Região de San Sebastian promete espetáculo no segundo dia do Tour de France!
Disputa-se hoje a segunda etapa do Tour de France que nos promete um enorme espetáculo na luta pela etapa e pelas bonificações para a classificação geral. A UAE Team Emirates e a Jumbo – Visma são as equipas que deverão controlar o ritmo da etapa e a vantagem da fuga do dia para conseguirem disputar a etapa com os seus líderes.
Perfil
A segunda etapa do Tour de France apresenta um percurso de 208.9km entre Vitoria-Gasteiz e Saint-Sébastien, e contará com um sprint intermédio, duas contagens de terceira categoria, duas contagens de quarta categoria e uma contagem de segunda categoria bonificada. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. A fuga deverá ser alcançada antes ou no início da última contagem do dia, o Jaizkibel, 8.1km a 5.3%, uma subida que costuma estar na mítica clássica Donostia San Sebastian.
Na última contagem do dia, o ritmo deverá ser elevadíssimo e o pelotão deverá partir porque alguns dos favoritos à geral pretendem ganhar segundos na etapa de hoje. A UAE é uma equipa que pode muito bem mexer na etapa de hoje. O mais provável é que os sprinters não consigam seguir o forte ritmo do pelotão. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.
Favoritos
Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) é o principal favorito para a etapa de hoje. Pogacar parece estar em grande forma, o esloveno tem aqui uma excelente oportunidade para ganhar segundos a Vingegaard e pode muito bem mexer na corrida para tentar vencer a etapa. Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) e Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) são os maiores adversários de Pogacar. Vingegaard está em grande forma e o dinamarquês tem capacidade para seguir as acelerações da UAE e de Pogacar e para vencer a etapa. Pinot parece estar num bom momento de forma e o francês tem aqui uma boa oportunidade para conquistar a tão desejada vitória no seu último Tour de France.
Adam Yates (UAE Team Emirates) está em grande forma e o britânico deverá estar ao serviço de Pogacar, mas mesmo assim deverá querer defender a amarela. Simon Yates (Team Jayco-Alula) também parece estar em grande forma e o britânico tem capacidade para lutar pelo pódio da etapa, mas o principal objetivo é não perder muito tempo para os principais favoritos. Mattias Skjelmose Jensen (Lidl – Trek) está num belo momento de forma e o dinamarquês tem capacidade para lutar pelo pódio na etapa de hoje.
David Gaudu (Groupama-FDJ) está a subir de forma e o francês parece ter capacidade para lutar por um lugar do top5 ou até mesmo do top3 na etapa de hoje. Victor Lafay (Cofidis) esteve muito bem na primeira etapa, mas será o francês capaz de estar entre os melhores na etapa de hoje? Jai Hindley (Bora-Hansgrohe) também se mostrou em boa forma na primeira etapa e o australiano também poderá por um lugar do top5 na etapa de hoje. Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) parece estar em boa forma e o espanhol tem capacidade para estar entre os melhores e para lutar pelo top10.
Nota ainda para Wilco Kelderman, Sepp Kuss e Wout Van Aert (Jumbo – Visma), Michael Woods (Israel – Premier Tech) e Mikel Landa (Bahrain Victorious) que podem terminar nos 10 primeiros
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard e Thibaut Pinot
⭐⭐⭐ Adam Yates, Simon Yates e Mattias Skjelmose Jensen
⭐⭐ David Gaudu, Victor Lafay, Jai Hindley e Carlos Rodriguez
⭐ Wilco Kelderman, Sepp Kuss, Wout Van Aert, Michael Woods e Mikel Landa
Presença Portuguesa
Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), Rúben Guerreiro e Nelson Oliveira (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #113, #132 e #137, respetivamente.
Transmissão em Direto
A etapa 2 do Tour de France contará com transmissão em direto na Eurosport 1 a partir das 11h45.