Laurence Pithie de nível monumental conquista Cadel Road Race!

O neozelandês Laurence Pithie (Groupama – FDJ) venceu a Cadel Road Race, clássica australiana com 176.5km com partida e chegada em Geelong! Num final muito rápido e emocionante, Pithie foi o mais forte ao sprint num grupo reduzido, batendo o eritreu Natnael Tesfazion (Lidl – Trek) sobre o risco de meta, e o alemão Georg Zimmermann (Intermarché – Wanty). Os três chegaram praticamente lado a lado e foi preciso recorrer ao photofinish para encontrar o vencedor.

Uma fuga de australianos

A Cadel Road Race marcou a despedida do pelotão World Tour de terras australianas. A jornada começou com a rápida formação da fuga do dia, num grupo com quatro unidades de equipas locais. Jackson Medway e Zac Marriage (Team BridgeLane), e Joshua Cranage e Dylan Proctor-Parker (ARA | Skip Capital) foram os ciclistas que compuseram esta iniciativa, alcançando mais de 5min de vantagem. O pelotão manteve a corrida controlada, com a Israel – Premier Tech e a EF Education – EasyPost a assumirem o trabalho.

A 105km do fim, um dos homens em evidência neste pelotão, o britânico Oscar Onley (Team DSM – Firmenich PostNL) foi forçado a abandonar após uma queda. A corrida voltou a ter alguma ação na primeira subida a Challambra Crescent, a 60km da chegada, com os dois homens da Team BridgeLane a isolarem-se. Mais atrás, a Astana Qazaqstan Team liderava um pelotão que não teve qualquer movimentação. 14km depois, os dois homens intermédios foram alcançados.

Na segunda das quatro passagens em Challambra Crescent, a Lidl – Trek aumentou o ritmo no pelotão. Dario Cataldo (Lidl – Trek) era o homem ao trabalho, e deixou o pelotão bem alongado. A dupla escapada perdeu alguns segundos, mas manteve-se na dianteira. Foi só na terceira volta ao circuito que os dois foram alcançados, logo após nova subida. Mathias Vacek e Quinn Simmons (Lidl – Trek) lideravam o pelotão, após uma aceleração de Louis Barré (Arkea – B&B Hotels).

Volta final com ataques a cada km

A Lidl – Trek permaneceu na ofensiva após a subida. Bauke Mollema e Juan Pedro Lopez lançaram um ataque à vez, mas sem sucesso. A 18km do fim foi Lilian Calmejane (Intermarche – Wanty) a tentar escapar, mas também não foi capaz de se isolar. A última subida a Challambra Crescent foi decisiva, com a Israel – Premier Tech a tomar a iniciativa por Nick Schultz. Luke Plapp (Team Jayco – AlUla) e Jhonatan Narvaez (INEOS Grenadiers) também tentaram mexer, mas permaneceram na frente, num grupo de 20 unidades.

Na última passagem pela Melville Avenue Climb, uma curta mas explosiva rampa de 500m, Pithie e Archie Ryan (EF Education – EasyPost) procuraram atacar. O irlandês estava mais forte e conseguia mesmo abrir um espaço. O grupo rapidamente o alcançou, e a 4.4km do fim foi Plapp a atacar, sem sucesso. 500m depois, Quinn Simmons lançou um novo ataque e conseguiu cerca de 10s de vantagem. Ryan ainda tentou fazer a ponte, mas não foi capaz.

Foi já dentro do km final que Simmons foi alcançado, graças ao trabalho de Stephen Williams (Israel – Premier Tech) e Laurens de Plus (INEOS Grenadiers). A Lidl – Trek surgiu na frente para lançar o sprint para Tesfazion. O final foi rapidíssimo, e o eritreu parecia em posição de conseguir vencer, mas assim não sucedeu. Saído de trás, Pithie conseguiu desviar-se da concorrência para bater Tesfazion e conquistar a Cadel Road Race! Zimmermann vinha na roda do neozelandês, mas foi terceiro. Para Pithie foi a sua primeira vitória World Tour!

Nota ainda para Axel Mariault (Cofidis), sexto, após começar o sprint no último lugar do grupo.

O pódio da Cadel Road Race com Natnael Tesfazion, Laurence Pithie e Georg Zimmermann!
O pódio da Cadel Road Race com Natnael Tesfazion, Laurence Pithie e Georg Zimmermann!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock