Será mais um dia para para os velocistas ou um dia para a fuga na Volta Catalunya?
Disputa-se hoje a quinta etapa da Volta Catalunya que nos promete uma bom espetáculo na luta pela etapa. Podemos ter a EF Education – EasyPost, a Alpecin – Deceuninck e a Ineos Grenadiers a controlarem o ritmo da corrida para que os seus velocistas consigam lutar pela etapa, mas também podemos ter a UAE Team Emirates a dar uma grande vantagem à fuga para que esta possa vingar.
Perfil
A quinta etapa da Volta Catalunya apresenta um percurso de 167.4km entre Altafulla e Viladecans The Style Outlets. O dia contará com dois sprints intermédios e duas contagens de segunda categoria. A etapa promete começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. Poderemos ter um pelotão que não dê uma grande vantagem à fuga ou um pelotão que controle o ritmo para que alguns ciclistas com forte ponta final consigam vencer.
O Alt de la Creu d’Aragall, com 6.4km a 5.9%, pode ser o momento decisivo da corrida. Podemos ter o pelotão a alcançar a fuga e acelerar para que alguns sprinters cedem ou poderemos ter a fuga do dia a perder elementos. Será que temos novamente uma chegada ao sprint em um grande pelotão ou uma chegada ao sprint entre os fugitivos do dia.«?
Favoritos
Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck) parte como principal favorito para a etapa 5 da Volta Catalunya. Laurance está em boa forma. O jovem francês tem mostrado uma boa ponta final e é um ciclista que se costuma dar bem neste tipo de etapas onde pode ser o mais forte ao sprint num pelotão ou num grupo reduzido.
Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost) e Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) são os maiores adversários de Laurance. Van den Berg ainda está a subir de forma. O neerlandês está motivado com a vitória na etapa 4 e já mostrou ser capaz de aguentar o forte ritmo do pelotão numa corrida deste tipo. Hayter ainda está longe do seu melhor nível. Mesmo assim, a etapa é boa para as suas características onde pode ser o mais ao sprint.
Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale) tem aqui uma excelente etapa para as suas características. O francês parece estar em forma e tanto pode lutar pela etapa ao sprint como pode integrar a fuga para tentar vencer. Andreas Kron (Lotto Dstny) começou na corrida espanhola a sua temporada. O dinamarquês ainda está a perceber a sua forma e pode testar-se ao ir para a fuga no dia de hoje. Stephen Williams (Israel – Premier Tech) começou muito bem a temporada. O britânico tem aqui uma boa chance para ir para a fuga e conseguir um ótimo resultado.
Francesco Busatto (Intermarché – Wanty) e Felix Engelhardt (Team Jayco-AlUla) costumam se dar muito bem neste tipo de etapas. Ambos são ciclistas que tanto podem ir para a fuga como podem conseguir um bom resultado ao sprint num pelotão. Frank Van den Broek (Team DSM-Firmenich PostNL) ainda está a mostrar o seu potencial. O neerlandês é um ciclista que gosta de ir para as fugas e pode fazê-lo no dia de hoje para tentar conseguir um ótimo resultado. Tobias Johannessen (Uno-X Mobility) tem passado despercebido nesta Volta Catalunya. O norueguês pode tentar integrar a fuga do dia para tentar sair da corrida com uma vitória de etapa.
Nota ainda para Nick Schultz (Israel – Premier Tech), Louis Barré (Arkéa-B&B Hotels), Bauke Mollema (Lidl – Trek) e Antoine Huby (Soudal Quick-Step) que podem ir para a fuga para tentarem vencer a etapa ou para Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA) que podem vencer ao sprint no pelotão.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Axel Laurance
⭐⭐⭐⭐ Marijn Van den Berg e Ethan Hayter
⭐⭐⭐ Dorian Godon, Andreas Kron e Stephen Williams
⭐⭐ Francesco Busatto, Felix Engelhardt, Frank Van den Broek e Tobias Johannessen
⭐ Nick Schultz, Louis Barré, Bauke Mollema, Antoine Huby e Orluis Aular
Portugueses em Prova
João Almeida (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #2.
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 2 a partir das 15:30.