Campeã do Mundo Lotte Kopecky é a nova Rainha do Jebel Hafeet!

A belga, Campeã do Mundo, Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) venceu a terceira etapa do UAE Tour, uma ligação de 128km entre Al Ain e Jebel Hafeet, batendo ao sprint a australiana Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing). A campeã espanhola Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco) completou o pódio a 32s.

A terceira etapa do UAE Tour começou com um ritmo alto. A 114km do fim, Aude Biannic (Movistar Team) atacou e conseguiu uma vantagem de 27s. 10km depois, a francesa foi alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, Marie Le Net (FDJ-Suez) saltou do pelotão e conseguiu uma vantagem de 1:00. A 88km do fim, Le Net foi buscar a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Kopecky conseguiu somar 1s de bonificação.

A 83km do fim, Linda Zanetti (Human Powered Health) atacou e fez a ponte para Le Net. 4km depois, as duas foram alcançadas pelo pelotão. A 73km do fim, Idoia Eraso (Laboral Kutxa-Fundacion Euskadi) atacou e conseguiu formar a fuga do dia. Poucos kms depois, Gladys Verhulst (FDJ-Suez) e Zanetti saíram do pelotão e fizeram a ponte para a espanhola. A 46km do fim, as três da frente tinham 5:10 de vantagem sobre o pelotão.

A 27km do fim, Claire Steels (Movistar Team) ficou mais uma vez envolvida numa queda. A britânica ficou novamente marcada e demorou cerca de 7km a reentrar no pelotão. 13km depois, Verhulst foi buscar a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. A 11km da meta, mesmo antes da subida final, Petra Stiasny (Fenix – Deceuninck) sofreu uma queda.

A 10.8km da meta, as três da frente entraram no Jabel Hafeet com 2:35 de vantagem sobre o pelotão. Nos primeiros metros da subida, Verhulst largou Eraso e Zanetti e isolou-se na frente da corrida. No pelotão, Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) impôs um ritmo elevado em prol de Kopecky e o grupo começou a partir. A neerlandesa fez um grande trabalho e abriu para o lado a 8.2km da meta. Eraso acabou por ser alcançada pelo pelotão.

Momento em que Gaia Realini partiu o pelotão (Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024)

Logo a seguir, Gaia Realini (Lidl – Trek) acelerou e foi apenas seguido por Marion Bunel (St Michel-Mavic-Auber93) e Bradbury. Kopecky, Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) e Mavi Garcia ficaram fechadas, mas rapidamente fizeram a ponte para Realini, Bunel e Bradbury. As seis passaram diretas por Zanetti e tentavam chegar a Verhulst que via a sua vantagem descer drasticamente.

A 7km da meta, o grupo de Kopecky passou direto por Verhulst. Realini acabou por sair do comando do grupo. Mavi Garcia passou para a frente e aumentou o ritmo. A 6km da meta, Realini atacou e Longo Borghini foi a única que acabou por ceder. O ataque da italiana não teve sucesso e Mavi Garcia voltou a impor um ritmo alto na frente da corrida. 1km depois, Bunel também começou a perder o contacto com o grupo da frente.

Ataque de Neve Bradbury (Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024)

A 2.9km da meta, Bradbury atacou e isolou-se na frente da corrida. Mavi Garcia impôs o seu ritmo e tentava fechar o espaço com Kopecky na sua roda. Realini cedeu, mas estava perto da espanhola e da belga. 300 metros depois, Realini reentrou no grupo perseguidor. A 2.3km da meta, Kopecky aumentou o ritmo no grupo perseguidor. Realini foi a primeira vítima do ritmo da Campeã do Mundo. 400 metros depois, Mavi Garcia também deixou de ter capacidade para seguir Kopecky.

A Campeã do Mundo impôs o seu ritmo e a 800 metros para a meta, chegou à roda de Bradbury. A australiana começou a marcar Kopecky que não se importou de impor ritmo. Nos metros finais, Kopecky lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim pela primeira vez uma etapa de alta montanha. Bradbury confirmou que está de regresso ao seu melhor nível e conseguiu ser 2ª a 3s. Mavi Garcia fechou o pódio. Gaia Realini pagou caro nos kms finais, as acelerações que fez e foi assim 4ª a 43s.

Destaca-se a grande subida da francesa de 19 anos Marion Bunel que foi 5ª a 1:00. Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck) fez uma boa subida a ritmo e a foi 6ª a 1:00. Elisa Longo Borghini, a vencedora do UAE Tour em 2023, foi apenas 7ª a 1:09. Silvia Persico (UAE Team ADQ) e Ricarda Bauernfeind (Canyon//SRAM Racing) também não se mostraram no seu melhor e foram apenas 8ª e 10ª, respetivamente.

Lotte Kopecky é a nova líder da classificação geral. A belga manteve a liderança da classificação dos sprints intermédios. Lorena Wiebes manteve a liderança da classificação por pontos. Neve Bradbury é a nova líder da juventude e a Canyon//SRAM Racing lidera por equipas.

Lotte Kopecky é a nova Camisola Vermelha (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock