Ana Caramelo vence em Cantanhede e é a primeira líder da Taça de Portugal Feminina!
A Taça de Portugal Feminina abriu este domingo com a Volta a Cantanhede! Ana Caramelo (Matos Mobility – Flexaco Cycling Team) sagrou-se a grande vencedora, após uma longa fuga de duas unidades, e é assim a primeira líder da competição! A equipa de Albergaria-a-Velha comanda também nas Sub-23, enquanto na formação foi a equipa da casa a vencer nas juniores. Nas Cadetes, a vitória sorriu à formação de Tavira.
Elites
Ana Caramelo venceu a corrida das Elites, cumprindo os 79,1km de corrida em pouco mais de 2h. A Campeã Nacional de contrarrelógio escapou na companhia da venezuelana Angy Luna (Tavira / Extremosul / SC Farense), vencendo no sprint final pela vitória. O pelotão chegou 49s depois, com a ucraniana Kateryna Velichko (Matos Mobility – Flexaco Cycling Team) a vencer o sprint pelo terceiro posto.
A abertura da temporada em Portugal trouxe uma corrida que começou algo nervosa. As equipas entreolhavam-se para perceber quais os planos de cada uma. Celina Carpinteiro foi a primeira a tentar escapar, ao km 5, mas não teve sucesso. Só 30km depois surgiram novas tentativas pela Matos Mobility – Flexaco Cycling Team, que o pelotão conseguiu marcar. Ana Caramelo lançou um primeiro ataque que foi fechado pelo pelotão, mas embalou no encalço de Luna, que tentou o contra-ataque.
As duas ciclistas isolaram-se no final da segunda volta, e foram progressivamente ganhando espaço ao pelotão. Na última de quatro voltas, Ana foi a primeira a atacar numa das várias rampas, mas não conseguiu escapar. Angy tentou também isolar-se a 8km da meta, mas não foi capaz. As duas seguiram juntas até à meta, onde a ciclista portuguesa foi mais forte e conquistou a vitória. O pelotão disputou o terceiro posto, com Kateryna Velichko a ser terceira, imediatamente atrás das Sub-23.
Sub-23
As Sub-23 acabaram por disputar a vitória ao sprint no pelotão. Inna Abaidullina (Matos Mobility – Flexaco Cycling Team) foi a mais forte e conquistou a vitória, sendo também a terceira a nível absoluto. A ciclista russa que chegou este ano a Portugal bateu ao sprint a argentina Julieta Benedetti (Maiatos) e a portuguesa Nádia Henriques (Vertentability Cycling Team).
Juniores
Bruna Gonçalves, em estreia pela Cantanhede Cycling / VESAM e no escalão, sagrou-se a grande vencedora da corrida! A ciclista da equipa da casa foi a mais forte no final dos 59,6km de corrida, batendo ao sprint Emília Baía (Korpo Activo / Penacova) e Maria Marques (Tavira / Extremosul / SC Farense). Apenas 8 ciclistas aguentaram o ritmo do pelotão, conseguindo discutir entre si a vitória. A Academia Efapel de Ciclismo era a equipa mais representada, mas ficou com as suas três ciclistas à porta do pódio.
Cadetes
A corrida das Cadetes contou com 40,1km e teve também um final ao sprint. Foram cinco as ciclistas que aguentaram duas voltas com o pelotão principal, tendo Mariana Resende (Tavira / Extremosul / SC Farense) vencido na velocidade perante Maria Coimbra (Maiatos). As duas disputaram a vitória até ao risco, mas foi a ciclista da equipa Algarvia a prevalecer. Eva Emídio (Tavira / Extremosul / SC Farense) foi terceira.
Todas as vencedoras são as primeiras líderes da Taça de Portugal Feminina, somando 50pts nos respetivos escalões.
Fotos: UVP/FPC