Poderão Longo Borghini e Realini repetir o feito de 2023 na etapa 3 do UAE Tour?
Disputa-se hoje a terceira etapa do UAE Tour Women que nos promete uma grande batalha entre as favoritas pela etapa e classificação geral. Em 2023, Elisa Longo Borghini e Gaia Realini (Lidl – Trek) destruiram a concorrênica e chegaram lado a lado no Jebel Hafeet. Poderão as duas repetir esse feito nesta edição do UAE Tour?
Perfil
A terceira etapa do UAE Tour apresenta um percurso de 128km entre Al Ain e Jebel Hafeet. A corrida contará com dois sprints intermédios. A etapa poderá começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. Na parte plana, as favoritas têm de estar atentas, pois existe novamente a possibilidade de se formarem echelons.
Mesmo assim, o momento decisivo da etapa deverá ser na subida final, o Jebel Hafeet, com 10,8km a 6,8%. Vários ataques e acelerações deverão acontecer e o grupo principal deverá partir-se rapidamente. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário, alguma equipa a fazer uma dobradinha ou uma chegada ao sprint entre duas ou três ciclistas.
Favoritas
Gaia Realini e Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) são as maiores favoritas a vencer a etapa de hoje. Realini e Longo Borghini deram-se lindamente nesta subida em 2023. As duas têm capacidade para partir a corrida e chegarem isoladas. Se tiverem companhia, as duas podem jogar taticamente de forma perfeita para vencer a etapa.
Ricarda Bauernfeind (Canyon//SRAM Racing) confirmou o seu grande potencial na temporada passada. A alemã mostrou-se em grande nível em chegadas em alto e tem aqui mais uma chance para conseguir um ótimo resultado. Lotte Kopecky (Team SD Worx – Protime) surpreendeu tudo e todos no último Tour de France Femmes. A Campeã do Mundo não sabe como estará, mas mesmo assim não deve ser descartada da luta pelo pódio.
Silvia Persico (UAE Team ADQ) também já conhece muito bem esta subida. A italiana foi terceira o ano passado e tem aqui uma boa oportunidade para conseguir mais um excelente resultado para a sua equipa que corre em casa. Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco) tem a capacidade para impor o seu ritmo na subida final e pode muito bem estar na luta pelo pódio.
Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing) começou a temporada num excelente nível e será mais uma ciclista da Canyon que pode conseguir um ótimo resultado. Claire Steels (Movistar Team) sofreu uma queda na etapa 1 que a deixou um pouco marcada, mas mesmo assim, não deve ser descartada da luta pelo top5. Erica Magnaldi e Alena Ivanchenko (UAE Team ADQ) dão-se muito bem neste tipo de etapas. As duas poderão estar ao serviço de Persico, mas são bem capazes de terminar no top5.
Nota ainda para Pauliena Rooijakkers e Petra Stiasny (Fenix – Deceuninck), Loes Adegeest e Amber Kraak (FDJ – Suez), Elise Uijen (Team dsm-firmenich) e Victorie Guilman (St Michel – Mavic – Auber 93) que podem terminas nas 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Gaia Realini
⭐⭐⭐⭐ Elisa Longo Borghini e Ricarda Bauernfeind
⭐⭐⭐ Lotte Kopecky, Silvia Persico e Mavi Garcia
⭐⭐ Neve Bradbury, Claire Steels, Erica Magnaldi e Alena Ivanchenko
⭐ Pauliena Rooijakkers, Petra Stiasny, Loes Adegeest, Amber Kraak, Elise Uijen e Victorie Guilman
Portuguesas em Prova
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente na corrida.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa 2 do UAE Tour na Eurosport 2 a partir das 10:50h.
Foto de Capa: Getty Images