Mathieu van der Poel volta às vitórias no X2O Trofee Hamme! Fem van Empel continua a sua série vitoriosa!
Os neerlandeses, Campeões do Mundo, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) e Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) venceram, esta tarde, a sexta prova do X2O Badkamers Trofee de 2023/2024, disputada no circuito de Hamme, na Bélgica.
Prova Masculina
O Campeão do Mundo Mathieu Van der Poel conquistou em Hamme a sua 11ª vitória da temporada. O neerlandês levou a melhor num grande duelo com o belga, Campeão da Europa, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal). O campeão belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) completou o pódio.
Pacificidade em prova
A prova dos elites masculinos começou com um arranque onde Niels Vandeputte (Alpecin-Deceuninck) assumiu logo a dianteira da corrida. No final da 1ª volta, a liderança era assumida pelo Campeão da Europa, Michael Vanthourenhout, que tinha atrás de si Mathieu van der Poel, Eli Iserbyt, Toon Vanderboosh (Crelan-Corendon), Niels Vandeputte e Lars van der Haar (Baloise-Trek Lions).
Na 2ª volta começou a aquecer, onde mesmo os corredores conseguindo ganhar curtos espaços entre eles, conseguiam sempre fechá-los. Na 3ª volta, o belga Jens Adams, o campeão espanhol Felipe Orts (La Vila Joiosa-Neteo) e o campeão britânico Cameron Mason (Cyclocross Reds) encostaram na frente, mas acabaram por perder o contacto na zona de troca de bicicletas, perdendo também o contacto Niels Vandeputte.
No início da 4ª volta, Orts acaba por cair no ‘S’, enquanto Vandeputte consegue fechar o espaço para a frente e Mason fica próximo dos corredores da frente, estando a escassos metros.
A arrancada feroz de Mathieu van der Poel
Perto de se acabar a 4ª volta, iam na frente 4 corredores: Mathieu van der Poel, Lars van der Haar, Michael Vanthourenhout e Eli Iserbyt. Enquanto Vanthourenhout e e van der Haar iam à 2ª box trocar de bicicleta, e Iserbyt ia mais atrás com a bicicleta à mão, van der Poel arranca e isola-se na frente, mas Vanthourenhout reage rapidamente e fecha o espaço entre as boxes e a reta da meta, seguindo na frente isolado com o campeão do mundo, vendo os restantes a circularem já a 10 segundos.
Na 5ª volta, os campeões da europa e do mundo seguiam sozinhos, e iam aumentando a vantagem para o grupo perseguidor, onde se tinha juntado Vandeputte. Aproximando-se o final da volta, van der Poel aumentou o ritmo e foi criando um espaço entre ele e Vanthourenhout, que no final dessa volta já era de 8 segundos, e os perseguidores seguiam a 32 segundos.
A partir da 6ª volta até ao final da 9ª, a corrida manteve-se sempre na mesma situação, onde Vanthourenhout ia cedendo uma curta vantagem a van der Poel e os perseguidores iam ficando já fora da disputa dos 2 primeiros lugares, entrando para a volta final com 1:08 de desvantagem. Na última volta ainda surgiu alguma ação, onde Vanthourenhout acabou por cometer um erro que o fez perder uns segundos e a dusputa pelo 3º lugar aqueceu, onde Iserbyt e Vandeputte atacaram e foram ganhando uma pequena margem relativamente aos outros que tencionavam disputar o lugar restante do pódio.
Finda a última volta, Mathieu van der Poel regressa ás vitórias após o azar na Taça do Mundo em Benidorm! Michael Vanthourenhout, apesar da luta que deu ao longo da corrida, termina em 2º lugar a 16 segundos do campeão do mundo. Eli Iserbyt foi o que saiu mais forte na luta com Niels Vandeputte, conseguindo assim alcançar o 3º lugar, tendo demorado mais 51 segundos.
A 2 provas do fim, Lars van der Haar manteve a liderança da geral. O neerlandês tem uma vantagem de 2:21 sobre Mathieu van der Poel. Eli Iserbyt segue em terceiro a 4:29. Cameron Mason está com o mesmo tempo do belga na geral e a luta pelo terceiro posto promete nas provas finais.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Feminina
A Campeã do Mundo Fem Van Empel conquistou mais uma vitória em Hamme e segue assim imbatível no X2O Trofee. A neerlandesa dominou de início ao fim e bateu as suas compatriotas Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) e Manon Bakker (Crelan – Corendon) por 1:08 e 1:38, respetivamente.
Campeã mundial supersónica e intocável
Na prova das elites femininas, o arranque foi desde logo dominado pela campeã do mundo, Fem van Empel. A neerlandesa da Visma-Lease a Bike impôs um ritmo que partiu logo com as concorrentes, sendo poucas aquelas que a conseguiram seguir após os primeiros momentos da 1ª volta, e rapidamente abriu um espaço para seguir isolada, terminando logo a 1ª volta com 12 segundos de avanço para Manon Bakker e Denise Betsema (Pauwels Sauzen-Bingoal).
A partir do final da volta inicial, Fem van Empel seguiu completamente sozinha, sendo que ninguém lhe conseguiu ganhar tempo ao longo de toda a prova. A restar ficou a luta pelo 2º e 3º lugares, que ficou desde o final da 2ª volta a ser disputada entre Manon Bakker e a campeã dos Países Baixos, Lucinda Brand. Manon Bakker começou a mostrar-se a mais forte mas a partir da 4ª volta foi ficando sem forças, vendo assim a neerlandesa da Baloise-Trek Lions a passar por ela e a começar de a deixar para trás.
A situação de corrida manteve-se assim até ao final, embora o 3º lugar de Manon Bakker começasse a ver uma ameaça com a aproximação da belga Laura Verdonschot (De Ceuster-Bonache). Após 6 voltas, Fem van Empel soma mais uma vitória, a sua 16ª vitória nesta temporada de ciclocrosse! Lucina Brand fecha em 2º lugar, demorando mais 1:08, tendo levado uma média de 11 segundos por volta. Manon Bakker acaba em 3º lugar, demorando mais 1:38 segundos que a campeã mundial.
Fem van Empel reforçou a sua liderança do X2O Trofee. A neerlandesa tem 8:13 sobre Lucinda Brand e 17:16 sobre Denise Betsema.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Amanhã continua a ação do ciclocrosse, com a 14ª e última prova da Taça do Mundo de ciclocrosse em Hoogerheide!
Foto de Capa: Jasper Jacobs