Histórico! Lotte Kopecky conquista a 4ª Paris-Roubaix!
A belga, Campeã do Mundo, Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) venceu a 4ª edição da Paris-Roubaix Femmes, uma clássica de 148.5km entre Denain e Roubaix, batendo ao sprint a italiana Elisa Balsamo (Lidl – Trek) e a campeã britânica Pfeiffer Georgi (Team DSM-Firmenich PostNL).
A Paris-Roubaix Femmes começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 137km do fim, Coryn Labecki (EF Education – EasyPost) e Margaux Vigie (Team Visma | Lease a Bike) ficaram envolvidas numa queda. 4km depois, Victoire Joncheray (Team Komugi – Grand Est) atacou e isolou-se na frente da corrida. A francesa conseguiu uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão.
A 124km do fim, a vencedora da última edição da Paris-Roubaix Femmes, Alison Jackson (EF Education – Cannondale) sofreu uma queda. 2km depois, a canadiana voltou a ir ao chão, mas conseguiu voltar à bicicleta. A 112km do fim, Joncheray foi alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, Jackson acabou por conseguir reentrar no pelotão.
A 86km do fim, o ritmo aumentou e fez com que o pelotão esticasse. As favoritas estavam bem colocadas e lutavam para se manterem na frente do pelotão, pois 4km depois, entravam no primeiro setor de paralelo do dia. A 78km do fim, ataques aconteceram com Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) envolvida, mas nenhum deles teve sucesso. 4km depois, em novo setor de pavê, o ritmo voltou a aumentar e o pelotão perdeu algumas unidades.
A 70km do fim, no final do setor de quatro estrelas, Tilloy à Sars-et-Rosières, Lotte Kopecky acelerou e partiu o pelotão em vários grupos. 3km depois, Amber Kraak (FDJ-Suez) tentou sair do pelotão, mas Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) fechou de imediato o espaço. Logo a seguir, alguns ciclistas chegaram ao grupo da frente. Alison Jackson tentou isolar-se, mas Ellen Van Dijk (Lidl – Trek) não deixou a canadiana ganhar uma vantagem importante.
A 65km do fim, Van Dijk aumentou o ritmo e esticou o pelotão, mas nenhum grupo acabou por cortar. 2km depois, Sanne Cant (Fenix – Deceuninck) tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso. Emma Norsgaard (Movistar Team), Chiara Consonni (UAE Team ADQ) e Christine Majerus (Team SD Worx-Protime) já não estavam no pelotão. A 62km do fim, Lotte Kopecky estava com um problema mecânico. A belga chamou o carro da sua equipa, conseguiu resolver o problema sozinha e rapidamente reentrou no pelotão.
A 54km do fim, num dos setores mais importantes da corrida, o Auchy-lez-Orchis à Bersée, Kopecky acelerou e foi seguida por Christina Schweinberger (Fenix – Deceuninck) e Pfeiffer Georgi. Poucos metros depois, Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) fez a ponte para as três da frente com Wiebes na roda. Kopecky manteve o forte ritmo e a 53km do fim, Wiebes acabou por ceder, depois de ter ido ao limite para seguir Vos.
A 48.5km do fim, as ciclistas entraram no primeiro setor de cinco estrelas do dia, o Mons-en-Pévèle. As quatro da frente acabaram por ser marcar e foram alcançadas pelo segundo grupo que era comandado por Van Dijk. Uma das principais favoritas, Lucinda Brand (Lidl – Trek) também já não estava no grupo da frente que era composto por cerca de 25 ciclistas. 3km depois, após o setor de pavê, Kopecky atacou, mas não conseguiu ganhar um espaço importante.
A 40km do fim, algumas ciclistas conseguiram reentrar no grupo da frente. Romy Kasper (Human Powered Health) estava no grupo da frente, mas acabou por sofrer uma queda feia. Poucos kms depois, ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. A 33km do fim, Jade Wiel (FDJ-Suez) atacou e isolou-se na frente da corrida. 2km depois, Kopecky e Van Dijk tentaram sair do pelotão, mas nenhuma delas ganhou um espaço importante.
A 25km da meta, Wiel tinha 20s de vantagem sobre o pelotão. Van Dijk tentou novamente saltar do pelotão, mas as ciclista da FDJ-Suez presentes no pelotão não a deixaram ganhar uma vantagem importante. 2km depois, Wiel foi alcançada. Logo a seguir, Amber Kraak atacou e foi seguida por Van Dijk. As duas conseguiram uma vantagem de 15s sobre o pelotão.
A 19km da meta, no Camphin-en-Pévèle, Kopecky atacou e foi seguida por Balsamo, Georgi e Vos. Poucos metros depois, Georgi acabou por ceder. Kopecky e Vos seguiram o ritmo elevado com Balsamo na roda e as três chegaram a Van Dijk e Kraak. A 16km da meta, no último setor de cinco estrelas, o Carrefour de l’Arbre, Balsamo deixou de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida e foi alcançada por Georgi. 3km depois, as quatro da frente tinham 12s de vantagem sobre as duas perseguidoras.
A 11.5km da meta, Georgi e Balsamo conseguiram juntar-se aos grupo da frente. Logo a seguir, Van Dijk atacou, mas Vos agarrou de imediato a sua roda. A 7km da meta, as seis da frente tinham 23s de vantagem sobre o grupo perseguidor onde estava Lorena Wiebes. 2.5km depois, Kraak tentou isolar-se, mas não teve sucesso. Logo a seguir, Van Dijk atacou, mas foi de imediato marcada por Kopecky e Vos.
Van Dijk comandava o grupo no Velódromo de Roubaix e ia lançar o sprint final. Georgi lançou o sprint final, mas acabou por ser rapidamente ultrapassada por Balsamo e Vos que se colocaram lado a lado. A vitória parecia que ia ser para uma das duas, mas vinda de trás, Kopecky estava a voar pela parte de fora da pista e conseguiu passar Balsamo e Vos para conquistar assim a 4ª edição da Paris-Roubaix Femmes. Balsamo acabou por ser segunda. Georgi fechou o pódio, após com o esticar da bicicleta, passar Vos, que quebrou, nos últimos metros.
Amber Kraak fez uma grande corrida e na sua primeira Paris-Roubaix consegue fechar o top5. Destaca-se a fantástica corrida de Ellen Van Dijk, que no ano que regressa à competição após ter sido mãe, consegue ser 6ª a 6s na Paris-Roubaix. Lorena Wiebes foi a mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser 7ª a 28s. Victoire Berteau (Cofidis) confirmou o seu grande início de temporada ao conseguir ser 8ª a 28s. Com apenas 19 anos, Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing) foi 16ª a 28s.
Sprint final no Velódromo de Roubaix
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images