portugueses em prova

A corrida não contará com nenhuma portuguesa presente.

Transmissão em direto

Podes acompanhar a corrida em direto Tiz-Cycling a partir das 14h!
A Eurosport Portugal não fará transmissão em direto em qualquer dos seus canais televisivos.

Foto de Capa: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock