Oier Lazkano leva espanhóis ao rubro e vence a etapa 4 da Vuelta a Burgos!
O campeão espanhol Oier Lazkano (Movistar Team) venceu a quarta etapa da Vuelta a Burgos, uma ligação de 157km entreSanta Gadea del Cid e Pradoluengo, batendo ao sprint o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious). O espanhol Raúl Garcia Pierna (Equipo Kern Pharma) foi terceiro a 3s.
A quarta etapa começou com diversas tentativas de ataque com um grupo de nove ciclistas a ficar na frente da corrida, mas esse grupo foi rapidamente alcançado. A 149km do fim, Jay Vine (UAE Team Emirates), Oier Lazkano, Jonathan Caicedo (EF Education-EasyPost), Gianluca Brambilla (Q36.5 Pro Cycling Team) e Joan Bou (Euskaltel-Euskadi) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. 3km depois, Santiago Buitrago, Martín Lopez (Astana Qazaqstan Team), Matteo Fabbro (Bora-Hansgrohe) e Raúl Garcia Pierna saíram do pelotão e juntaram-se ao grupo da frente.
A cerca de 145km do fim, na primeira contagem do dia, Fabbro foi o primeiro a passar no topo. 45km depois, a fuga do dia tinha quase 4:00 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Jumbo – Visma. A 75km do fim, na segunda contagem do dia, Fabbro foi novamente o mais forte e foi buscar a pontuação máxima.
Os nove da frente estavam a andar muito bem e a 10km da meta, tinham 2:05 de vantagem sobre o pelotão. O pelotão aumentou o ritmo, mas a vantagem da fuga a 5km da meta, era ainda de 1:30 e a vitória ia garantidamente ser disputada pela fuga do dia. A 2.1km da meta, os ciclistas presentes na fuga do dia entraram na subida final que tinha 4.9% de inclinação. A 1.1km da meta, Brambilla atacou, mas o italiano foi rapidamente alcançado. Poucos metros depois, Garcia Pierna também tentou isolar-se na frente da corrida, mas Caicedo não deixou o espanhol ganhar um espaço importante.
A 450 metros da meta, Bou atacou, mas Lazkano não deixou o seu compatriota ganhar um espaço imporante. A cerca de 270 metros da meta, Lazkano acelerou com Garcia Pierna e Buitrago na sua roda. Poucos metros depois, Garcia Pierna deixou de ter capacidade para seguir Lazkano. Buitrago teve de fechar um ligeiro espaço, mas conseguiu colocar-se na roda do campeão espanhol. Lazkano e Buitrago saíram da última curva lado a lado, e nos últimos metros, o espanhol foi mais forte que o colombiano para vencer pela quarta vez nesta temporada. Garcia Pierna aguentou o forte sprint de Caicedo e Brambilla, nos últimos metros, e foi terceiro. Vine mostrou fragilidades por causa da queda que sofreu ontem e foi apenas 9º a 5s.
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 90º a 5:12.
Primoz Roglic (Jumbo – Visma) chegou seguro no pelotão e segue líder da classificação geral. Adam Yates (UAE Team Emirates) manteve a liderança da classificação da montanha, Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe) segue líder da classificação por pontos e Javier Romo (Astana Qazaqstan Team) segue líder da juventude.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Getty Images