Delio Fernandez venceu na subida à Torre e é o novo camisola amarela, num dia cheio de surpresas!
Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) venceu a etapa 5, na mítica subida à Torre, com um ataque a 2km do fim, com Colin Stüssi (Team Vorarlberg) a terminar no 2º lugar a 6s e Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi) a terminar no 3º lugar a 19s, com a Glassdrive / Q8 / Anicolor a desiludir no dia de hoje, com vários dos seus ciclistas a quebrarem e não confirmarem o seu favoritismo.
A etapa que ligou Mação à Torre, na Covilhã, num total de 184.3km começou bastante atacada, mas todos sem sucesso, com a fuga do dia apenas a formar-se no KM 18 com 6 ciclistas, Rafael Silva (Efapel Cycling), Afonso Silva (Kelly / Simoldes / UDO), João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) e Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) e Diogo Narciso (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car).
Na passagem pelo primeiro sprint intermédio do dia, no Sardoal, foi João Matias, o camisola amarela na altura, a passar à frente de toda a gente. Por esta altura era Glassdrive / Q8 / Anicolor que controlava o pelotão, em que a fuga levava 2:35 de vantagem sobre o mesmo. João Matias voltou a ficar à frente de toda a gente no segundo sprint intermédio do dia, em Oleiros.
Na primeira contagem de montanha do dia, na Portela, foi Diogo Narciso a passar à frente de todos, algo que se veio a repetir na segunda contagem de montanha, em Orvalho, numa altura em a diferença para o pelotão era de 2:10. A 43.3km do final, o pelotão diminuía a diferença para 35s, graças ao trabalho da equipa Glassdrive / Q8 / Anicolor, que eram os grandes favoritos do dia, e tentavam anular a diferença a cada quilómetro que se aproximavam da subida à Torre.
A 28km do final, o pelotão apanhou a fuga, preparando aquilo que viria acontecer nos próximos quilómetros. Com a aproximação ao último sprint intermédio, na covilhã, a Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua começava a aumentar o ritmo do pelotão, de modo a levar Linarez na melhor posição possível aí, conseguindo o mesmo passar à frente de toda a gente.
A 20km do final, Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi) atacou, seguido por James Whelan (Glassdrive / Q8 / Anicolor) que ganhou uma boa vantagem no início da subida, de 20s para o pelotão. Por esta altura Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), o favorito à partida começava a ficar para trás. A 18km do final Frederico Figueiredo ataca, fazendo a ponte para a frente. A 17km do fim Delio Fernandez fechava o espaço do pelotão para a fuga, mas logo a seguir Figueiredo voltava a atacar, onde por esta altura James Whelan também começava a ficar para trás. A 16km do final, Maté voltava a tentar atacar, conseguindo ganhar uma pequena vantagem com um grupo de 5. Mais tarde veio a juntar-se um grupo que estava atrás, formando um grupo com cerca de 15 ciclistas.
A 14km do final, Frederico Figueiredo voltou a atacar, mas foi seguido pelos colombianos Yesid Pira (Caja Rural-Seguros RGA) e Camilo Ardilla (Burgos-BH), bem como pelo compatriota Henrique Casimiro, com o grupo atrás a fechar o espaço. Pouco depois foi a vez de Mikel Iturria (Euskaltel-Euskadi) tentar atacar, mas sem sucesso, mas conseguiu com um grupo de 5 distanciar-se do grupo em que estavam. A 11km do final, 2 ciclistas da Team Voralberg com Henrique Casimiro (Efapel Cycling) faziam a ponte para a frente da corrida, apartir do grupo de trás. A 10km do final, foi Yesid Pira a atacar, mas sem sucesso. Pouco depois foi Stussi a atacar, sendo seguido por 3 ciclistas, Colin Stüssi, Txomin Juaristi e Jesus Del Pino (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), ganhando uma pequena vantagem.
A 2km do final Delio Fernandez atacou e distanciou-se de Juaristi e de Stüssi, indo até ao final sozinho, ganhando a etapa, apesar do pequeno “susto” de Stüssi, que atacou no quilómetro final, mas chegou a 6s do espanhol da equipa de Tavira.
Delio Fernandez é o novo líder da Volta a Portugal e da classificação da montanha, após ter vencido a etapa de hoje. Daniel Babor continua como líder da classificação dos pontos, Anfonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) é o novo líder da juventude e a Euskaltel-Euskadi lidera por equipas!
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Matias Novo / Podium Events