Niamh Fisher-Black conquista etapa rainha da Setmana Ciclista Valenciana!
A neozelandesa Niamh Fisher-Black (Team SD Worx – Protime) venceu a terceira etapa da Setmana Ciclista Valenciana, uma ligação de 129km entre Alacant e Xorret de Catí, após isolar-se na frente da corrida a cerca de 2km da meta. A italiana Gaia Realini (Lidl – Trek) foi segunda a 13s e a polaca Katarzyna Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing) terceira a 23s. Marlen Reusser (Team SD Worx – Protime) foi quinta, e conseguiu manter a liderança da geral.
Ritmo alto e equipas principais em busca da fuga
A terceira etapa da Setmana Ciclista Valenciana começou com um ritmo alto. A Team dsm-firmenich PostNL assumiu o comando do pelotão e algumas ciclistas começaram a perder o contacto. A 85km do fim, na primeira contagem de montanha do dia, Olha Kulynych (Fenix – Deceuninck) foi a primeira a passar no alto.
Com 65km pela frente, Jessenia Meneses (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) atacou e foi seguida por Kulynych, Amber Kraak (FDJ – Suez), Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM Racing), Caroline Andersson (Liv AlUla Jayco), Maud Oudeman (Team Visma | Lease a Bike), Mischa Bredewold (Team SD Worx – Protime), Amanda Spratt (Lidl – Trek) e Magdeleine Vallieres (EF Education – Cannondale). 5km depois, Meneses descolou da dianteira. Após outros 5km, na segunda contagem do dia, Kulynych foi a primeira a passar no topo. O grupo da frente tinha 1:00 de vantagem sobre o pelotão.
A 21km do fim, na terceira contagem do dia, Kulynych voltou a ser primeira. A vantagem do grupo da frente sobre o pelotão diminuiu para 30s. As ciclistas do grupo da frente estavam a conseguir resistir ao ritmo do pelotão, mas a Team dsm-firmenich PostNL aumentou o ritmo e acabou por anular a fuga do dia a 6.7km da meta. As ciclistas já tinham entrado na última e mais dura subida do dia, o Puerto de Xorret de Catí, com 3,9km a 11,2%.
Xorret de Catí dizimou o pelotão
Logo a seguir, Marlen Reusser assumiu o comando do pelotão, impondo um ritmo que era confortável para si. A 5.6km da meta, Niewiadoma atacou e foi seguida por Reusser, Fisher-Black, Realini, Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) e Solbjork Minke Anderson (Uno-X Mobility). Cerca de 150 metros depois, a polaca ganhou um espaço, com Reusser a passar dificuldades pela pendente. Vos e Anderson acabaram por deixar de ter capacidade para seguir as perseguidoras. A 5,1km da meta, Fisher-Black, Realini e Reusser fizeram a ponte para Niewiadoma.
Cerca de 100 metros depois, Fisher-Black atacou e isolou-se na frente da corrida. Realini largou Reusser e Niewiadoma e estava poucos metros atrás da neozelandesa. Juliette Labous (Team dsm-firmenich PostNL) estava a fazer uma boa recuperação a ritmo, e a aproximar-se de Niewiadoma e Reusser. A 4km da meta, Labous chegou a Reusser e Niewiadoma. 300 metros depois, Realini também conseguiu chegar à roda de Fisher-Black.
Dificuldades a descer para Realini e Fisher-Black a capitalizar
A 3,2km da meta, Fisher-Black foi a primeira a passar no topo de Xorret de Cati. Na descida, a neozelandesa pôs pressão em Realini, que tem mostrado dificuldades a descer. A cerca de 2km da meta, Fisher-Black conseguiu isolar-se e manteve o seu ritmo para conquistar assim a sua primeira vitória da temporada. Realini foi segunda a 13s. Niewiadoma largou Labous e Reusser para ser terceira a 23s. Labous ainda largou Reusser para ser quarta a 41s.
Thalita de Jong (Lotto Dstny) surpreendeu ao conseguir ser 7ª a 1:01. Destaca-se a boa subida da dinamarquesa de 19 anos, Solbjork Minke Anderson, que foi 8ª a 1:01. Marianne Vos também fez uma boa subida e foi 11ª a 1:13. Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek) foi apenas 15ª a 1:33 e Riejanne Markus (Team Visma | Lease a Bike) 20ª a 2:13. Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco) não esteve nada bem na etapa de hoje e foi apenas 29ª a 3:06.
Daniela Campos (Eneicat – CM Team) foi 105ª a 30:43.
Marlen Reusser segue líder da classificação geral para a etapa final com 8s de vantagem sobre Katarzyna Niewiadoma e 12s sobre Niamh Fisher-Black. Shirin Van Anrooij segue a melhor jovem e Olha Kulynych é a nova líder da classificação da montanha. Anneke Dijkstra (VolkerWessels Women’s Pro Cycling Team) manteve a liderança da classificação dos sprints intermédios e a Canyon//SRAM Racing segue a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images