Elisa Longo Borghini conquista emocionante Ronde van Vlaanderen!

A campeã italiana Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) venceu o segundo monumento do ano, a Ronde van Vlaanderen, uma clássica de 162.5km com partida e chegada em Oudenaarde, batendo ao sprint a polaca Katarzyna Niewiadoma (Caynon//SRAM Racing). A neerlandesa Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek) fechou o pódio, após lançar Borghini e completou assim o grande dia para a Trek.

A Ronde van Vlaanderen feminina começou com um ritmo alto. A 153km do fim, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidas Chloé Dygert (Caynon//SRAM Racing), Lizzie Deignan (Lidl – Trek) e Marlen Reusser e Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime). Dygert e Kopecky conseguiram voltar à bicicleta e reentraram no pelotão. Reusser e Deignan ficaram maltratadas e foram obrigadas a abandonar.

2km depois, Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team), Gladys Verhulst (FDJ – Suez), Josie Talbot (Cofidis), Mieke Docx (Lotto Dstny) e Elena Pirrone (Roland) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. A cerca de 140km do fim, Josie Nelson (Team DSM-Firmenich PostNL) e Camila Bye (Team Coop-Repsol) saíram do pelotão e tentavam fazer a ponte para o grupo da frente. A 104km do fim, Nelson foi alcançada pelo pelotão. 10km depois, Bye também foi alcançada.

A 82km do fim, Elisa Longo Borghini sofreu uma queda, por causa de um furo. A italiana teve de trocar de bicicleta, mas rapidamente reentrou no pelotão. 3km depois, Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) teve um problema mecânico, mas a neerlandesa conseguiu juntar-se ao pelotão. Docx acabou por perder o contacto com o grupo da frente e foi alcançada. A 70km do fim, Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) acelerou, mas não conseguiu sair do pelotão. 15km depois, Verhulst cedeu e foi alcançada. Poucos kms depois, o resto das fugitivas do dia foram alcançadas.

Grupo que se isolou no Koppenberg (Foto: Bart Hazen)
Grupo que se isolou no Koppenberg (Foto: Bart Hazen)

A 44km do fim, no Koppenberg, com 0.6km a 9.7%, a corrida partiu. Uma queda acabou por partir o grupo e várias ciclistas tiveram de por o pé no chão. Kopecky foi um das ciclistas que teve de sair da bicicleta e correr e Vollering esperou pela Campeã do Mundo. Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike), Niewiadoma, Borghini, Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck), Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime), Silvia Persico e Swinkels (UAE Team ADQ) e Letizia Paternoster (Liv AlUla Jayco) ficaram isoladas com 40s de vantagem sobre Kopecky, Vollering, Van Anrooij, Pfeiffer Georgi (Team DSM-Firmenich PostNL), Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) e Léa Curinier (FDJ-Suez).

A 37km do fim, Kopecky passou dificuldades. A belga ficou marcada pela queda, mas conseguiu manter-se no grupo perseguidor. 9km depois, Curinier teve um problema mecânico e perdeu o contacto com o grupo perseguidor. Vollering saltou do grupo perseguidor e tentava a solo chegar ao grupo da frente. A 27km do fim, Borghini e Niewiadoma mexeram na corrida para que Vollering não conseguisse chegar à dianteira. 3km depois, a campeã neerlandesa juntou-se ao grupo da frente. Van Anrooij tentava a solo fazer a ponte.

A 21km da meta, Van Anrooij chegou ao grupo da frente e atacou de imediato, conseguindo assim isolar-se na frente da corrida. Swinkels também atacou e tentava chegar à jovem neerlandesa. 1km depois, Kopecky, Georgi e Van Empel chegaram ao grupo de Borghini. Logo a seguir, Pieterse atacou. A cerca de 17km da meta, a neerlandesa da Fenix chegou a Swinkels. Van Empel, Georgi e Wiebes perderam o contacto com o grupo de Borghini que era comandado por Kopecky.

Shirin Van Anrooij foi uma das figuras da 21ª Ronde van Vlaanderen (Foto: Getty Images)
Shirin Van Anrooij foi uma das figuras da 21ª Ronde van Vlaanderen (Foto: Getty Images)

A 14km da meta, no Paterberg, com 0.4km a 9%, Swinkels e Pieterse foram alcançados pelo terceiro grupo que era comandado por Vollering. Logo a seguir, Niewiadoma atacou e foi apenas seguida por Borghini. Surpreendentemente, a italiana colaborou com a polaca e as duas fizeram a ponte para Van Anrooij. Vos, Pieterse, Persico, Kopecky e Vollering perseguiam o trio da frente e a 8km da meta, estavam a 20s.

As três da frente estavam a colaborar muito bem e garantidamente a vitória era para uma delas. A 1km da meta, Van Anrooij tentou isolar-se, mas Niewiadoma fechou o espaço. A neerlandesa manteve um ritmo e, nos metros finais, começou a lançar o sprint para Borghini. Niewiadoma foi quem lançou o sprint final e Borghini rapidamente se colocou ao seu lado. A polaca acabou por quebrar e foi ultrapassada pela italiana que venceu assim pela segunda vez a Ronde van Vlaanderen. Van Anrooij foi terceira e ainda teve tempo para celebrar a vitória da sua colega de equipa.

Marianne Vos foi mais forte ao sprint que Lotte Kopecky para ser 4ª a 9s. Puck Pieterse terminou hoje a sua temporada de estrada para se focar no Mountain Bike. A neerlandesa voltou a confirmar o seu enorme talento e conseguiu ser 6ª.

Pódio Final

Pódio da Ronde van Vlaanderen com Katarzyna Niewiadoma, Elisa Longo Borghini e Shirin Van Anrooij (Foto: Bart Hazen)
Pódio da Ronde van Vlaanderen com Katarzyna Niewiadoma, Elisa Longo Borghini e Shirin Van Anrooij (Foto: Bart Hazen)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock