Mount Lofty para decidir o grande vencedor do Tour Down Under!

Disputa-se na madrugada deste domingo a última etapa do Tour Down Under, que nos promete um grande espetáculo na luta pela Camisola Laranja. A geral está completamente em aberto, com várias equipa a poderem ainda conquistar o Tour Down Under. O Mount Lofty irá ser decisivo e será onde se irá descobrir o vencedor da primeira corrida por etapas World Tour em 2024.

Perfil

A última etapa do Tour Down Under apresenta um percurso de 129.2km entre Unley e o Mount Lofty. O dia contará com dois sprints intermédios e três contagens de primeira categoria. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. O pelotão deverá controlar o ritmo e não deverá dar uma grande vantagem à fuga para que os favoritos à geral consigam lutar pela etapa.

Ao km 68.7, os ciclistas entram pela primeira vez no Mount Lofty, com 1.3km a 7.3%. O ritmo poderá já ser alto e o pelotão poderá perder algumas unidades. No topo da subida, os ciclistas passarão a primeira vez pela meta, e completarão duas voltas ao circuito local, onde já haviam entrado em Stirling. A 31.4km do fim, os ciclistas passam pela segunda vez no Mount Lofty. O ritmo deverá ser ainda mais alto e o pelotão deverá ficar mais pequeno.

A última volta deverá ser feita a uma velocidade elevada. O momento decisivo irá ser a última subida ao Mount Lofty. Alguns ataques deverão acontecer, com os principais favoritos a estarem no centro das atenções. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.

O Perfil da última etapa do Tour Down Under
O perfil da sexta e última etapa do Tour Down Under

Favoritos

Oscar Onley (Team DSM – Firmenich PostNL) parte como principal favorito para a etapa final. Onley continua a mostrar evolução temporada após temporada. O Mount Lofty é parecido às subidas da Cro Race de 2022, onde Onley teve grandes duelos com Jonas Vingegaard. O jovem britânico esteve soberbo na Willunga Hill e pode usar a sua explosividade para vencer a etapa e a geral.

Stephen Williams (Israel – Premier Tech) e Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers) são os maiores adversários de Onley. Williams é o camisola laranja e está com o mesmo tempo do seu compatriota na geral. Williams também é conhecido por ser bastante explosivo, e de certeza que vai fazer de tudo para tentar vencer a geral. Já o equatoriano, que está a 5s do líder, tem um forte sprint e é bastante explosivo, mas terá de mexer na corrida para tentar ganhar os segundos necessários para vencer a geral.

Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) não está no seu melhor nível, mas tem capacidade para lutar pela vitória. Na geral, o francês está a 13s, e terá de atacar para tentar vencer o Tour Down Under. Simon Yates (Team Jayco – AlUla) venceu no Mount Lofty em 2023. O britânico não está na sua melhor forma, mas, mesmo assim, não deve ser descartado da luta pela etapa e pela geral. Bart Lemmen (Team Visma | Lease a Bike) surpreendeu na Willunga Hill. O neerlandês mostrou a sua qualidade e tem aqui mais uma oportunidade para confirmar o porquê de a Visma o ter contratado.

Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) está a apenas 5s da liderança. O mexicano continua a mostrar o seu grande talento, e poderá mexer na corrida para tentar vencer a geral. Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) parece estar num bom nível. O neozelandês pode mexer na corrida para tentar vencer a etapa e para tentar entrar no top10 da geral.

Axel Mariault (Cofidis) está em boa forma. O francês dá-se bem nestas subidas explosivas e irá fazer de tudo para se manter no top10 da geral. Damien Howson (Australia National Team) parece continuar com o bom momento de 2023 em nova temporada. O australiano não tem medo de arriscar e poderá atacar para tentar vencer a etapa.

Nota ainda para Valentin Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale Team), Jack Haig (Bahrain Victorious), Roger Adrià (BORA – hansgrohe), Rúben Guerreiro (Movistar Team) e Nick Schultz (Israel – Premier Tech), que podem terminar nos 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Oscar Onley
⭐⭐⭐⭐ Stephen Williams e Jhonnatan Narvaez
⭐⭐⭐ Julian Alaphilippe, Simon Yates e Bart Lemmen
⭐⭐ Isaac Del Toro, Finn Fisher-Black, Axel Mariault e Damien Howon
⭐ Valentin Paret-Peintre, Jack Haig, Roger Adrià, Rúben Guerreiro e Nick Schultz

Portugueses em Prova

António Morgado (UAE Team Emirates) e Rúben Guerreiro (Movistar Team) são os portugueses presentes, e estarão com os dorsais #4 e #123, respetivamente.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a etapa 6 do Tour Down Under em direto, a partir das 00:30, no Tiz Cycling – https://tiz-cycling-live.io/livestream.php

Foto de Capa: Chris Auld

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock