Irá Remco Evenepoel confirmar o favoritismo na 2ª Figueira Champions Classic?
Disputa-se hoje na Figueira da Foz a segunda edição da Figueira Champions Classic com um pelotão com várias estrelas internacionais prontas para correr nas estradas portuguesas. Remco Evenepoel é a figura do cartaz, num ano onde se vai estrear na estrada em Portugal. Marc Hirschi e Andrea Bagioli também começam a temporada em Portugal e os dois prometem dar luta ao campeão belga. Rúben Guerreiro e António Morgado são as figuras portuguesas. Será que teremos o primeiro pódio português na Figueira?
Perfil
A Figueira Champions Classic apresenta um percurso de 190.9km entre São Pedro e Figueira da Foz. A corrida contará com três passagens na Rua Parque Forestal, com 2.1km a 8%, e na Enforca Cães, com 0.9km a 10.3%.
A corrida deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. Ao km 103.4, os ciclistas entram no circuito final ao qual darão 3 voltas. O pelotão rapidamente entrará na primeira passagem na Rua Parque Florestal e poderá perder unidades. Alguns ciclistas também poderão mexer na corrida para alcançarem a fuga e partirem a corrida. Poucos kms depois, os ciclistas passam pela primeira vez na Enforca Cães que promete partir ainda mais a corrida.
Nas duas voltas restantes, as subidas prometem ainda mais espetáculo com os principais nomes novamente em destaque nas principais movimentações. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.
Nota: No Perfil aparece um percurso de 220km com 4 passagens na Rua Parque Forestal e na Enforca Cães, mas devido ao mau tempo a organização decidiu retirar uma das quatro passagens a estas subidas. Por isso, a corrida irá ter 190.9km.
Favoritos
Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) parte como principal favorito para a Figueira Champions Classic. O campeão belga tem aqui uma prova perfeita para as suas características e de certeza que irá mexer para tentar vencer. Marc Hirschi (UAE Team Emirates) e Andrea Bagioli (Lidl – Trek) são os maiores adversários de Evenepoel. Hirschi e Bagioli são mais dois ciclistas que podem atacar para tentar vencer a prova, mas ambos não podem ser descartados numa chegada ao sprint num grupo reduzido.
Rune Herregodts (Intermarché-Circus-Wanty) apareceu muito bem nas clássicas espanholas. O belga foi segundo o ano passado e tem uma boa chance de lutar novamente pelo pódio. Rúben Guerreiro (Movistar Team) também se dá-se bem neste tipo de subidas e o português pode muito bem conseguir um pódio em casa. Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) confirmou o seu potencial no Tour Down Under. O mexicano é mais um ciclista que pode mexer para vencer ou que pode vencer ao sprint num grupo reduzido.
Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost), Marius Mayrhofer (Tudor Pro Cycling Team) e Vincenzo Albanese (ARKEA-B&B Hotels) são ciclistas que poderão conquistar a vitória se estiveram presentes num pequeno grupo que disputará a prova ao sprint. António Morgado (UAE Team Emirates) dá-se bem neste tipo de subidas explosivas. O português é mais um ciclista da UAE que pode atacar para tentar partir a corrida.
Nota ainda para Yannis Voisard (Tudor Pro Cycling Team), Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck), Pelayo Sanchez (Movistar Team), Mikel Landa (Soudal Quick-Step) e Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) que podem terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Remco Evenepoel
⭐⭐⭐⭐ Marc Hirschi e Andrea Bagioli
⭐⭐⭐ Rune Herregodts, Rúben Guerreiro e Isaac Del Toro
⭐⭐ Marijn Van den Berg, Marius Mayrhofer, Vincenzo Albanese e António Morgado
⭐ Yannis Voisard, Quinten Hermans, Pelayo Sanchez, Mikel Landa e Afonso Eulálio
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 2 a partir das 15:00 e na SportTV 5 a partir das 14:30.
Foto de Capa: Getty Images