100 vitórias para Annemiek van Vleuten e primeira liderança do Giro Donne!
A Campeã Mundial Annemiek van Vleuten (Movistar) venceu a etapa 2 do Giro Donne, uma ligação de 102.1km entre Bagno a Ripoli e Marradi, após atacar na última subida do dia, a cerca de 20km do fim! A neerlandesa deixou as adversárias sentadas e foi em busca da vitória 100 na sua carreira, alcançada em solitário com a primeira liderança do Giro Donne, após o cancelamento da primeira etapa. O grupo perseguidor chegou 45s depois, com a dinamarquesa Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ – Suez) a bater a francesa Juliette Labous (Team DSM – Firmenich) na luta pelo segundo posto.
A etapa 2 do Giro Donne marcou a primeira jornada real desta corrida, após o cancelamento da etapa inicial devido à tempestade que caiu em Chianciano Terme. Várias foram as ciclistas que tentaram escapar no pelotão, mas só ao km 24 se formou a fuga do dia com Irene Mendez (Bizkaia – Durango) e Susanne Andersen (Uno-X Pro Cycling Team). 5km depois, as italianas Girogia Bariani (Top Girls Fassa Bortolo) e Beatrice Pozzobon (Team Mendelspeck) colocaram-se em posição intermédia, mas nunca conseguiram chegar à frente.
As duas ciclistas na frente chegaram a ter 3:30 sobre o pelotão, com Susanne Andersen a aproveitar para vencer o único sprint intermédio do dia em Borgo San Lorenzo, a 35km do fim. Nessa altura, as ciclistas intermédias haviam sido já alcançadas, e as duas na frente preparavam a entrada na única subida do dia, a segunda categoria do Passo della Colla. Andersen e Mendez acabaram alcançadas na primeira fase da subida, a mais fácil das duas, com a Lidl – Trek a ser a equipa mais em evidência na frente do pelotão.
Com a entrada na segunda fase da subida, acabamos por perder as imagens televisivas, uma vez mais devido à tempestade que tem afetado aquela região italiana! Em todo o caso, os dados de transmissão deram-nos um primeiro ataque da Lidl – Trek com Elisa Longo Borghini e Gaia Realini, ao qual apenas Annemiek van Vleuten conseguiu responder. A cerca de 20km do fim, a pouco menos de 5km para o topo da subida, Vleuten isolou-se e assim cruzou a meta de montanha na frente.
Na sua perseguição ficou Realini com Marta Cavalli (FDJ – Suez), depois de Elisa Longo Borghini ter perdido o contacto e sido alcançada por um grupo maior. A dupla acabou por ser alcançada pelo grupo na descida, recebendo a companhia de Evita Muzic e Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ – Suez), Erica Magnaldi (UAE Team ADQ), Ane Santesteban (Team Jayco – AlUla), Mavi Garcia (Liv Racing Teqfind) e Veronica Ewers (EF Education – TIBCO – SVB) assim como de Juliette Labous e Longo Borghini. A coordenação no grupo não foi a melhor, com a Trek e Muzic a serem as únicas a trabalhar, e assim Vleuten venceu a solo, com 45s de vantagem. Na luta pelo segundo posto, Ludwig levou a melhor sobre Labous.
Com o triunfo, Vleuten é a primeira líder da geral, com 49s sobre Ludwig e 51s sobre Labous, mas também da classificação por pontos e da montanha. Gaia Realini foi 11ª e é a melhor jovem, e a FDJ – Suez lidera coletivamente.
Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango) foi a melhor portuguesa, na 147ª posição, a 13:45, enquanto Maria Martins (Fenix – Deceuninck) foi 166ª, a 22:57. Na geral, Beatriz é 147ª a 13:55 e Maria 166ª a 23:07.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images