Alto do Malhão promete batalha de titãs no último dia da Volta ao Algarve!

Disputa-se hoje a última etapa da 50ª Volta ao Algarve, que nos promete um grande espetáculo na luta pela etapa e geral. A Team Visma | Lease a Bike, a BORA – hansgrohe, a Soudal Quick-Step e a INEOS Grenadiers poderão controlar o ritmo da corrida e a vantagem da fuga do dia para conseguirem disputar a etapa e o pódio da geral com os seus líderes.

Perfil

A última etapa da Volta ao Algarve apresenta um percurso de 165,8km entre Faro e o Alto do Malhão, que novamente será percorrido por duas vezes. O dia aproxima-se muito de uma clássica, com cinco contagens de montanha, duas de segunda categoria e três de terceira. Será um dia de constante sobe e desce, e com muito poucos momentos de descanso.

Ao km 139,2, os ciclistas entram na primeira passagem no Alto do Malhão, com 2,6km a 9,2%. O ritmo deverá ser elevado e o pelotão deverá perder várias unidades. Ao km 163,2km, o pelotão entra na subida final ao Malhão e deverá ser aí onde o espetáculo deverá acontecer. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.

Perfil da última etapa da Volta ao Algarve
O Perfil da etapa 5 da Volta ao Algarve

Favoritos

Daniel Martinez (BORA – hansgrohe) parte como principal favorito para a etapa de hoje. Martinez mostrou-se no seu melhor no Alto da Fóia. O colombiano sempre se mostrou dar bem neste tipo de subidas e é bem capaz de estar novamente na luta por uma etapa.

Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Tom Pidcock (INEOS Grenadiers) são os maiores adversários de Martinez. Evenepoel nunca ganhou no Malhão. O belga está num bom nível, e pode muito bem ser o mais forte numa subida que lhe assenta bem. Pidcock venceu no Malhão na última edição da Volta ao Algarve. O britânico ainda está a subir de forma, depois da lesão sofrida na temporada de Ciclocrosse, mas mesmo assim deve ter capacidade para lutar pela etapa.

Sergio Higuita (BORA – hansgrohe) tem uma subida perfeita para as suas características. O colombiano deve estar ao serviço de Martinez, mas mesmo assim não deve ser descartado da luta pela etapa. Sepp Kuss e Jan Tratnik (Team Visma | Lease a Bike) iniciaram bem a temporada. A Visma já assumiu que pode partir a corrida e o americano e o esloveno são as suas principais armas para tentar vencer no Malhão.

Tao Geoghegan Hart (Lidl – Trek) ainda está longe da sua melhor forma. O britânico teve um contrarrelógio abaixo do seu melhor e pode atacar para conseguir um bom resultado. António Morgado (UAE Team Emirates) tem aqui uma subida ao seu estilo. O português está em forma e é bem capaz de conseguir um excelente resultado que o ajude a conquistar a juventude.

Thymen Arensman (INEOS Grenadiers) mostrou-se bem no Alto da Fóia. O neerlandês pode estar ao serviço de Pidcock, mas mesmo assim pretende conseguir um bom resultado para manter o top10 na geral. Mikel Landa (Soudal Quick-Step) pode partir a corrida em prol de Evenepoel na subida final. O espanhol assume o papel de fiel escudeiro, mas tem capacidade para terminar no top10.

Nota ainda para Yannis Voisard (Tudor Pro Cycling Team), Jan Christen e Isaac Del Toro (UAE Team Emirates), Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike), Ben Healy (EF Education – EasyPost), Magnus Sheffield (INEOS Grenadiers) e Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan Team) que podem terminar nos 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Daniel Martinez
⭐⭐⭐⭐ Remco Evenepoel e Tom Pidcock
⭐⭐⭐ Sergio Higuita, Sepp Kuss e Jan Tratnik
⭐⭐ Tao Geoghegan Hart, António Morgado, Thymen Arensman e Mikel Landa
⭐ Yannis Voisard, Jan Christen, Isaac Del Toro, Wout Van Aert, Ben Healy, Magnus Sheffield e Cristian Scaroni

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a etapa 5 da Volta ao Algarve na RTP1 a partir das 14h15 ou na Eurosport 2 a partir das 14h20.

Foto de Capa: SprintCyclingAgency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock