Tadej Pogacar faz o Poker e conquista a Volta Catalunya!
O campeão esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a última etapa da Volta Catalunya, uma ligação de 145.9km com partida e chegada em Barcelona, batendo ao sprint os franceses Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale) e Guillaume Martin (Cofidis).
A última etapa da Volta Catalunya começou com Idar Andersen (Uno-X Mobility), Jimmy Janssens (Alpecin – Deceuninck) e Harrison Wood (Cofidis) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. A 133km do fim, Ander Okamika (Burgos – BH) e Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost) fizeram a ponte para o grupo da frente. 25km depois, na primeira contagem do dia, Janssens foi o primeiro a passar no topo.
A 60km do fim, a diferença entre o grupo da frente e o pelotão era de 2:00. 13km depois, Nairo Quintana (Movistar Team) sofreu uma queda e ficou maltratado. A 43km do fim, Wood, Okamika e Janssens perderam o contacto com o grupo da frente, na primeira ascensão ao Alt del Castell de Montjuic, com 2.5km a 4.8%. Steinhauser acabou por ser o primeiro a passar no topo.
Cerca de 8km depois, Marc Soler (UAE Team Emirates) e Valentin Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) atacaram e tentavam chegar ao grupo da frente. Logo a seguir, na terceira contagem do dia, Andersen foi o primeiro a passar no topo. A 28km do fim, Anderson deixou de ter capacidade para acompanhar Steinhauser que foi o primeiro a passar no topo da quarta contagem do dia. 5km depois, o norueguês foi alcançado por Soler e Paret-Peintre. Logo a seguir, os três perseguidores foram alcançados pelo pelotão.
A 20km da meta, na quinta contagem do dia, Steinhauser foi novamente buscar a pontuação máxima. 6km depois, o alemão foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, ataques aconteceram, mas nenhum ciclista conseguiu ganhar um espaço importante. A 6.8km da meta, Thomas De Gendt (Lotto Dstny) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. 1.4km depois, o belga foi alcançado pelo pelotão.
A 5.3km da meta, na última passagem no Montjuic, João Almeida (UAE Team Emirates) aumentou o ritmo do pelotão. Logo a seguir, Stephen Williams (Israel – Premier Tech) atacou e isolou-se na frente da corrida. Poucos metros depois, Pogacar fechou o espaço para o britânico. A 3.6km da meta, Enric Mas (Movistar Team) tentou surpreender e atacou a descer. O espanhol conseguiu uma ligeira vantagem, mas acabou por receber a companhia de João Almeida 1km depois. Logo a seguir, quando estavam perto de ser alcançados, João atacou e isolou-se na frente da corrida.
O português deu tudo para tentar vencer a etapa, mas a Israel e a AG2R fecharam o espaço a 1km da meta. Nos metros finais, Stephen Williams lançou o sprint final com Dorian Godon ao seu lado. Pogacar embalou, após sair da roda de Williams, e passou os dois para fazer assim o Poker na Volta Catalunya. Godon acabou por ser segundo. Guillaume Martin aproveitou muito bem a roda de Pogacar e passou Williams para ser terceiro.
João Almeida terminou em 20º com o mesmo tempo do vencedor. Na geral, o português foi 9º a 6:33.
Tadej Pogacar é assim o grande vencedor da Volta Catalunya, batendo Mikel Landa (Soudal Quick-Step) por 3:41 e Egan Bernal (Ineos Grenadiers) por 5:03. O esloveno também venceu a classificação por pontos e a classificação da montanha. Lenny Martinez (Groupama – FDJ) foi o melhor jovem e a Bahrain Victorious a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Volta Catalunya