Koen Bouwman conquista as ruas de Riccione e sobe à liderança da Coppi e Bartali!

O neerlandês Koen Bouwman (Team Visma | Lease a Bike) venceu a terceira etapa da Coppi e Bartali, uma ligação de 134.5km com partida e chegada em Riccione, batendo ao sprint o belga Louka Matthys (Bingoal WB). O belga Jenno Berckmoes (Lotto Dstny) fechou o pódio a 13s.

A terceira etapa da Coppi e Bartali começou com um ritmo tranquilo. A 104km do fim, ataques começaram a aconteceram no pelotão com diversos ciclistas a tentar formar a fuga do dia. Cerca de 5km depois, Milan Vader (Team Visma | Lease a Bike), Harm Vanhoucke e Milan Donie (Lotto Dstny), Alessandro Fancellu (Q36.5 Pro Cycling Team), Alex Martin (Team Polti Kometa), Sebastien Reichenbach (Tudor Pro Cycling Team), Matteo Scalco (VF Groupc – Bradiani CSF – Faizanè)) e Lorenzo Nespoli (Team MBH Bank Colpack Ballan) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia.

A 89km do fim, Reichenbach foi o primeiro a passar no alto da primeira contagem do dia. Os oito da frente tinham uma vantagem de cerca de 35s sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates. 26km depois, Reichenbach foi buscar a pontuação máxima na segunda contagem do dia. Adrie Maire (Tdt – Unibet) atacou e tentava juntar-se ao grupo da frente. A 61km do fim, o francês juntou-se aos oito da frente.

11km depois, o grupo da frente tinha 52s de vantagem sobre o pelotão. A 49km do fim, Reichenbach atacou e isolou-se na frente da corrida. 3km depois, o grupo perseguidor foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, Reichenbach também acabou por ser alcançado pelo pelotão. A 42km do fim, na última contagem do dia, Diego Pescador (GW Erco Shimano) foi o primeiro a passar no topo. 10km depois, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas não tiveram sucesso.

A 29km do fim, numa subida não categorizada com 2.6km a 9.5%, Archie Ryan e Jefferson Cepeda (EF Education – EasyPost), Davide De Pretto (Team Jayco-AlUla) e Paul Double (Team Polti Kometa) atacaram e ficaram isolados na frente da corrida. 1km depois, Johannes Staune-Mittet (Team Visma | Lease a Bike) e Domenico Pozzovivo (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) fizeram a ponte para o grupo da frente. A 25km da meta, os seis acabaram por ser alcançados por um reduzido pelotão.

A 18km da meta, Louka Matthys atacou e isolou-se na frente da corrida. 1km depois, Koen Bouwman fez a ponte para o belga. A 13km da meta, Archie Ryan atacou e foi seguido por Johannes Staune-Mittet. 3km depois, o irlandês e o norueguês acabaram por ser alcançados pelo reduzido pelotão onde estava Diego Ulissi (UAE Team Emirates). Bouwman e Matthys estavam a cooperar muito bem e tinham uma vantagem de cerca de 15s. A Lotto Dstny trabalhava em prol de Berckmoes e tentava fechar o espaço.

O pelotão não estava a conseguir fechar o espaço e era garantido que a vitória ia ser para um dos dois da frente. A 1.3km da meta, Matthys deixou de colaborar com Bouwman, mas o neerlandês não parou e manteve um ritmo alto. Nos metros finais, Bouwman lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua primeira vitória da temporada. Jenno Berckmoes foi o mais forte ao sprint do reduzido pelotão para ser terceiro a 13s.

Koen Bouwman é o novo líder da classificação geral e da classificação por pontos da Coppi e Bartali. Davide De Pretto segue o melhor jovem e Manuele Tardozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) manteve a liderança da classificação da montanha. A Lotto Dstny é a melhor equipa.

Koen Bouwman lidera agora a geral da Coppi e Bartali
Koen Bouwman lidera agora a geral da Coppi e Bartali

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock