Lotte Kopecky é a nova Campeã do Mundo de estrada! Blanka Vas vence nas Sub23!
A belga Lotte Kopecky (Belgium National Team) venceu a prova de fundo dos Campeonatos do Mundo de estrada em elites, uma ligaçãode 156km entre Loch Lemond e Glasgow, batendo a neerlandesa Demi Vollering e a dinamarquesa Cecilie Uttrup Ludwig (Denmark National Team) por 7s.
A prova de fundo dos Campeonatos do Mundo começou com um ritmo elevado, várias ciclistas tentaram saltar do pelotão, mas nenhuma delas teve sucesso. A 136km do fim, Juliette Labous (France National Team), Ashleigh Moolman-Pasio (South Africa National Team), Blanka Vas (Hungary National Team), Elise Chabbey (Switzerland National Team), Lizzie Deignan (Great Britain National Team), Mischa Bredewold (Netherlands National Team) e Sanne Cant (Belgium National Team) saltaram do pelotão e ficaram isoladas na frente da corrida. 11km depois, Soraya Paladin (Italy National Team) saiu do pelotão e tentava fazer a ponte para a frente da corrida.
A 123km do fim, Blanka Vas cedeu e foi alcançada pelo pelotão. Marianne Vos (Netherlands National Team), Silvia Persico (Italy National Team) e Daniela Campos (Portugal National Team) já perdiam o contacto com o pelotão. A 121km do fim, uma queda aconteceu no grupo de Vos e Persico, a portuguesa Daniela Campos ficou presa na queda e acabou por sofrer um problema mecânico. 9km depois, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão. Labous e Kopecky sofreram problemas mecânicos, mas as duas reentraram facilmente no pelotão.
A 111km do fim, um pequeno grupo ficou isolado na frente da corrida, mas acabou por ser alcançado em poucos kms. A 99km do fim, Kim Cadzow (New Zealand) atacou e ficou isolada na frente da corrida. 7km depois, a neozelandesa foi alcançada pelo pelotão. Shirin Van Anrooij (Netherlands National Team), Marianne Vos e Persico voltaram a reentrar no pelotão. A 88km do fim, Elise Chabbey e Marlen Reusser (Switzerland National Team), Ludwig, Paladin, Riejanne Markus (Netherlands National Team), Anna Henderson (Great Britain National Team) e Agniezska Skalniak-Sójka (Poland National Team) saíram do pelotão e ficaram isoladas na frente da corrida. 10km depois, o grupo da frente foi alcançado.
A 74km do fim, Chabbey atacou e ficou isolada na frente da corrida. 8km depois, Annemiek Van Vleuten (Netherlands National Team) teve um problema mecânico e acabou por perder o contacto com o pelotão. Logo a seguir, alguns ataques aconteceram no pelotão e Chabbey esteve perto de ser alcançada, mas o ritmo do pelotão abrandou e a vantagem da suíça voltou a aumentar. Vleuten alcançou Mavi Garcia, que também estava atrasada, e as duas reentraram no pelotão.
A 51km do fim, Anna Henderson que estava a ser bastante ofensiva na prova de hoje acabou por sofrer uma queda e a britânica acabou por abandonar. Chabbey tinha uma vantagem de cerca de 1:00 sobre o pelotão. A 34km do fim, Annemiek Van Vleuten, Vollering, Kopecky, Ludwig, Reusser, Deignan e Christina Schweinberger (Austria National Team) saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para Chabbey. 1km depois, Vleuten atacou e nenhuma das ciclistas foi atrás da neerlandesa. A 29km do fim, Vleuten acabou por ser alcançada pelo grupo de Kopecky e Vollering que estava a cerca de 25s de Chabbey.
A 19km da meta, vários ataques aconteceram no grupo perseguidor e a vantagem de Chabbey reduziu bastante. A cerca de 15km da meta, Chabbey foi alcançada pelo grupo perseguidor. Vleuten sofreu um problema mecânico que a tirou da luta pelas medalhas. 3km depois, Schweinberger e Deignan atacaram e ficaram isoladas na frente da corrida. Poucos metros depois, Reusser atacou e tentava fazer a ponte para as duas da frente. Kopecky também atacou e conseguiu juntar-se a Reusser. Vollering, Ludwig e Chabbey foram a ritmo.
A 9.7km da meta, Reusser e Kopecky alcançaram Schweinberger e Deignan. 1.8km depois, Vollering acelerou numa colina, fechou o espaço para o grupo da frente e atacou. Kopecky e Schweinberger conseguiram segui-la. Reusser, Deignan e Ludwig não foram ao choque, mas conseguirem juntar-se às três. A 6.7km da meta, Ludwig atacou e ficou isolada na frente da corrida. 300 metros depois, Kopecky atacou e juntou-se à dinamarquesa na frente da corrida. Vollering, Reusser, Schweinberger e Deignan não conseguiram fazer a ponte para as duas da frente.
A 5.5km da meta, Kopecky atacou e Ludwig não teve capacidade para seguir a belga. 1.5km da meta, Vollering e Reusser largaram Schweinberger e Deignan e tentavam chegar a Ludwig. Kopecky seguiu com o seu ritmo, a belga confirmou o favoritismo e conquistou assim o Título Mundial de estrada em elites. A belga conquistou o seu terceiro Título Mundial em 7 dias, depois de ter vencido a Eliminação e a Corrida por Pontos na Pista. Na última colina do dia, Vollering largou Reusser e tentava alcançar Ludwig. Nos metros finais, a neerlandesa alcançou a dinamarquesa e ao sprint Vollering foi mais forte que Ludwig para ficar com a medalha de Prata. Reusser acabou por ser 4ª a 12s.
Schweinberger mostrou que está na melhor forma da sua carreira, e depois do bronze no contrarrelógio dos Campeonatos do Mundo, a austríaca bateu Deignan ao sprint para ser 5ª a 34s na prova de estrada. Chabbey fez uma grande corrida e depois de muitos kms a solo, a suíça foi 7ª a 1:24. Vleuten despediu dos Campeonatos do Mundo com um 8ª a 2:48.
As portuguesas Daniela Campos e Vera Vilaça abandonaram a prova.
Sub23 Femininas
Num grupo de nove ciclistas que estava a disputar o 11º lugar nas elites femininas, estavam três ciclistas sub23, Blanka Vas, Shirin Van Anrooij e Anna Shackley (Great Britain National Team). As três acabaram por disputar ao sprint o Título Mundial de estrada sub23 e Blanka Vas acabou por ser a mais forte e ficou assim com o Ouro. Shirin Van Anrooij foi segunda e confirmou a grande temporada que está a fazer. Shackley fez uma grande prova e a britânica conquistou um merecido lugar no pódio em casa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: UCI