Lorena Wiebes vence ao sprint etapa 3 do Giro Donne! Tata Martins no top15!

A Campeã da Europa Lorena Wiebes (Team SD Worx) venceu ao sprint a etapa 3 do Giro Donne, uma ligação de 118.2 km entre Formigine e Modena, após um grande lançamento da sua equipa, com Bárbara Guarischi (Team SD Worx) a deixar a neerlandesa na posição perfeita para atacar a última curva! A multi-campeã Marianne Vos (Jumbo – Visma) foi segundo, e a Campeã Americana Chloe Dygert (Canyon // SRAM Racing) terceira.

A terceira jornada do Giro Donne era a mais plana de todas as oito etapas em linha, e antecipava-se por isso um final ao sprint. Com um final bastante técnico, e com alguns setores de empedrado, decidiu-se que os tempos para a geral seriam retirados a 1km do fim, no intuito de proteger as ciclistas no pelotão. A primeira fuga surgiu logo nos kms iniciais com Matilde Vitillo (BePink) e Iris Monticolo (Top Girls Fassa Bortolo), que receberiam ainda nos primeiros kms a companhia de Sofia Rodriguez (Bizkaia – Durango) e Noemi Eremita (Isolmant – Premac – Vittoria).

Apesar de a iniciativa não colocar em causa a geral, as quatro ciclistas foram alcançadas a 72km do fim, quando rapidamente se aproximava a única contagem de montanha do dia, a terceira categoria de Villabianca com 2.4km a 6.6%, onde Fem van Empel (Jumbo – Visma) foi primeira. Após alguns ataques menos bem sucedidos, a 54km do fim formou-se uma segunda fuga com Giorgia Vettorello (BePink) e Asia Zontone (Isolmant – Premac – Vittoria), a quem se juntou, meia dúzia de kms depois, Alice Palazzi (Top Girls Fassa Bortolo).

As principais equipas com intenções para disputar o sprint assumiram a perseguição às escapadas, e a 11km do fim o pelotão voltou a rolar compacto e a encaminhar-se para a decisão final, absorvendo as ciclistas que estiveram adiantadas. A AG Insurance – Soudal Quick-Step e a Team DSM-Firmenich assumiram a dianteira durante vários kms, mas foi já no km final que surgiu a Team SD Worx, com Barbara Guarischi a chegar rapidamente à frente com Lorena Wiebes na roda. O pelotão partiu, e Guarischi não teve dificuldades em deixar Wiebes na frente à entrada para a última curva. Com toda a sua potência, a Campeã da Europa não teve qualquer dificuldade em finalizar e conquistou assim a sua terceira vitória no Giro Donne, a primeira com as cores da nova equipa.

Maria Martins (Fenix – Deceuninck) chegou no grupo que discutiu o sprint, mas acabou por não conseguir sprintar, fechando na 14ª posição, com o mesmo tempo da vencedora. A portuguesa acabou por tocar na roda de Letizia Paternoster (Team Jayco – AlUla), sem intenção de atirar a colega de profissão ao chão, mas a verdade é que a italiana acabou por cair, aparentemente sem grande gravidade. Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango) foi 161ª, a 9:18. Na geral, Maria é agora 150ª, a 23:07, e Beatriz 155ª a 23:13.

Annemiek van Vleuten (Movistar) chegou integrada no pelotão e permanece na liderança da geral e da classificação por pontos, Marta Cavalli (FDJ – Suez) é a nova líder da montanha e Gaia Realini (Lidl – Trek) permanece na liderança da juventude. A FDJ – Suez lidera coletivamente.

Annemiek van Vleuten permanece na liderança da geral!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock