Canibal esloveno em busca da coroa do Vallter 2000 na etapa 2 da Volta Catalunya!
Disputa-se hoje a segunda etapa da Volta Catalunya que nos promete uma excelente batalha entre os favoritos à geral pela vitória. Hoje será o primeiro teste para os favoritos e a UAE Team Emirates de certeza que quer controlar o ritmo da corrida para que Tadej Pogacar possa mexer na corrida e para perceber se alguém consegue dar luta ao campeão esloveno.
Perfil
A segunda etapa da Volta Catalunya apresenta um percurso de 186.6km entre Mataro e Vallter 2000. O dia contará com três sprints intermédios, uma contagem de primeira categoria e uma contagem de categoria especial. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. Na segunda metade da corrida, o ritmo deverá aumentar e a fuga é bem capaz de se partir no Coll de Coubet, com 9.6km a 5.2%.
A fuga deverá ser alcançada antes ou na entrada da subida final, o Vallter 2000, com 11.4km a 7.5%. A subida passa os 2000 metros de altitude e isso poderá favorecer alguns ciclistas. No final espera-se um ritmo elevado e com alguns ciclistas a mexer na corrida. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.
Favoritos
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) parte como principal favorito para a etapa 2 da Volta Catalunya. Pogacar tem se mostrado no seu melhor nível neste início de temporada. O esloveno de certeza que já sabe onde irá mexer na corrida e é bem capaz de conseguir sair do dia de hoje com a liderança da geral e uma boa vantagem sobre os seus rivais.
Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) e Lenny Martinez (Groupama – FDJ) são os maiores adversários de Pogacar. Kuss dá-se muito em subidas espanholas. O americano tem aqui uma subida ao seu estilo e pode muito bem estar na luta pela etapa. Martinez é um dos destaques deste início de ano. O jovem francês tem confirmado o seu enorme talento e potencial e terá aqui mais uma chance para conseguir um excelente resultado.
Mikel Landa (Soudal Quick-Step) começou bem o ano ao serviço de Remco Evenepoel. O espanhol tem aqui uma oportunidade para liderar em casa e de certeza que irá querer desaproveitar esta chance. Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) está a subir de forma. Vlasov mostrou-se muito bem no Paris-Nice onde regressou às vitórias e pode muito bem conseguir mais um grande resultado no dia de hoje. Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike) é mais uma carta da Visma para a etapa. O belga também parece estar a subir de nível e é bem capaz de estar na luta pelo pódio.
Egan Bernal (Ineos Grenadiers) surpreendeu tudo e todos neste início de temporada. O colombiano está cada vez melhor e tem aqui mais uma boa chance para se testar contra alguns dos principais nomes do pelotão. Enric Mas (Movistar Team) não se mostrou no seu melhor no Tirreno-Adriatico, mas mesmo assim, o espanhol costuma se dar bem em corridas do seu país e não deve ser descartado da luta pelo pódio.
Simon Yates (Team Jayco-AlUla) não começou bem a Volta Catalunya. O britânico perdeu 59s e poderá ter de mexer na corrida para tentar recuperar segundos e continuar na luta pelo pódio da geral. João Almeida (UAE Team Emirates) parece estar em melhor forma. Almeida esteve bem ao serviço de Pogacar na etapa 1 e poderá fazê-lo novamente no dia de hoje. Mesmo assim, não se descarta a possibilidade do português terminar no top10 da etapa.
Nota ainda para Michael Woods (Israel – Premier Tech), Wout Poels (Bahrain Victorious), Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step), Sergio Higuita (Bora – Hansgrohe), Laurens De Plus (Ineos Grenadiers) e Lorenzo Fortunato (Astana Qazaqstan Team) que podem terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Sepp Kuss e Lenny Martinez
⭐⭐⭐ Mikel Landa, Aleksandr Vlasov e Cian Uijtdebroeks
⭐⭐ Egan Bernal, Enric Mas, Simon Yates e João Almeida
⭐ Michael Woods, Wout Poels, Ilan Van Wilder, Sergio Higuita, Laurens De Plus e Lorenzo Fortunato
Portugueses em Prova
João Almeida (UAE Team Emirates) é o único português presente e estará com o dorsal #2.
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 1 a partir das 14:00.