Tadej Pogacar vence etapa 2 Volta Catalunya com João Almeida em destaque a ser 4º!
O campeão esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a segunda etapa da Volta Catalunya, uma ligação de 186.6km entre Mataro e Vallter 2000, após protagonizar um grande ataque a cerca de 6.5kim da meta. O espanhol Mikel Landa (Soudal Quick-Step) foi segundo a 1:23 após ser mais forte que Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe), nos últimos metros. O português João Almeida (UAE Team Emirates) fez uma enorme etapa e conseguiu ser 4º a 1:38.
A segunda etapa da Volta Catalunya começou com Jimmy Janssens (Alpecin – Deceuninck), Kevin Colleoni (Intermarché – Wanty), Samuel Fernández (Caja Rural – Seguros RGA), Álex Jaime (Equipo Kern Pharma), Xabier Isasa (Euskaltel – Euskadi) e Jambaljamts Sainbayar (Burgos – BH) a saltarem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os seis conseguiram uma vantagem de 6:30 sobre o pelotão.
A 164km do fim, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) atacou com Domen Novak (UAE Team Emirates). Parece que o campeão esloveno precisava de parar para necessidades fisiológicas, e então atacou para se adiantar do pelotão e evitar ter de perseguir. 5km depois, Pogacar e Novak estavam novamente no pelotão.
A 113km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Isasa foi buscar a pontuação máxima. 48km depois, o espanhol conquistou novamente a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. Os seis da frente tinham 2:50 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates.
A 52km do fim, já na primeira subida do dia, o Coll de Coubet, com 9.6km a 5.2%, Janssens atacou e isolou-se na frente da corrida. 1km depois, Fernández fez a ponte para o belga. Isasa também o tentou fazer, mas acabou por não ter sucesso. A 47km do fim, Fernández foi buscar a pontuação máxima no topo da subida. 10km depois, Tadej Pogacar atacou a descer. Poucos metros depois, o esloveno recebeu a companhia de Marc Soler, Pavel Sivakov e Felix Grosschartner (UAE Team Emirates). Os quatro alcançaram Colleoni, mas rapidamente também foram alcançados pelo pelotão.
A 33km do fim, Isasa, Jaime e Sainbayar também foram alcançados pelo pelotão. 5km depois, a UAE comandava o pelotão e começava a reduzir a vantagem do duo da frente que ainda era de 2:00. A 22km do fim, no último sprint intermédio do dia, Janssens foi buscar a pontuação máxima. 2km depois, Fernández deixou de ter capacidade para seguir o belga.

A 10km da meta, já na subida final, o Vallter 2000, com 11.4km a 7.5%, uma queda aconteceu no pelotão que acabou por partir. Poucos metros depois, alguns ciclistas que ficaram cortados conseguiram reentrar no grupo. A cerca de 9km da meta, João Almeida assumiu o comando do pelotão com Marc Soler e Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) na sua roda.
A cerca de 8km da meta, Janssens foi alcançado. O ritmo de João Almeida estava a destruir por completo o pelotão. Soler que estava na sua roda foi obrigado a abrir para o lado. Tadej Pogacar, Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike), Egan Bernal (Ineos Grenadiers), Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team), Mikel Landa, Chris Harper (Team Jayco-AlUla), Lenny Martinez (Groupama – FDJ) e Aleksandr Vlasov foram os únicos que conseguiram seguir o ritmo do português. Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) ainda seguiu durante uns metros, mas acabou por ceder.
A cerca de 6.5km da meta, Tadej Pogacar atacou e ninguém conseguir seguir o esloveno. Cerca de 1.5km depois, Martinez atacou e foi seguido por Landa. Poucos metros depois, Vlasov, Harper, Bernal e João Almeida chegaram ao francês e ao espanhol. A cerca de 3km da meta, Martinez voltou a mexer na corrida, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. João Almeida não foi ao choque e conseguiu reentrar no grupo perseguidor.
A 2km da meta, Landa atacou e só Vlasov o conseguiu seguir. Martinez tentava a solo chegar aos dois. João Almeida vinha mais atrás a ritmo com Harper e Bernal na sua roda. Tadej Pogacar manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua segunda vitória da temporada na etapa 2 da Volta Catalunya. Mikel Landa foi mais forte que Aleksandr Vlasov, nos metros finais, para ser 2º a 1:23.

Nos metros finais, João Almeida largou Harper e Bernal e passou direto por Martinez para ser 4º a 1:38. O português fez um mega trabalho em prol de Pogacar na subida final e mostrou que subiu bastante de forma, após o Paris-Nice para ainda conseguir ser 4º. Na geral, o português é agora 4º a 1:56 de Pogacar e está a apenas 18s do pódio.
Lenny Martinez continua a dar cartas do seu grande potencial ao conseguir ser 5º a 1:43. Chris Harper mostrou que consegue ser mais que um gregário de luxo ao ser 6º a 1:44. Egan Bernal continua a subir de forma e conseguiu um excelente 7º posto a 1:47. Destaca-se a boa subida de Enric Mas (Movistar Team) a ritmo que ainda chegou mesmo atrás de Bernal. Sepp Kuss foi apenas 12º a 2:03 e Cian Uijtdebroeks 23º a 2:45.
Tadej Pogacar é o novo líder da classificação geral, da classificação por pontos e da classificação da montanha da Volta Catalunya. Lenny Martinez é o melhor jovem e a UAE Team Emirates a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images