Contrarrelógio abre Itzulia Basque Country recheada de grandes estrelas!
Começa hoje a 63ª edição da Itzulia Basque Country que nos promete um fantástico espetáculo na luta pela classificação geral e pelas etapas. O pelotão é de luxo e conta com alguns dos principais nomes do pelotão internacional que prometem animar a corrida. Em 2023, a vitória sorriu a Jonas Vingegaard que estará presente para defender o seu título, mas terá uma grande concorrência pela frente.
Perfil
A primeira etapa da Itzulia Basque Country é um contrarrelógio de 10km com partida e chegada em Irun. No primeiro km do contrarrelógio, os ciclistas têm uma rampa bastante dura com algumas pendentes a 10%. Ao km 2.7, os ciclistas entram na subida do dia, a Olaberria, com 1.7km a 5.2%. Quem marcar o melhor tempo na subida, será o primeiro líder da classificação da montanha.
Após a Olaberria, os ciclistas têm cerca de 6km com descidas e zonas planas que os leva à rampa final. A rampa em Irun têm cerca de 300 metros e é bastante dura com uma fase inicial com pendentes a 10%.

Favoritos
Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) parte como principal favorito para a etapa 1 da Itzulia Basque Country. Evenepoel começou muito bem a temporada. O belga costuma se dar bem nesta região espanhola e tem um contrarrelógio ao seu estilo para fazer brilhar as cores do arco-íris.
Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) e Juan Ayuso (UAE Team Emirates) são os maiores adversários de Evenepoel. Vingegaard quer vencer a Itzulia pelo segundo ano consecutivo. Para isso, o dinamarquês precisa de entrar bem e marcar um dos melhores tempos no final do dia. Ayuso tem mostrado a sua grande evolução no contrarrelógio ano após ano. O espanhol está motivado por estar a correr em casa e pode estar na luta pela vitória.
Brandon McNulty (UAE Team Emirates) está na melhor forma da sua carreira. O americano tem se mostrado cada vrz melhor nesta especialidade e pode estar na luta pela vitória. Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) pretende testar a sua forma contra alguns dos principais nomes do pelotão. O dinamarquês entrou bem em 2024 e pode conseguir mais um belo resultado na etapa 1 da Itzulia. Primoz Roglic (Bora – Hansgrohe) ainda está a adaptar-se à sua nova equipa. O esloveno dá-se bem nesta corrida e é bem capaz de estar entre os melhores no dia de hoje.
Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) continua a mostrar o seu enorme talento. O jovem mexicano já mostrou ser capaz de fazer um grande contrarrelógio e pode fazê-lo novamente no dia de hoje. Jay Vine (UAE Team Emirates) não começou o ano como gostaria. Mesmo assim, o australiano esteve bem nestes esforços e pode estar na luta pelo top5.
Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels) está num bom momento de forma. O francês fez um excelente Tirreno-Adriatico e já mostrou várias vezes que é capaz de marcar um dos melhores tempos do dia neste tipo de esforços. Matteo Sobrero (Bora – Hansgrohe) estreou-se muito bem as cores da Bora. O italiano parece estar em boa forma e tem pela frente um dia ao seu estilo que o pode ajudar a conseguir um ótimo resultado.
Nota ainda para Ben Tulett (Team Visma | Lease a Bike), Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Ethan Hayter (Ineos Grenadiers), Romain Grégoire (Groupama – FDJ) e Ion Izagirre (Cofidis) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Remco Evenepoel
⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard e Juan Ayuso
⭐⭐⭐ Brandon McNulty, Mattias Skjelmose e Primoz Roglic
⭐⭐ Isaac Del Toro, Jay Vine, Kévin Vauquelin e Matteo Sobrero
⭐ Ben Tulett, Pello Bilbao, Ethan Hayter, Romain Grégoire e Ion Izagirre
Portugueses em Prova
Nelson Oliveira (Movistar Tean) é o único português presente e estará com o dorsal #26. No contrarrelógio, Nelson parte às 13:55.
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 1 a partir das 14:30.
Foto de Capa: Getty Images