O último monumento do ano! Será este o adeus perfeito de Roglic?
Chega-nos hoje o último momento do ano para os melhores ciclistas do pelotão se mostrarem, e depois de alguns momentos atribulados no pós-Vuelta e cheio de polémica, está na hora da Il Lombardia, o quinto e último monumento do ano onde vão estar presentes muitas caras conhecidas.
Perfil
A Il Lombardia 2023 apresenta-nos uma prova de 238km com um terreno de constante sobe e desce, apresentando 7 subidas bastantes decisivas pelo meio, como a Madonna Del Ghisallo, a subida a Roncola, em Berbenno, no Passo Della Crocetta, em Zambla Alta, no Passo Di Ganda e a parede em Colle Aperto a 4km do final, em que as duas últimas podem ser bastante decisivas em caso de termos um grupo isolado na frente.
Favoritos
O esloveno Primoz Roglic (Jumbo – Visma) é o grande favorito para a Il Lombardia. Depois de confirmada a sua transferência para Bora – hansgrohe, esta será a sua última corrida pela Jumbo e não haverá melhor maneira de dizer adeus do que a ganhar um último monumento pela equipa. Depois de já ter batido 2 vezes ao sprint o compatriota Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) neste mês de clássicas, é claramente o favorito a vencer. Tadej Pogacar e Remco Evenepoel (Soudal Quick – Step) serão os maiores adversários de Roglic. O esloveno já venceu um monumento este ano, bem como venceu as últimas duas edições da Il Lombardia, mostrando-se um claro favorito à vitória final, mas este não conseguiu vencer ao sprint Roglic por Itália neste outono. Já Remco Evenepoel não corre desde a La Vuelta, mas é sempre um favorito a vencer qualquer clássica por onde corre, com os seus ataques de longe, onde podemos ver o belga a tentar isso e conseguir eventualmente a vitória.
O equatoriano Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) é um ciclista que se dá bem em corridas como a de hoje, e tem estado bem nestas clássicas de outono, podendo aproveitar a desatenção dos favoritos ou das suas marcações para causar uma surpresa. Aleksandr Vlasov (Bora – hansgrohe) tem estado bem e sempre a acompanhar os favoritos, mostrando que é alguém em que tem de ter atencão, e é para se ter em conta no dia de hoje. O jovem espanhol Carlos Rodriguez (INEOS Grenadiers) vai ser o líder da sua equipa para esta prova, e depois de um top-10 na Tre Valli Varesine, este claramente quer melhorar e terminar a época na melhor maneira possível, e um top-5 aqui seria isso!
Simon Yates (Team Jayco – AlUla) é alguém para se ter em conta no dia de hoje, onde não se pode descartar ele para estar no grupo dos favoritos, em que estará na luta pelo top-5. Enric Mas (Movistar Team) será a aposta da sua equipa para o dia de hoje, sobe bem, aparenta estar bem e é claramente alguém que irá estar nos 10 primeiros e a lutar pelos 5 primeiros. Michael Woods (Israel – Premier Tech) está bastante bem nestas clássicas de outono, onde esteve sempre a lutar pelo top-5 e com mais uma corrida a condizer com as suas características, não seria surpreendente ver o seu nome a acabar nos 5 primeiros lugares. O espanhol Ion Izagirre (Cofidis) esteve presente no top-10 nas clássicas italianas em que correu, encontrando aqui mais um dia bom para si, onde será aposta da equipa e contará com a ajuda de Guillaume Martin, sendo alguém que irá estar entre os melhores.
Nota ainda para Rui Costa (Intermacé – Circus – Wanty), Ben O’Connor (AG2R Citröen Team), Marc Hirschi e Adam Yates (UAE Team Emirates), Romain Bardet (Team DSM) e Ilan Van Wilder (Soudal Quick – Step) que podem terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic
⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar e Remco Evenepoel
⭐⭐⭐ Richard Carapaz, Aleksandr Vlasov e Carlos Rodriguez
⭐⭐ Simon Yates, Enric Mas, Michael Woods e Ion Izagirre
⭐ Rui Costa, Ben O’Connor, Marc Hirschi, Adam Yates, Romain Bardet e Ilan Van Wilder
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 2, a partir das 9:15!
Foto de Capa: Getty Images