Remco Evenepoel vence a 50ª Volta ao Algarve! Daniel Martinez conquista o Malhão! António Morgado vence a juventude!
O colombiano Daniel Martinez (Bora – Hansgrohe) venceu a última etapa da Volta ao Algarve, uma ligação de 165,8km entre Faro e o Alto do Malhão, após ser mais forte, nos metros finais, que o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e o britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers).
A última etapa da Volta ao Algarve começou com um ritmo alto. Alguns ciclistas tentaram sair do pelotão, mas não tiveram sucesso. A 137km do fim, no sprint intermédio do dia, Gerben Thijssen (Intermarché – Wanty) foi buscar a pontuação máxima. Jan Tratnik (Team Visma | Lease a Bike) conseguir ir buscar 4s de bonificação. 8km depois, na primeira contagem do dia, a Team Visma | Lease a Bike atacou a corrida, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) foi o primeiro a passar no topo da contagem.
A 99km do fim, Max Walker (Astana Qazaqstan Team), James Shaw (EF Education – EasyPost), Olivier Le Gac, Clément Russo e Valentin Madouas (Groupama – FDJ), Filippo Ganna (Ineos Grenadiers), Mike Teunissen (Intermarché – Wanty), Jasper Stuyven (Lidl – Trek), Mattia Cattaneo (Soudal Quick – Step), Gijs Leemreize (Team DSM-Firmenich PostNL), Per Strand Hagenes (EF Education – EasyPost), Nils Pollit (UAE Team Emirates), Marius Mayrhofer (Tudor Pro Cycling Team), Andreas Leknessund e Rasmus Tiller (Uno-X Mobility), Hugo Nunes (Rádio Popular – Paredes – Bovista) e Rafael Reis (Sabgal – Anicolor Cycling Team) atacaram e formaram a fuga do dia. 5km depois, Tobias Bayer (Alpecin – Deceuninck), Maximilian Schachmann (Bora – Hansgrohe) e Florian Sénéchal (ARKEA-B&B Hotels) juntaram-se ao grupo da frente.
A 67km do fim, na segunda contagem do dia, Leknessund foi o primeiro a passar no topo. A fuga do dia tinha uma vantagem superior a 2:00 sobre o pelotão. 28km depois, na terceira contagem do dia, Wout Van Aert saiu do pelotão e tentava fazer a ponte para o grupo da frente. Ben Healy (EF Education – EasyPost) atacou, poucos metros depois, e conseguiu fazer a ponte para o belga que já tinha Per Strand Hagenes à sua espera. A 37km do fim, James Shaw foi o primeiro a passar no topo da contagem.
Cerca de 5km depois, Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) tinha um problema mecânico e Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) deu-lhe a sua bicicleta. O americano ainda trocou para a sua bicicleta, mas não teria uma tarefa fácil para reentrar no pelotão, pois o ritmo da corrida era elevado. A 30km do fim, Van Aert, Hagenes e Healy chegaram ao grupo da frente.
4km depois, o grupo da frente entrou na primeira passagem no Alto do Malhão com James Shaw a impor um ritmo alto. Hugo Nunes ainda atacou, mas o português foi rapidamente alcançado. A 24km da meta, Healy acelerou e foi apenas seguido por Van Aert e Leemreize. O irlandês foi o primeiro a passar no topo da quarta contagem. No pelotão, James Knox (Soudal Quick-Step) impôs um ritmo alto e partiu o grupo. Magnus Sheffield não conseguiu reentrar e estava a cerca de 35s do pelotão.
A 15km da meta, a Bora – Hansgrohe e a Soudal Quick – Step comandavam o pelotão e estavam a 50s dos três da frente. 4km depois, Knox e Cattaneo abriram para o lado e Remco Evenepoel (Soudal Quick – Step) tinha apenas Mikel Landa (Soudal Quick – Step) para o ajudar. Daniel Martinez (Bora – Hansgrohe) ainda tinha Sergio Higuita e Bob Jungels (Bora – Hansgrohe) consigo. A 5km da meta, o trio da frente tinha apenas 22s de vantagem sobre o pelotão.
A 2.6km da meta, o grupo da frente entrou na subida final ao Alto do Malhão. No início da subida, Landa abriu para o lado e Evenepoel ficou sozinho no pelotão que era comandado por Jungels. 600 metros depois, Van Aert decidiu tirar pé e esperar pelo pelotão. Healy acelerou e tentava manter-se na frente da corrida. Poucos metros depois, Evenepoel acelerou para ver como estavam os seus adversários. Higuita passou rapidamente para o comando e impunha um ritmo alto. O colombiano estava a por Van Aert e António Morgado (UAE Team Emirates) em dificuldades e também fez com que Leemreize e Healy fossem alcançados.
Higuita acabou por abrir para o lado e Healy tentou sair novamente do grupo, mas não teve sucesso. Logo a seguir, Martinez atacou e Evenepoel seguiu de imediato a sua roda. Jan Tratnik e Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike), Healy, Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) e Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan Team) chegaram à roda do colombiano e do belga. A cerca de 1km da meta, Scaronioi tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. Poucos metros depois, Kuss atacou, mas também não conseguiu isolar-se.
Nos metros finais, Evenepoel atacou e Martinez e Pidcock foram os únicos que responderam ao belga. Martinez conseguiu fechar o espaço e passou Evenepoel, ao sprint, para bisar assim na 50ª Volta ao Algarve. Pidcock não teve capacidade para passar nenhum dos dois e acabou por ser 3º. Scaroni fez uma grande subida e conseguiu ser 4º a 7s. Tratnik e Kuss foram 5º e 6º, respetivamente, a 7s. Destaca-se também a grande etapa de Healy que ainda foi 8º a 16s e chegou com Tao Geoghegan Hart (Lidl – Trek) e Thymen Arensman (Ineos Grenadiers).
António Morgado fez uma grande subida ao Malhão a ritmo e foi 10ª a 24s. Na geral, o jovem português foi 10º a 2:09. Com o resultado de hoje, António Morgado conseguiu vencer a juventude da 50º Volta ao Algarve. Hélder Gonçalves (Rádio Popular – Paredes Boavista) fez mais uma excelente etapa. O português foi 20º a 2:53. Na geral, Hélder foi 26º a 8:24.
Remco Evenepoel é o vencedor da 50º Volta ao Algarve, batendo Daniel Martinez por 43s e o Jan Tratnik por 1:21. Martinez venceu a classificação da montanha e Gerben Thijssen (Intermarché – Wanty) venceu a classificação por pontos. A Team Visma | Lease a Bike foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images