Poderá Lotte Kopecky somar a Gent – Wevelgem ao seu palmarés?
Para o pelotão feminino, as clássicas do pavê seguem em frente com a Gent – Wevelgem! Pelo 9ª ano consecutivo, a corrida faz parte do calendário World Tour feminino e promete-nos mais uma vez uma corrida bastante animada com os echelons a poderem ter um grande impacto. A 13ª edição da clássica belga conta com alguns dos principais nomes do pelotão que pretendem testar-se para a Ronde van Vlaanderen. Em 2023, a vitória sorriu a Marlen Reusser (Team SD Worx-Protime) que estará presente para defender o seu título.
Perfil
A Gent – Wevelgem feminina apresenta um percurso de 171km entre Ieper e Wevelgem. O dia contará com sete muros e quatro setores de paralelo. Está previsto que, na primeira metade da corrida, exista vento de 30km/h. Algumas zonas dessa fase inicial são bastante expostas ao vento e existe a chance de aconteceram echelons.
Na segunda metade da corrida, as ciclistas entraram numa série sucessiva de muros que prometem partir a corrida e eliminar algumas sprinters presentes. Poderemos ter uma chegada ao sprint num grupo reduzido ou uma ciclista a cruzar a meta em solitário.
Favoritas
Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) parte como principal favorita para a Gent – Wevelgem. A Campeã do Mundo está num grande nível neste início de temporada. A belga já disse que ainda não entrou no pico de forma e depois de não ter ganho o Trofeo Alfredo Binda, Kopecky tem aqui uma chance para se redimir e conseguir um grande resultado.
Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) é mais uma das principais candidatas a vencer no dia de hoje. Wiebes continua a mostrar a sua grande potência contra as principais velocistas do pelotão. A neerlandesa já mostrou ser capaz de lutar por este tipo de corridas e, numa chegada ao sprint, pode ter Kopecky ao seu dispor.
Elisa Balsamo (Lidl – Trek) é a grande adversária da dupla da Team SD Worx-Protime. Balsamo está de volta ao seu melhor nível. A italiana está mais motivada do que nunca com as vitórias no Trofeo Alfredo Binda e na Classic Brugge-De Panne e tem aqui uma excelente oportunidade para vencer pela segunda vez a Gent – Wevelgem.
Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) também está a andar muito bem. A jovem neerlandesa continua a mostrar o seu talento e potencial na estrada e pode estar novamente na luta por mais um pódio. Pfeiffer Georgi (Team DSM-Firmenich PostNL) tem evoluído ano após ano. A britânica tem aqui uma boa corrida para as suas características e é bem capaz de estar na luta pelo pódio. Thalita De Jong (Lotto Dstny) surpreendeu ao conseguir voltar ao seu melhor este ano. A neerlandesa tem se mostrado bastante consistente e pode conseguir mais um ótimo resultado.
Marlen Reusser (Team SD Worx-Protime) é mais uma carta da SD Worx para vencer a corrida. A suíça venceu com um ataque de longe em 2023 e com a possibilidade de acontecerem echelons, existe a chance que consiga fazer o mesmo. Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) é mais uma ciclista que pode mexer de longe em corridas com forte vento para tentar vencer, mas a italiana pode estar ao serviço de Balsamo.
Emma Norsgaard (Movistar Team) parece estar num bom momento de forma. A dinamarquesa já conseguiu bons resultados nesta corrida e é bem capaz de conseguir mais um no dia de hoje. Chloé Dygert (Canyon//SRAM Racing) vai competir pela segunda vez nesta temporada. A americana ainda está a ganhar forma, mas mesmo assim, não deve ser descartada da luta pelo pódio.
Nota ainda para Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek), Victorie Berteau (Cofidis), Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ), Maike Van der Duin (Canyon//SRAM Racing) e Christina Schweinberger (Fenix – Deceuninck) que podem terminar nas 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lotte Kopecky
⭐⭐⭐⭐ Lorena Wiebes e Elisa Balsamo
⭐⭐⭐ Puck Pieterse, Pfeiffer Georgi e Thalita De Jong
⭐⭐ Marlen Reusser, Elisa Longo Borghini, Emma Norsgaard e Chloé Dygert
⭐ Shirin Van Anrooij, Victorie Berteau, Karlijn Swinkels, Maike Van der Duin e Christina Schweinberger
Portugueses em Prova
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente na corrida.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 15h45.
Foto de Capa: Getty Images