Tadej Pogacar faz o Hat-trick na Il Lombardia com exibição dominadora! Rui Costa fecha em 13º!

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu o último monumento de 2023, a Il Lombardia, juntando-se assim a Alfredo Binda e Fausto Coppi como os únicos ciclistas a venceram a mítica clássica italiana pela terceira vez consecutiva. O italiano Andrea Bagioli (Soudal Quick – Step) impôs-se ao sprint para ser segundo a 52s. O esloveno Primoz Roglic (Jumbo – Visma) completou o pódio.

Andrea Bagioli foi o mais forte no sprint pelo segundo lugar (Foto: Tim de Waele/Getty Images)

A corrida começou com algumas tentativas de ataque com Thomas De Gent (Lotto Dstny), Nicolas Prodhomme (AG2R Citröen Team), Samuele Battistella (Astana Qazaqstan Team), Nicolò Buratti (Bahrain – Victorious), Simon Geschke (Cofidis), Mattia Bais (EOLO – Kometa Cycling Team), Asbjorn Hellemose (Lidl – Trek), Kamil Malecki (Q36.5 Pro Cycling Team), Paul Ourselin (TotalEnergies) e Jacob Eriksson (Tudor Pro Cycling Team) a formarem a fuga do dia. A 220km do fim, Tobias Bayer e Nicola Conci (Alpecin-Deceuninck), Ben Swift (Ineos Grenadiers), Alex Tolio e Martin Marcellusi (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè) e Nils Brun (Tudor Pro Cycling Team) saltaram do pelotão e tentavam juntar-se ao grupo da frente.

3km depois, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Remco Evenepoel e Mauri Vansevenant (Soudal – Quick Step), Sam Oomen (Jumbo – Visma), Sjoerd Bax (UAE Team Emirates) e Giovanni Aleotti (BORA – hansgrohe). Remco Evenepoel, um dos favoritos do dia, voltou rapidamente ao pelotão, mas ficou com algumas marcas que de certeza que lhe marcaram para o resto da corrida. A 202km do fim, o grupo perseguidor juntou-se aos dez da frente.

A fuga do dia (Foto: Il Lombardia)

A EF Education – EasyPost e a Jumbo – Visma eram as equipas que controlavam a corrida, com a fuga a nunca passar dos 5 minutos de vantagem sobre o pelotão, nos primeiros 100km da prova. A 124km do final Nils Brun atacou, o suíço conseguiu uma pequena vantagem, mas foi alcançado em menos de 6km. A 113km do fim a Soudal – Quick Step começava a acelerar no pelotão e metia muita gente em dificuldade. Na frente da corrida, o ritmo também aumentou, algumas ciclistas acabaram por ceder e foram sendo alcançados pelo pelotão.

A 82km do final Oscar Onley (Team DSM) e Ben Healy (EF Education – EasyPost) atacaram com o objetivo de fazerem a ponte para a frente da corrida. Pouco depois Ilan Van Wilder (Soudal Quick – Step), Attila Valter (Jumbo – Visma) e Diego Ulissi (UAE Team Emirates) tentavam contra-atacar, mas não obtiveram qualquer sucesso. Por esta altura, um dos favoritos do dia Enric Mas (Movistar Team) abandonava a corrida. Uma queda na fase inicial da corrida deixou muitas marcas ao espanhol que cedeu quando o ritmo a corrida da corrida aumentou.

A cerca de 72 km do fim, Oscar Onley e Ben Healy juntaram-se ao grupo da frente. 8km depois, Matteo Jorgenson (Movistar Team), Richard Carapaz e Esteban Chaves (EF Education – EasyPost), Mikel Landa (Bahrain – Victorious) e Jakob Fulgsang (Israel – Premier Tech) ficaram envolvidos numa queda. Carapaz e Jorgenson rapidamente voltaram à bicicleta e voltaram ao pelotão. Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) ficou preso na queda, mas o francês também conseguiu reentrar no pelotão. Poucos kms depois, na frente da corrida, Healy impunha um ritmo alto e só Martin Marcellusi tinha capacaidade para o seguir.

Rui Costa numa das subidas do dia (Foto: Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2023)

A 41km do fim, Ben Healy conseguiu isolar-se na frente da corrida. 3km depois Adam Yates (UAE Team Emirates) atacou e foi seguido por Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), mas o francês não seguiu o britânico muito tempo pois o pelotão partiu e começou a esperar por Remco Evenepoel que estava a passar dificuldades. O português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) estava bem, mas já não tinha capacidade para seguir o ritmo do pelotão. Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe), Primoz Roglic, Tadej Pogacar, Michael Woods (Israel – Premier Tech), Carlos Rodriguez (INEOS Grenadiers), Simon Yates e Chris Harper (Team Jayco AlUla), Andrea Bagioli e Fausto Masnada (Soudal Quick-Step) e Richard Carapaz fizeram a ponte para Adam Yates e passaram diretos por Ben Healy.

