Depois da Surf Coast Classic, poderá Girmay faturar na Cadel Evans Road Race?
Disputa-se agora à meia-noite a Cadel Evans Road Race, a primeira clássica de classificação World Tour do ano! A 8ª edição da prova australiana traz-nos um pelotão cheio de qualidade, prometendo um intenso espetáculo pela vitória. Em 2023 foi Mayrhofer (Tudor Pro Cycling Team) a vencer, mas não está presente no pelotão de hoje. Biniam Girmay (Intermaché – Wanty), que venceu esta semana a Surf Coast Classic é o grande favorito para hoje, podendo fazer o bis de vitórias em terras australianas.
Perfil
A Cadel Evan Road Race apresenta um percurso de 176.5km na cidade de Geelong. A prova deve começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. No km 113, o ritmo deverá começar a aumentar devido à aproximação da primeira passagem na Challambra Crescent, com 1.2km a 7.8%.
Após a primeira passagem, os ciclistas entram numa zona plana e passam na meta ao km 124, para dar uma volta ao circuito final. No km 148, o pelotão entra na penúltima passagem na Challambra Crescent, voltando a dar outra volta ao circuito final. A prova poderá ser decidida aqui, com os principais sprinters do pelotão a estarem em destaque, principalmente os homens mais rápidos que se dão bem com subidas curtas.
Favoritos
Biniam Girmay parte como o principal favorito para a Cadel Evans Road Race. O eritreu venceu a Surf Coast e mostra para o que aí vem à entra da corrida desta madrugada, sendo um dos melhores sprinters do pelotão aqui presente. Dá-se bem com estas subidas curtas e tem boa explosividade, este poderá sair vitorioso daqui.
Jonathan Narvaez (INEOS Grenadiers) e Corbin Strong (Israel – Premier Tech) são os maiores adversários de Girmay. Narvaez vem de um top3 no Santos Tour Down Under, está motivado e é um dos ciclistas mais explosivos do pelotão em subidas curtas como as que são apresentadas no dia de hoje. Corbin Strong tem estado sempre na luta pela vitória quando esta é para os ciclistas mais rápidos, mas tem-lhe faltado sempre qualquer coisa para a alcançar. Com certeza será alguém para contar para o top5 ou para a vitória.
Laurence Pithie (Groupama – FDJ) é um dos homens rápidos do pelotão, bate-se bem em terrenos como o de hoje, estando sempre presente no top5 ou no pior dos resultados por terras australianas em corridas como a de hoje, no top10, estando claramente na luta por lugares cimeiros. Caleb Ewan (Team Jayco – AlUla) é um dos melhores sprinters para o dia de hoje, mas tem estado sempre no top5 ou à porta do top5 quando foi contra os melhores do pelotão internacional, mas sem dúvida é alguém para estar na luta pelos 5 melhores de hoje. O alemão Max Kanter (Astana Qazaqstan Team) tem estado sempre presente no top10 e a lutar pelos lugares cimeiros, contando com uma ponta final interessante, hoje pode lutar pelos primeiros lugares.
O britânico Oscar Onley (Team DSM – Firmenich PostNL) não é dos que tem melhor ponta final, mas sim dos mais explosivos do dia, podendo estar na luta pelo top5 se atacar nas subidas curtas que temos para hoje, que é o mais vantajoso para o mesmo. Axel Mariault (Cofidis) pode ser a grande aposta da sua equipa para um dia duro como o de hoje, em que apesar de ainda não ter conseguido estar no top10 nas corridas que foi participando, hoje é sem dúvida candidato aos lugares cimeiros. Natnael Tesfazion (Lidl -Trek) encontra aqui um terreno ao seu estilo, tem uma explosão interessante e poderá fazer a diferença nas subidas que temos hoje para poder lutar pelo top10. O vencedor do Santos Tour Down Under Stephen Williams (Israel – Premier Tech) vem para o dia de hoje com toda a motivação para lutar pelos primeiros lugares, tendo a capacidade para se destacar nas subidas que temos hoje e num grupo pequeno.
Georg Zimmermann (Intermaché – Wanty), Lucas Plapp (Team Jayco – AlUla), Louis Barré (Arkea – B&B Hotels), Mathias Vacek (Lidl – Trek) e Elliot Schulz (Team Bridgelane) podem também terminar nos 10 primeiros.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Biniam Girmay
⭐⭐⭐⭐ Jonathan Narvaez e Corbin Strong
⭐⭐⭐ Laurence Pithie, Caleb Ewan e Max Kanter
⭐⭐ Oscar Onley, Axel Mariault, Natnael Tesfazion e Stephen Williams
⭐ Georg Zimmermann, Lucas Plapp, Louis Barré, Mathias Vacek e Elliot Schulz
Portugueses em Prova
Nenhum ciclista português estará presente na corrida.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a Cadel Evans Road Race em direto a partir das 2h00 no Tiz Cycling – https://tiz-cycling-live.io/livestream.php
Foto de Capa: Tim de Waele/Getty Images