E3 Saxo Classic: King Kong vs Godzilla, Round 1, Fight!

Hoje é dia da E3 Saxo Classic, a grande corrida na antecâmara da Ronde van Vlaanderen. A 67ª edição da clássica belga conta com um pelotão de luxo, onde as duas grandes figuras do paralelo voltam a medir forças pouco antes do 2º monumento do ano. O dia traz nos muitos muros e empedrado e promete-nos assim uma corrida bastante ofensiva. Em 2022 e 2023, a vitória sorriu a Wout Van Aert que estará presente para defender o seu título e vencer pelo terceiro ano consecutivo.

Perfil

A E3 Saxo Classic apresenta um percurso de 207.5km com partida e chegada em Harelbeke. O dia contará com nove setores de pavê e 16 muros. A partir do km 90.5, a corrida não irá parar até chegarmos ao km 186.5, onde se completará o último muro, para depois se cumprirem 21km quase sempre a rolar até à meta. Entre os grandes pontos de interesse da etapa estão as difíceis subidas ao Paterberg, ao km 162, e logo de seguida a Oude Kwaremont, ao km 167. Poderemos ter uma chegada ao sprint num grupo reduzido ou um ciclista a cruzar a meta em solitário.

Perfil da E3 Saxo Classic
Perfil da E3 Saxo Classic

Favoritos

Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) e Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) são os principais favoritos a vencerem a E3 Saxo Classic. Van Aert dá-se muito bem nesta corrida. O belga já disse que isto ainda será um teste para os monumentos do pavê, mas mesmo assim, é bem capaz de estar na luta pela corrida e contará com a ajuda da sua equipa de luxo. Van der Poel mostrou-se muito bem na Milano Sanremo. O neerlandês ainda não tem esta corrida no seu palmarés, mas de certeza que a quer juntar no dia de hoje.

Mads Pedersen (Lidl – Trek) iniciou muito bem a temporada. O dinamarquês disse que ainda não entrou no seu pico de forma, mas já mostrou que está com grande capacidade para ser um dos mais fortes no dia de hoje. Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) tem mostrado uma grande evolução neste início de temporada. O americano foi uma junção perfeita para o plantel da Visma e de certeza que será mais um ciclista da equipa neerlandesa a mexer na corrida para tentar vencer.

Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost) e Tim Wellens (UAE Team Emirates) parecem estar em excelente forma. Ambos são ciclistas que se dão muito bem neste tipo de corridas e podem muito bem estar na luta pela vitória. Stefan Kung (Groupama – FDJ) e Matej Mohoric (Bahrain Victorious) ainda estão a subir de forma, mas ambos já mostraram ser capazes de estarem naluta pelo top3. Michael Matthews (Team Jayco-AlUla) foi um dos destaques da Milano Sanremo. O australiano parece ser capaz de passar este bom momento para o pavê para conseguir mais grandes resultados.

Jan Tratnik e Dylan Van Baarle (Team Visma | Lease a Bike) são mais duas armas da equipa neerlandesa. Tratnik surpreendeu tudo e todos com a evolução que demonstrou em 2024. O esloveno parece que ainda não se mostrou na sua força máxima e poderá fazê-lo na E3 Saxo Classic para dar mais uma vitória à Visma nas clássicas. Van Baarle tem passado um pouco despercebido neste início de temporada. O campeão neerlandês é um ciclista que costuma aparecer em forma nesta fase da temporada e que pode mexer de longe para sair com a vitória.

Nota ainda para Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers), Kasper Asgreen e Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), Arnaud De Lie (Lotto Dstny) e Oier Lazkano (Movistar Team) que podem terminar nos 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Wout Van Aert
⭐⭐⭐⭐ Mathieu Van der Poel e Mads Pedersen
⭐⭐⭐ Matteo Jorgenson, Alberto Bettiol e Tim Wellens
⭐⭐ Stefan Kung, Matej Mohoric, Michael Matthews e Jan Tratnik
⭐ Dylan Van Baarle, Jhonnatan Narvaez, Kasper Asgreen, Julian Alaphilippe, Arnaud De Lie e Oier Lazkano

Portugueses em Prova

Ivo Oliveira e António Morgado (UAE Team Emirates) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #172 e #174, respetivamente.

Transmissão em Direto

A corrida contará com transmissão na Eurosport 2 a partir das 13:00.

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock