UAE Team Emirates ao ataque a Skjelmose na etapa final da Itzulia Basque Country!
Disputa-se hoje a última etapa da Itzulia Basque Country que nos promete uma fantástica batalha entre os favoritos pela etapa e a geral. A UAE Team Emirates é a equipa que tem mais chances de sair com a vitória. Juan Ayuso, Brandon McNulty e Isaac Del Toro estão num bom momento de forma. Os três ciclistas da UAE estão bem na geral e prometem mexer várias vezes na corrida para tentarem deixar os seus adversários isolados o mais cedo possível.
Perfil
A última etapa da Itzulia Basque Country apresenta um percurso de 137.8km com partida e chegada em Eibar. A etapa rainha da Itzulia contará com três contagens de terceira categoria, uma contagem de segunda categoria, três contagens de primeira categoria e dois sprints intermédios. A corrida promete começar com um ritmo alto e não deverá ser nada fácil a formação da fuga do dia. A Lidl – Trek terá uma difícil tarefa pela frente e não poderá uma grande fuga que possa conter favoritos sair.
As sucessivas prometem marcar a corrida e os ciclistas e deveremos ver muitos ciclistas a perderam o contacto nas primeiras subidas. Ao km 106.9, os ciclistas entram na Izua, com 4.1km a 9.2%. A subida é curta, mas bastante explosiva e poderá ser decisiva para a geral final. A última subida do dia, a Urkaregi, com 5km a 4.8%, não é tão dura, mas como os ciclistas estarão marcados pelas subidas anteriores, a corrida promete partir ainda mais. Os últimos cerca de 6km, têm zonas planas e de falso plano e poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.
Favoritos
Juan Ayuso (UAE Team Emirates) parte como principal favorito para a etapa rainha da Itzulia Basque Country. Ayuso começou bem a temporada. O espanhol pode estar ainda marcado pela queda que sofreu na etapa 3, mas mesmo assim, está numa equipa recheada de talentos que o pode beneficiar taticamente para que consiga ganhar a geral.
Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) e Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) são os maiores adversários de Ayuso. Skjelmose está num belo momento. O dinamarquês tem subidas ao seu estilo no dia de hoje, mas não será fácil manter a liderança, pois várias equipas irão tentar isolá-lo o mais cedo possível. Buitrago tem mostrado uma boa evolução neste início de ano. O colombiano dá-se bem nestas subidas e é uma das armas da Bahrain para tentar vencer a corrida.
Pello Bilbao (Bahrain Victorious) está a subir de nível. O espanhol aponta esta corrida com bastante importância para si e pode usar o seu conhecimento da região para conseguir um belo resultado. Brandon McNulty e Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) são mais duas armas da UAE para lutar pela vitória. Ambos são dois destaques de 2024 e têm mostrado uma boa capacidade para mexeram na corrida para tentarem vencer isolados.
Jai Hindley e Max Schachmann (Bora – Hansgrohe) são as duas apostas da equipa alemã para conseguiram uma bom resultado na geral e etapa. Hindley não tem propriamente uma etapa ao seu estilo, mas mesmo o australiano tem capacidade para estar com os melhores. Schachmann parece estar cada vez melhor. O alemão deve estar motivado com os seus últimos resultados e tem aqui uma mais uma chance para conseguir estar novamente com favoritos.
Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) parece estar a subir de nível. O espanhol não teve o início de temporada que gostaria, mas tem aqui uma boa oportunidade para voltar aos ótimos resultados em casa. Romain Grégoire (Groupama – FDJ) está a correr sem pressão depois de ter vencido a etapa 5. O francês tem mostrado cada vez mais o seu talento e potencial e pode muito bem conseguir um excelente resultado na etapa rainha e na geral final da Itzulia.
Nota ainda para Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels), Ion Izagirre (Cofidis), Oscar Onley (Team DSM-Firmenich PostNL), Jordan Jegat (TotalEnergies) e William Lecerf (Soudal Quick-Step) que podem terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Juan Ayuso
⭐⭐⭐⭐ Mattias Skjelmose e Santiago Buitrago
⭐⭐⭐ Pello Bilbao, Brandon McNulty e Isaac Del Toro
⭐⭐ Jai Hindley, Max Schachmann, Carlos Rodriguez e Romain Grégoire
⭐ Kévin Vauquelin, Ion Izagirre, Oscar Onley, Jordan Jegat e William Lecerf
Portugueses em Prova
Nelson Oliveira (Movistar Team) é o único português presente e estará com o dorsal #26.
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 1 a partir das 14:00.