Primoz Roglic e Jumbo-Visma buscam nova vitória na etapa 14 da La Vuelta a España!
Disputa-se hoje a décima quarta etapa que nos promete mais uma grande batalha pela etapa e pela classificação geral. A Jumbo – Visma poderá controlar o ritmo da etapa e a vantagem da fuga para tentar conquistar mais uma etapa com um dos seus ciclistas, mas também podemos ter a equipa neerlandesa a impor um ritmo tranquilo para que a fuga consiga vingar.
Perfil
A décima quarta etapa da La Vuelta a España apresenta um percurso de 156.2km entre Sauveterre-de-Béarn e Larra-Belagua, e contará com um sprint intermédio, uma contagem de terceira categoria, uma contagem de primeira categoria e duas contagens de especial, onde uma delas tem bonificações. A etapa deverá começar com diversas tentativas de ataque e deverá ser difícil a formação da fuga do dia. Na primeira contagem do dia, o Col Hourcére, 11.1km a 8.7%, o ritmo deverá ser alto e poderemos ver a corrida a começar a partir. Logo a seguir, os ciclistas vão subir o Puerto de Larrau, 14.9km a 8%, que também nos promete mexidas na corrida. Se não houver e o grupo da frente for o do camisola vermelha, poderemos ver os favoritos a tentar ir buscar bonificações.
Antes de chegaram à subida final, os ciclistas passam por uma contagem de terceira categoria o Puerto de Laza que não deve fazer diferenças. Após esta contagem, os ciclistas demoram cerca de 20kms a chegar à subida final, o Puerto de Belagua, 9.5km a 6.3%. A fase mais dura da subida são os primeiros 7kms e deverão ser aí aonde acontecerão os principais ataques. Os últimos 2kms são bastante tranquilos e não deverão fazer muitas diferenças. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.
Favoritos
Primoz Roglic (Jumbo – Visma) parte como principal favorito para a etapa de hoje. Roglic está a andar muito bem, a etapa de hoje é muita boa para as características do esloveno que pode bisar nesta Vuelta. Jonas Vingegaard e Sepp Kuss (Jumbo – Visma) também podem acabar por vencer a etapa de hoje. Vingegaard e Kuss também estão a andar muito bem e qualquer um dos dois pode vencer a etapa, mas tudo dependerá da tática da Jumbo na etapa.
Juan Ayuso (UAE Team Emirates) está a andar muito bem e se o espanhol quiser subir ao pódio da geral, terá de mexer na corrida para tentar fazer com que um dos homens da Jumbo ceda. Enric Mas (Movistar Team) está num belo nível e o espanhol também poderá mexer na corrida para tentar vencer a etapa e para tentar ganhar lugares na geral. Cian Uijtdebroeks (Bora-Hansgrohe) continua a mostrar o seu enorme talento, o belga tem aqui mais uma etapa ao seu estilo e poderá atacar para tentar vencer a etapa e para tentar aproximar no top5 da geral.
Mikel Landa (Bahrain Victorious) mostrou-se bem na etapa 13 e o espanhol poderá mexer na corrida para tentar ganhar tempo e subir posições na geral. Michael Storer (Groupama-FDJ) de certeza que vai tentar integrar a fuga para tentar se tornar no novo líder da classificação da montanha e o australiano também poderá acabar por lutar pela etapa. Romain Bardet (Team DSM-Firmenich) tem aqui mais uma etapa onde poderá tentar integrar a fuga para tentar conquistar a tão desejada etapa nesta Vuelta. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) teve um dia mau na última etapa e depois de ter perdido bastante tempo, o belga poderá tentar ir para a fuga para tentar vencer a etapa.
Nota ainda para Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe), Steff Cras (TotalEnergies) e Marc Soler e João Almeida (UAE Team Emirates) que podem terminar nos 10 primeiros e para Max Poole (Team DSM-Firmenich) que pode ir para a fuga para tentar vencer a etapa.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic
⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard e Sepp Kuss
⭐⭐⭐ Juan Ayuso, Enric Mas e Cian Uijtdebroeks
⭐⭐ Mikel Landa, Michael Storer, Romain Bardet e Remco Evenepoel
⭐ Aleksandr Vlasov, Steff Cras, Marc Soler, João Almeida e Max Poole
Presença Portuguesa
João Almeida e Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), Nelson Oliveira (Movistar Team) e André Carvalho (Cofidis) #12, #13, #131, #147 e #154, respetivamente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1, a partir das 11:30h!
Foto de capa: La Vuelta