Batalha de Titãs na abertura da 110ª edição do Tour de France!

Disputa-se hoje a primeira etapa da 110ª edição do Tour de France que nos promete um enorme espetáculo na luta pela etapa e pela primeira camisola amarela. A Soudal Quick-Step, a Ineos Grenadiers, a Alpecin-Deceuninck e a Jumbo – Visma são equipas que poderão controlar o ritmo da etapa e a vantagem da fuga do dia pois têm aqui uma boa oportunidade para vencer pela primeira vez nesta edição do Tour.

Perfil

A primeira etapa do Tour de France apresenta um percurso de 182km com partida e chegada em Bilbao, e contará com três contagens de terceira categoria, uma contagem de quarta categoria, uma contagem de segunda categoria e um sprint intermédio. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. Poderemos ver vários ciclistas a tentar integrar a fuga do dia com o objetivo de serem o primeiro líder da classificação da montanha.

A fuga do dia deverá ser alcançada antes da última contagem do dia, o Cotê de Pike, 2km a 10%, que deverá partir o pelotão e poderemos ter alguns mexidas para tentar vencer a etapa As equipas dos favoritos poderão mexer na corrida para eliminar os ciclistas com forte ponta final da luta pela etapa. A dureza da etapa parece que não irá deixar os sprinters lutarem pela etapa. Nos últimos kms, o ritmo deverá ser elevado e deveremos ter uma chegada ao sprint entre os ciclistas com uma boa ponta final presentes no pelotão. A chegada é numa rampa de 1km a 5.4% e favorece ciclistas como Mathieu Van der Poel, Julian Alaphilippe e Tom Pidcock.

Perfil da 1ª etapa do Tour de France

Favoritos

Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) parte como principal favorito para a etapa de hoje. Alaphilippe mostrou-se muito bem no Criterium du Dauphiné e o francês de certeza que quer ser o primeiro líder do Tour de France. Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) e Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck) são os maiores adversários de Alaphilippe. Pidcock está em boa forma nesta temporada, o britânico também se dá neste tipo de etapas e terá aqui uma excelente oportunidade para regressar às vitórias nesta temporada. Van der Poel está em grande forma nesta temporada e o neerlandês também pode ser o mais forte na etapa de hoje, mas será o ciclista da Alpecin capaz de aguentar o forte ritmo do pelotão na última contagem do dia?

Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) ainda não está a 100%, mas mesmo assim, o esloveno tem capacidade para lutar pela primeira camisola amarela do Tour. Wout Van Aert (Jumbo – Visma) está a subir de forma, o belga deverá proteger Vingegaard na etapa, mas se tiver oportunidade de lutar pela etapa para roubar bonificações aos favoritos, Van Aert vai fazê-lo. Pello Bilbao (Bahrain Victorious) está a correr em casa e o espanhol vai fazer de tudo para tentar vencer a etapa e para tentar envergar a camisola amarela.

Tobias Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team) está a subir de forma, o jovem norueguês tem aqui uma etapa ao seu estilo e poderá muito bem lutar pelo top3. Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) está num grande momento de forma, o dinamarquês tem aqui uma etapa ao seu estilo e poderá muito bem lutar pelo pódio. Giulio Ciccone (Trek – Segafredo) está a subir de forma, o italiano também se dá bem em etapas deste estilo e tem capacidade para lutar pelo pódio. Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) está em grande forma nesta temporada e o dinamarquês poderá lutar pelo pódio da etapa se esta for disputada pelos favoritos à geral.

Nota ainda para David Gaudu (Groupama-FDJ), Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), Romain Bardet (Team DSM-Firmenich), Simon Yates (Team Jayco-Alula), Jai Hindley (Bora-Hansgrohe) e Maxim Van Gils (Lotto Dstny) que podem terminar nos 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Julian Alaphilippe
⭐⭐⭐⭐ Tom Pidcock e Mathieu Van der Poel
⭐⭐⭐ Tadej Pogacar, Wout Van Aert e Pello Bilbao
⭐⭐ Tobias Johannessen, Mattias Skjelmose Jensen, Giulio Ciccone e Jonas Vingegaard
⭐ David Gaudu, Richard Carapaz, Romain Bardet, Simon Yates, Jai Hindley e Maxim Van Gils

Presença Portuguesa

Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), Rúben Guerreiro e Nelson Oliveira (Movistar Team) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #113, #132 e #137, respetivamente.

Transmissão em Direto

A etapa 1 do Tour de France contará com transmissão em direto na Eurosport 1 a partir das 11h00.

Foto de capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock