Viking à procurar de conquistar as ruas de Sisteron na etapa 5 do Paris-Nice!
Disputa-se hoje a quinta etapa do Paris-Nice que nos promete um grande espetáculo na luta pela vitória. A Lidl – Trek, a Groupama – FDJ e a Team Visma | Lease a Bike são equipas que poderão controlar o ritmo da etapa para que os seus sprinters consigam lutar pela etapa, mas podemos ter algumas equipas a ter um dia mais calmo na estrada para que a fuga tenha uma chance para vingar.
Perfil
A quinta etapa do Paris-Nice apresenta um percurso de 193.5km entre Saint-Sauveur-de-Montagut e Sisteron. O dia contará com quatro contagens de terceira categoria e um sprint intermédio. A etapa deverá começar com um ritmo alto e deverá ser difícil a formação da fuga do dia. Poderemos ter um pelotão a controlar a vantagem da fuga do dia ou um pelotão que dê uma boa vantagem à fuga para que esta lute pela etapa.
As sucessivas subidas de terceira categoria, vão marcar as pernas dos puros sprinters. Equipas de ciclistas com boa ponta final que passem bem este tipo de dificuldades, poderão aumentar o ritmo da corrida, se estes tiveram a chance de lutar pela etapa. Após o topo da última contagem, ainda faltam 47km e algumas sprinters que cederam ainda podem ter uma chance de reentrar no pelotão.
Favoritos
Mads Pedersen (Lidl – Trek) parte como principal favorito para a etapa 5 do Paris-Nice. O dinamarquês tem aqui uma boa etapa para as suas características. Pedersen está à procurar de regressar às vitórias no World Tour e de certeza que não vai querer perder esta oportunidade.
Laurence Pithie (Groupama – FDJ) e Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) são os maiores adversários de Pedersen. Pithie começou o ano em grande forma. O neozelandês tem mostrado o seu enorme talento e potencial e tem aqui uma grande chance para lutar novamente por uma etapa, mas o seu principal objetivo deverá ser manter a camisola verde. Kooij também está em forma. O neerlandês já mostrou ser capaz de lutar por etapas deste tipo, mas mesmo assim, o ritmo da corrida deverá ser um fator importante para que isso aconteça.
Fred Wright (Bahrain Victorious) e Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team) dão-se muito bem neste tipo de etapas. Ambos são capazes de conseguir um ótimo resultado numa chegada ao sprint num pelotão reduzido, mas também são ciclistas que entram muito bem na fuga. Nils Eekhoff (Team DSM-Firmenich PostNL) começou bem a temporada. O neerlandês deverá ser a escolha da DSM para a etapa de hoje e poderão fazer de tudo para que este consiga estar na luta pelo pódio.
Madis Mihkels (Intermarché – Wanty) também já mostrou ser capaz de aguentar o ritmo do pelotão neste tipo de etapas. O jovem estoniano parece estar em forma e pode muito bem conseguir mais um ótimo resultado. Sandy Dujardin (TotalEnergies) e Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale) também têm aqui uma excelente etapa para as características de ambos. Os dois tanto pode conseguir um bom resultado ao sprint no pelotão como ao entrarem na fuga do dia. Danny Van Poppel (Bora – Hansgrohe) poderá ter liberdade nesta etapa. Se isso acontecer, o neerlandês pode muito bem estar na luta pela vitória.
Nota ainda para Anthony Turgis (TotalEnergies), Georg Zimmermann (Intermarché – Wanty), Quentin Pacher (Groupama – FDJ), Clément Champoussin (Arkea-B&B Hotels), Omar Fraile (Ineos Grenadiers) e Pascal Eenkhoorn (Lotto Dstny) que podem tentar integrar a fuga do dia para tentar vencer a etapa.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Mads Pedersen
⭐⭐⭐⭐ Laurence Pithie e Olav Kooij
⭐⭐⭐ Fred Wright, Matteo Trentin e Nils Eekhoff
⭐⭐ Madis Mihkels, Sandy Dujardin, Dorian Godon e Danny Van Poppel
⭐ Anthony Turgis, Georg Zimmermann, Quentin Pacher, Clément Champoussin, Omar Fraile e Pascal Eenkhoorn
Portugueses em Prova
João Almeida (UAE Team Emirates) e Rúben Guerreiro (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #31 e #151, respetivamente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 14h45.
Foto de Capa: Getty Images