De colegas de equipa a rivais! Kopecky vs Vollering, qual delas levará a Camisola Arco-Íris?
Disputa-se hoje a prova de fundo Campeonatos do Mundo das Elites Femininas que nos promete uma fantástica batalha pela Camisola Arco-Íris. A seleção neerlandesa é a equipa que mais deve mexer na corrida e a que promete começar o espetáculo, mas mesmo tendo a grande equipa que tem, não será fácil que uma das neerlandesas saia com o Ouro. Em 2022, Annemiek Van Vleuten foi a vencedora e a neerlandesa está presente para revalidar o Título e para acabar a carreira com a camisola arco-íris.
Perfil
A prova de fudo das elites femininas dos Campeonatos do Mundo apresenta um percurso de 156km entre Loch Lemond e Glasgow. A etapa deverá começar com um ritmo alto e deverá ser difícil a formação da fuga do dia. A 72km do fim, as ciclistas entram no circuito final e poderemos ver um grupo com as favoritas na frente da corrida ou um pelotão já reduzido. As ciclistas vão dar cinco voltas ao circuito final onde irão acontecer vários ataques e as favoritas deverão estar no centro das atenções. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.
Favoritas
Lotte Kopecky (Belgium National Team) e Demi Vollering (Netherlands National Team) são as principais favoritas para os mundiais de estrada. Kopecky e Vollering estão em grande forma nesta temporada, as duas deverão ser as ciclistas mais marcadas nestes mundiais e ambas têm capacidade para serem a mais forte ao sprint num grupo reduzido e para mexerem na corrida para se isolarem na frente da corrida. Vollering tem uma melhor equipa à sua volta, mas mesmo assim, não será fácil bater Kopecky.
Liane Lippert (Germany National Team) dá-se muito bem nestas colinas explosivas e a alemã Annemiek Van Vleuten (Netherlands National Team) não está na sua força máxima, mas mesmo assim, a neerlandesa poderá mexer na corrida para tentar conquistar o Ouro ou para obrigar outras seleções a trabalhar. Juliette Labous (France National Team) está a andar muito bem nesta temporada e a francesa tem capacidade para lutar por uma medalha nestes mundiais. Ashleigh Moolman-Pasio (South Africa National Team) esteve num bom nível no Tour e a sul-africana tem capacidade para estar na luta pelas medalhas.
Cecilie Uttrup Ludwig (Denmark National Team) e Silvia Persico (Italy National Team) ainda não se mostraram nas suas melhores formas nesta temporada, mas as duas dão-se bem neste tipo de perfis e poderão conseguir um bom resultado. Grace Brown (Australia National Team) dá-se bem neste tipo de provas, a australiana esteve num grande nível no contrarrelógio dos mundiais e poderá continuar esse bom momento na prova de fundo. Shirin Van Anrooij (Netherlands National Team) mostrou a sua enorme evolução nesta temporada e os Países Baixos poderão mexer na corrida com Van Anrooij para que outras seleções trabalhem e para que esta possa se tornar Campeã do Mundo de Sub23
Nota ainda para Blanka Vas (Hungary National Team), Pfeiffer Georgi (Great Britain National Team), Soraya Paladin (Italy National Team) e Antonia Niedermaier e Ricarda Bauernfeind (Germany National Team) que podem terminar nas 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lotte Kopecky
⭐⭐⭐⭐ Demi Vollering e Liane Lippert
⭐⭐⭐ Annemiek Van Vleuten, Juliette Labous e Ashleigh Moolman-Pasio
⭐⭐ Cecilie Uttrup Ludwig, Silvia Persico, Grace Brown e Shirin Van Anrooij
⭐ Blanka Vas, Pfeiffer Georgi, Soraya Paladin, Antonia Niedermaier e Ricarda Bauernfeind
Presença Portuguesa
Daniela Campos e Vera Vilaça são as portugueses presentes e estarão com os dorsais #143 e #144, respetivamente.
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão em direto na Eurosport 1 a partir das 11h30.