Será em Fafe o dia de Maurício Moreira?
Arranca hoje a etapa 8 da 84ª edição da Volta a Portugal Continente com a chega a Fafe, após a etapa 7 na Serra do Larouco, que ditou Colin Stüssi (Team Vorarlberg) como o novo camisola amarela!
Perfil
A etapa 8 da Volta a Portugal tem como partida em Boticas e chegada em Fafe, num total de 146.7km. O dia conta com 3 contagens de montanha, duas de terceira categoria, em Alturas do Barroso e na Casa do Penedo, e uma de quarta categoria, em Golães. A etapa conta também com três sprints intermédios, em Salamonde, na Póvoa de Lanhoso e em Fafe. É uma jornada bastante acidentada, mas que deverá ficar para fuga, com o pelotão a poupar pernas para aquela que poderá ser a jornada mais dura desta Volta a Portugal, a subida à Senhora da Graça.
Favoritos
Maurício Moreira (Glassdrive – Q8 – Anicolor) é o grande favorito para o dia de hoje. O uruguaio tem estado a trabalhar para a equipa, mostrando que está bem, apesar do mau dia na Serra da Estrela, encontrando aqui a oportunidade perfeita para ganhar uma etapa, através da fuga. Tiago Antunes (Efapel Cycling) e Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) são os principais adversários de Maurício Moreira. Antunes guardou-se no dia de ontem, poupando as pernas, podendo ser uma indicação que tem como objetivo atacar a etapa de hoje através da fuga, sendo um candidato a vencer a mesma se o fizer. Luís Gomes encontra-se longe da luta pela geral depois de ontem, mas encontra aqui uma excelente oportunidade para dar uma vitória à sua equipa, podendo o fazer através da fuga.
Hugo Nunes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) pode ser alguém que ataque através da fuga, principalmente com César Fonte a tentar poupar-se para poder atacar a camisola da montanha, encontrando aqui a oportunidade perfeita para atacar a etapa, sendo um claro candidato aos cinco primeiros. Iñigo Elosegui (Equipo Kern Pharma) é um candidato a poder ir para a fuga, principalmente com a sua equipa a ter perdido o seu líder Jon Agirre, podendo dar aqui uma vitória à equipa, podendo lutar pela etapa no dia de hoje. Ivo Pinheiro (ABTF Betão – Feirense) esteve bem no dia de ontem, a trabalhar para a equipa, mas hoje encontra um dia diferente, em que pode ir para a fuga e tentar dar uma vitória à equipa, sendo um dos candidatos para o dia de hoje.
Adrián Bustamante (Kelly – Simoldes – UDO) encontra aqui um terreno que lhe assenta muito bem, e com o tempo que tem para a frente, pode muito bem ir para a fuga e tentar algo, sendo um candidato aos lugares cimeiros. Joaquim Silva (Efapel Cycling) caso não fique para proteger Henrique Casimiro, pode ser outra ficha para a equipa poder apostar na fuga, bem como para tentar vencer a etapa, em que é alguém que pode terminar nos primeiros lugares. Bruno Silva e João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) estiveram bem na etapa de ontem, mas em situações diferentes. Bruno Silva esteve na fuga ontem, e aguentou-se ainda um bocado no grupo dos favoritos, mostrando que está bem e que pode ser alguém para levar a etapa de hoje, dando uma quarta vitória à equipa. João Matias não sobe tão bem, mas tem estado bem, ajudando ontem Liñarez a atacar o primeiro sprint intermédio, passando muito bem numa subida dura, onde se conseguir chegar à frente é um claro candidato a levar a vitória ou a ficar nos primeiros lugares.
Nota ainda para Rafael Reis (Glassdrive – Q8 – Anicolor), Leangel Liñarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), Ivan Cobo (Equipo Kern Pharma), Samuel Blanco e Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) que podem terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Maurício Moreira
⭐⭐⭐⭐ Tiago Antunes e Luís Gomes
⭐⭐⭐ Hugo Nunes, Iñigo Elosegui e Ivo Pinheiro
⭐⭐ Adrián Bustamante, Joaquim Silva, Bruno Silva e João Matias
⭐ Rafael Reis, Leangel Liñarez, Ivan Cobo, Samuel Blanco e Delio Fernandez
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na RTP1, a partir das 15h!
Foto de Capa: João Fonseca