Conseguirá Delio Fernandez fazer o “bis” na Guarda?
Arranca hoje a etapa 6 da 84ª edição da Volta a Portugal Continente com uma difícil chegada à Guarda, após a etapa Rainha da Volta a Portugal, com a mítica subida à Torre, a ditar Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) como vencedor da etapa e o novo camisola amarela da prova!
Perfil
A etapa 6 da Volta a Portugal tem como partida Penamacor e chegada Guarda, num total de 168.5km. O dia conta com 6 contagens de montanha, uma segunda categoria, em Videmonte e cinco de terceira categoria, na Sortelha, três na Guarda e uma outra em Aldeia Viçosa. A etapa conta também com três sprints intermédios, em Penamacor, no Sabugal e em Trinta. É uma jornada de montanha e que poderá fazer mais diferenças, e em que alguma quebra se poderá pagar muito caro em termos de tempo perdido.

Favoritos
Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) é o grande favorito para o dia de hoje. O espanhol está em grande forma, venceu na Torre e é o atual líder da prova, podendo ganhar mais segundos nesta etapa. Colin Stüssi (Team Vorarlberg) e Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi) são os principais adversários de Delio Fernandez. O suíço esteve muito bem ontem, e foi o principal perigo para o espanhol, ficando apenas a 6s na etapa, e está a apenas 5s na geral, encontrando amanhã a oportunidade perfeita para conseguir a camisola amarela. Juaristi esteve muito bem no dia de ontem, acabando em terceiro na etapa, e está a 10s da camisola amarela, podendo também agitar a corrida em busca da amarela.
Frederico Figueiredo (Glassdrive – Q8 – Anicolor) e a sua equipa não corresponderam às expectativas no dia de ontem, mas o português evitou perdas grandes, encontrando-se apenas a 1:22 do líder, pelo que hoje podemos esperar uma Glassdrive muito atacante. António Carvalho (ABTF Betão – Feirense) está a ficar melhor de dia para dia, podendo atacar hoje de modo a diminuir a diferença e controlar até às últimas duas etapas, onde pode ter vantagem, principalmente no contrarrelógio. Henrique Casimiro (Efapel Cycling) é o líder da sua equipa e esteve bem no dia de ontem, fechando no top5, e estando a 41s de Fernandez, podendo hoje ganhar também alguns segundos.
Camilo Ardilla (Burgos – BH) esteve muito bem no dia de ontem, e tentou atacar em alguns momentos, mostrando-se bem, apesar de ter terminado em oitavo, pelo que hoje vai ser um dos favoritos a terminar nos lugares cimeiros. Jesus Del Pino (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) encontra-se bem, ficou em quarto lugar ontem, mas hoje tem um dia que não lhe assenta tão bem. Apesar disso, será também um candidato ao top10. Yesid Pira (Caja Rural – Seguros RGA) esteve bastante ofensivo na Torre, mas não foi além de um 13º lugar. Apesar disso, o colombiano tem todas as capacidades para poder ganhar tempo hoje e terminar nos lugares cimeiros. Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) veio de trás para a frente ontem e fez uma excelente etapa, que o colocou no 15º lugar na geral e na liderança da juventude. Hoje, encontra uma etapa mais explosiva e em que pode mexer, de modo a ajudar António Carvalho, e é por isso um candidato a terminar nos lugares cimeiros.
Nota ainda para Mikel Iturria (Euskaltel – Euskadi), Oscar Cabedo (Team Vorarlberg), Gonçalo Leaça (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car) , Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) e Artem Nych (Glassdrive – Q8 – Anicolor), que podem terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Delio Fernandez
⭐⭐⭐⭐ Colin Stüssi e Txomin Juaristi
⭐⭐⭐ Frederico Figueiredo, António Carvalho e Henrique Casimiro
⭐⭐ Camilo Ardilla, Jesus Del Pino, Yesid Pira e Afonso Eulálio
⭐ Mikel Iturria, Oscar Cabedo, Gonçalo Leaça, Luís Gomes e Artem Nych
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na RTP1, a partir das 15h!
Foto de Capa: Matias Novo / Podium Events