A 35km do fim, Michael Woods atacou e foi seguido por Andrea Bagioli, Richard Carapaz, Aleksandr Vlasov, Adam Yates, Simon Yates e Chris Harper. Primoz Roglic e Tadej Pogacar ficaram a marcar-se e estavam num grupo com Carlos Rodriguez, Antonio Tiberi (Bahrain – Victorious) e Fausto Masnada. Pouco depois Tadej Pogacar acelerava e fazia a ponte para o grupo da frente. Primoz Roglic impôs o seu ritmo e ia com Carlos Rodriguez na roda a tentar fazer a ponte para o grupo da frente. Quando os dois estavam perto de reentrar, Tadej Pogacar atacou e isolou-se na frente da corrida. Aleksandr Vlasov saltou do grupo, segundos depois, e chegou ao esloveno.

Primoz Roglic passou para o comando do grupo perseguidor e levou consigo Simon Yates, Andrea Bagioli e Carlos Rodriguez. Richard Carapaz tentou mas não tinha capacidade para seguir este grupo. Adam Yates ia a seu ritmo e mantinha este grupo à vista. A 31.5km da meta, Primoz Roglic atacou e fez a ponte para o grupo da frente. Poucos metros depois, Simon Yates e Andrea Bagioli também se juntaram aos três da frente. 500 metros depois, Tadej Pogacar viu que estava a começar a abrir um ligeiro espaço a descer e atacou. Não houve cooperação entre Primoz Roglic, Simon Yates e Andrea Bagioli e acabaram por receber a companhia de Carlos Rodriguez e Adam Yates. O esloveno conseguiu uma vantagem de 27s e o grupo perseguidor tentava mas não conseguia reduzir a vantagem.

Tadej Pogacar na última subida do dia (Foto: Il Lombardia)

A 14km da meta, Richard Carapaz conseguiu juntar-se ao grupo perseguidor. 2km depois, Tadej Pogacar estava a sofrer com cãibras, o esloveno acabou por receber algo do carro para se alimentar e conseguiu impor o seu ritmo. A 10km da meta, a vantagem de Tadej Pogacar era de 47s sobre o grupo perseguidor e de 1:40 sobre um terceiro grupo onde estava Remco Evenepoel e Rui Costa. Marc Hirschi (UAE Team Emirates), que estava no terceiro grupo, sofreu uma queda feia após tocar na roda de Remco Evenepoel, o suíço conseguiu voltar à bicicleta e reentrou no pelotão.

Com uma má colaboração no grupo perseguidor, rapidamente a diferença foi aumentando, e a vitória já não fugia a Tadej Pogacar que se juntou assim a Fausto Coppi e a Alfredo Binda como os únicos ciclistas da história a terem vencido a Il Lombardia três vezes seguidas.

Na subida final, Primoz Roglic passou a dificuldades, mas o esloveno conseguiu reentrar no grupo perseguidor que apenas perdeu Richard Carapaz. No sprint pelo segundo lugar, Andrea Bagioli conseguiu ser o mais forte, o italiano está finalmente a confirmar o seu grande potencial e será um dos ciclistas que promete na próxima temporada na sua nova equipa, a Lidl-Trek. Primoz Roglic sofreu, mas o esloveno sofreu, mas conseguiu finalmente o seu primeiro pódio na Lombardia após ser mais forte que Aleksandr Vlasov e Simon Yates.

Rui Costa lutou ao sprint pelos dois lugares finais do top10 (Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2023)

Rui Costa estava no grupo que estava a lutar pelos dois últimos lugares do top10, o português acabou por não conseguir ser mais forte ao sprint que Remco Evenepoel, Andreas Kron (Lotto Dstny), Romain Bardet (Team DSM-Firmenich) e Michal Woods e terminou em 13º a 1:26. O português fechou num grande nível a fantástica temporada que está fazer onde para além de voltar ao seu melhor nível, conseguiu voltar às vitórias em grandes voltas e onde voltou a vencer uma corrida por etapas.

Na sua despedida do ciclismo, Thibaut Pinot terminou em 37º a 8:52. O francês terminou a sua carreira numa prova onde conquistou a sua maior vitória em 2018. Pinot estará na lista como um dos melhores trepadores franceses da história e não serão esquecidas todas as suas vitórias em corridas World Tour e o seu terceiro lugar no Tour de France de 2014.

Thibaut Pinot na curva “PINOT” com os seus fãs (Foto: Il Lombardia)

Pódio Final

Pódio Final com Andrea Bagioli – Tadej Pogacar – Primoz Roglic

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock