Sebastian Molano regressa às vitórias na etapa 1 da Vuelta a Burgos! Iúri Leitão fecha o top5!
O colombiano Sebastian Molano (UAE Team Emirates) venceu a primeira etapa da Vuelta a Burgos, uma ligação de 161km entre Villalba de Duero e Burgos, batendo ao sprint o espanhol Iván Garcia Cortina (Movistar Team) e o italiano Edoardo Affini (Jumbo – Visma).
A primeira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Ángel Fuentes (Burgos-BH), Mattia Bais (EOLO-Kometa Cycling Team), Jose Maria Garcia (Electro Hiper Europa), Josu Exteberria (Caja Rural-Seguros RGA) e Xabier Berasategi (Euskaltel – Euskadi) a formarem a fuga do dia. Os cinco da frente conseguiram uma vantagem superior a 2:30 sobre o pelotão. A 80km da meta, a vantagem do grupo da frente era de 2:40 sobre o pelotão que era comandado pela Jumbo – Visma e pela Bahrain Victorious.
A 44km do fim, no sprint intermédio do dia, Fuente foi buscar a pontuação máxima. A UAE Team Emirates acelerou no pelotão e reduziu a vantagem da fuga para cerca de 1:00. A 23km do fim, vários ataques aconteceram no grupo da frente, mas Berasategi acabou por ser o mais forte e foi o primeiro a passar no topo da única contagem do dia. Logo a seguir, Bais atacou e ficou isolado na frente da corrida. O resto dos fugitivos do dia acabaram por serem alcançados pelo pelotão.
A 13km da meta, Bais foi alcançado pelo pelotão. 4.6km depois, Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe) tentou a sua sorte e conseguu uma pequena vantagem sobre o pelotão. A 3km da meta, o alemão foi alcançado pelo pelotão. Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) tentava manter-se bem colocado no pelotão e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) tentavam manter Molano na frente do pelotão. Poucos kms depois, um ciclista da Euskaltel-Euskadi atacou, mas acabou por ser rapidamente alcançado graças ao grande trabalho da UAE.
No último km, Iúri Leitão estava muito bem colocado na frente do pelotão e o português tentava colocar-se na melhor posição possível para o sprint final. Nos metros finais, Dorian Godon (AG2R Citroen Team) começou a lançar o sprint para o seu colega de equipa Vendrame. Iúri Leitão estava na roda de Godon. No sprint final, Molano acabou por não dar hipótese e conquistou assim a sua terceira vitória da temporada. Cortina foi mais forte que Affini, nos últimos metros, e foi segundo.
Iúri Leitão pode ter pagado um pouco, o facto de ter estado mais de 500 metros na roda do ciclista que liderava o pelotão, mas mesmo assim conseguiu um excelente quinto lugar. Ivo Oliveira foi 95º a 14s.
Molano é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos. Berasategi é o primeiro líder da classificação da montanha e Sean Quinn (EF Education-EasyPost) é o primeiro líder da juventude.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com