Poderá alguém destronar a Alpecin – Deceuninck na Gent – Wevelgem?
O espetáculo do pavê continua e os fanáticos do ciclismo têm mais um grande corrida para assistir! Hoje é dia de Gent – Wevelgem, mais uma clássica bastante ofensiva e animada que pode ter o vento a ter um grande impacto na corrida. A 86ª edição da clássica belga conta com um pelotão de luxo onde o Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel continua a testar a sua forma. Em 2023, a vitória sorriu a Christophe Laporte (Team Visma | Lease a Bike), mas o francês não está presente para defender o seu título.
Perfil
A Gent – Wevelgem apresenta um percurso de 251.5km entre Ieper e Wevelgem. O dia contará com sete setores de pavê e nove muros. A etapa promete começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. Na fase inicial da corrida, está previsto vento de 30km/h e tem zonas do percurso perfeitas para que echelons possa acontecer. Os sucessivos muros e setores de pavê, na segunda metade da corrida, deverão partir ainda mais a corrida. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.
Favoritos
Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) parte como principal favorito para a Gent – Wevelgem. O Campeão do Mundo começou muito bem a temporada na Milano Sanremo e na E3 Saxo Classic e pode muito bem conquistar mais uma clássica no dia de hoje. Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) é mais um dos principais candidatos a sair com a vitória. Philipsen tem estado a subir de forma. O belga já mostrou ser capaz de estar com os melhores neste tipo de corridas e se estiver presente no grupo reduzido, que disputará a corrida ao sprint, pode ter a ajuda de Van der Poel, nos metros finais.
Mads Pedersen (Lidl – Trek) tem sido um dos destaques deste início de temporada. O dinamarquês tem aqui uma boa corrida para as suas características e pode ser o mais forte no final do dia. Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) continua a evoluir neste tipo de corridas. O neerlandês fez top10 o ano passado e como é o principal líder da Visma nesta edição, pode muito bem estar com os melhores nos momentos importantes da corrida.
Jasper Stuyven (Lidl – Trek) parece estar num excelente momento de forma. O belga é mais uma carta da Trek para tentar vencer a corrida, mas se a corrida for decidida ao sprint, pode ir lançar Pedersen. Laurence Pithie (Groupama – FDJ) confirmou o seu potencial em 2024. O neozelandês ainda tem muito para evoluir em corridas deste estilo, mas mesmo assim, não deve ser descartado da luta pelo pódio. Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers) parece estar de volta ao seu melhor nível. O equatoriano também tem uma boa ponta final e ao sprint num grupo reduzido pode estar na luta pelo pódio.
Matej Mohoric (Bahrain Victorious) e Stefan Kung (Groupama – FDJ) ainda estão a subir de forma, mas ambos parecem ter capacidade para estar na luta pelo top3. Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team) está em boa forma. O italiano teve um problema num sapato num momento importante da E3 Saxo Classic e não pode estar na luta pelos primeiros, mas tem aqui uma chance para se redimir.
Nota ainda para Biniam Girmay (Intermarché – Wanty), Jan Tratnik (Team Visma | Lease a Bike), Oliver Naesen e Pierre Gautherat (Decathlon AG2R La Mondiale), Nils Pollit (UAE Team Emirates) e Arnaud De Lie (Lotto Dstny) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Mathieu Van der Poel
⭐⭐⭐⭐ Jasper Philipsen e Mads Pedersen
⭐⭐⭐ Olav Kooij, Jasper Stuyven e Laurence Pithie
⭐⭐ Jhonnatan Narvaez, Matej Mohoric, Stefan Kung e Matteo Trentin
⭐ Biniam Girmay, Jan Tratnik, Oliver Naesen, Pierre Gautherat, Nils Pollit e Arnaud De Lie
Portugueses em Prova
Ivo Oliveira e António Morgado (UAE Team Emirates) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #172 e #175, respetivamente.
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 2 a partir das 15:15.
Foto de Capa: Photo News