Stephen Williams conquista Tour Down Under com vitória na etapa final!
O britânico Stephen Williams (Israel – Premier Tech) venceu a última etapa do Tour Down Under, uma ligação de 129.2km entre Unley e o Mount Lofty, batendo ao sprint o equatoriano Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers) e o mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates).
A última etapa do Tour Down Under começou com um ritmo alto. Com pouco mais de 5km percorridos, Chris Harper (Team Jayco-AlUla) atacou e ficou com uma ligeira vantagem. O australiano foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia, mas acabou por ser alcançado metros depois.
A aventura da fuga do dia com António Morgado
A cerca de 110km do fim, Jacopo Mosca (Lidl – Trek), Stefan De Bod (EF Education – EasyPost) e Gil Gelders (Soudal Quick-Step) atacaram e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, António Morgado (UAE Team Emirates), Simon Geschke (Cofidis), Maurice Ballerstedt (Alpecin – Deceuninck) e Franck Bonnamour (Decathlon AG2R La Mondiale Team) saltaram do pelotão e fizeram a ponte para o grupo da frente.
A 71km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Ballerstedt foi buscar a pontuação máxima. O grupo da frente tinha uma vantagem de 3:45 sobre o pelotão. 13km depois, na segunda contagem de montanha do dia, na primeira passagem pelo Mount Lofty, Gelders foi o primeiro a passar no topo. A 49km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Mosca foi buscar a pontuação máxima.
A 30km do fim, António Morgado atacou, mas o português não conseguiu sair do grupo da frente. Gelders acabou por ser o primeiro a passar no topo do Mount Lofty pela segunda vez. Logo a seguir, De Bod atacou, mas também não conseguiu isolar-se. O pelotão aumentou bastante o ritmo e o grupo da frente tinha apenas 45s de vantagem. Os sete da frente estavam a conseguir resistir ao forte ritmo do pelotão, que estava com dificuldades em diminuir a vantagem.
A 7km da meta, uma grande queda aconteceu no pelotão, na qual ficaram envolvidos Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) e Axel Mariault (Cofidis). Os dois perderam aqui as suas aspirações de terminar no top10 da geral. Na frente da corrida, Geschke acabou por ceder. A 5.3km da meta, Morgado atacou, mas não conseguiu isolar-se na frente da corrida. 800 metros depois, Gelders atacou e foi apenas seguido por Morgado. O português ainda contra atacou, mas os dois foram alcançados poucos metros depois.
As decisões pela geral no Mount Lofty
A 2km da meta, Chris Harper (Team Jayco – AlUla) impunha um ritmo alto no pelotão. 400 metros depois, Del Toro atacou e foi seguido por Laurence Pithie (Groupama – FDJ) e Narvaez. Poucos metros depois, Bart Lemmen (Team Visma | Lease a Bike) e Williams fizeram a ponte para os três da frente. Oscar Onley (Team DSM – Firmenich PostNL) tentou fazer a ponte, mas não teve pernas.
A cerca de 1km da meta, Pithie aproveitou a marcação dos outros quatro e atacou, conseguindo uma ligeira vantagem. Poucos metros depois, Del Toro atacou e foi seguido por Narvaez e Williams. Os três passaram diretos por Pithie. Nos metros finais, os três começaram a marcar-se. A cerca de 200 metros da meta, quando Lemmen reentrou no grupo da frente, Williams lançou o sprint final e o britânico acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua primeira vitória da temporada.
Lemmen fez mais uma excelente etapa e foi quarto, com o mesmo tempo do vencedor. Pithie fez uma excelente subida final e acabou por ser quinto a 3s. Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) foi o mais forte ao sprint do reduzido pelotão, para ser sexto a 10s. Simon Yates (Team Jayco-AlUla) e Onley chegaram no pelotão.
Rúben Guerreiro (Movistar Team) foi 17º a 10s, o que lhe valeu a subida para o 14º lugar na geral, a 1:02. António Morgado fez uma bela etapa na fuga, foi o combativo do dia, e terminou em 56º, a 1:24. Na geral, o jovem português foi 47º a 3:44.
Stephen Williams é o grande vencedor do Tour Down Under, batendo Jhonnatan Narvaez por 9s e Isaac Del Toro, o melhor jovem, por 11s. Sam Welsford (BORA – hansgrohe) venceu a classificação por pontos e Luke Burns (Australia National Team) venceu a classificação da montanha. A Decathlon AG2R La Mondiale Team foi a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: SprintCyclingAgency