Tricolor italiano em busca da liderança do Giro Donne!
Depois do cancelamento da primeira etapa do Giro Donne, o único contrarrelógio da corrida, devido à intensa chuva que se fazia sentir, a Corsa Rosa prossegue hoje com uma nova etapa, já algo dura e onde se deverá fazer a primeira medição das grandes candidatas! Depois de ontem terem apanhado um valente banho, Maria Martins (Fenix – Deceuninck) e Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango) têm hoje um importante teste que deverá dar-lhes uma melhor noção do ponto em que se encontram no pelotão desta grande volta.
Perfil
A segunda jornada apresenta 102.1km entre Bagno a Ripoli e Marradi, com um perfil que não se apresenta difícil até à única subida do dia. Ao km 70 o pelotão começará a subida para o Passo della Colla, uma contagem de segunda categoria com 16.1km a 4.5% de pendente média. A primeira fase da subida não se apresenta assim tão difícil, mas os últimos 10km têm 6% de pendente média, e por isso serão mais que suficiente para que a corrida se possa partir e as principais candidatas à geral se possam distanciar. O topo está colocado ao km 85, seguindo-se uma longa descida, pouco acentuada, até à meta, onde algumas ciclistas podem voltar a reentrar.
Favoritas
De camisola tricolor vestida e depois de ter dado luta à Team SD Worx no último Tour de Suisse, Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) é a grande candidata a vencer esta etapa 2 e a vestir a primeira Maglia Rosa da corrida, depois do cancelamento da primeira etapa. Se conseguir manter o nível que apresentou nas últimas duas semanas, nada deverá parar a italiana de conseguir vencer hoje e a equipa agradecerá muito uma vitória com as novas cores.
Annemiek van Vleuten (Movistar) é sempre um nome a ter em conta, apesar de o final em descida não ser o que mais a favorece. Mesmo já não tendo a força de outros anos, Vleuten é muito forte a lutar por corridas por etapas e sabe melhor que ninguém os dias onde pode fazer a diferença. Silvia Persico (UAE Team ADQ) é outra ciclista que está no melhor momento da temporada, e tem a vantagem de sprintar muito bem em grupos reduzidos. Hoje, o dia pode muito bem ser para si, e assim empatar a contenda com Borghini, que a bateu nos Nacionais de Itália.
Marta Cavalli (FDJ – Suez) parece estar cada vez mais próxima do seu nível de outrora, e ainda bem! A italiana já regressou aos triunfos e protagonizou um grande duelo nos Nacionais com Borghini e Persico, pelo que teremos de a ter muito em conta. Gaia Realini e Shirin van Anrooij (Lidl – Trek) são duas jovens ciclistas que estão a andar muito bem, e em quem teremos de manter o olhar colocado, pois podem também fazer a diferença na etapa. O único senão para Gaia é mesmo o final ao sprint, mas Shirin pode ter a vantagem técnica para aproveitar a descida para a meta.
Chloe Dygert (Canyon // SRAM Racing) é uma ciclista em grande forma, e ontem ia provando isso mesmo no contrarrelógio. A americana está a subir cada vez melhor e já o provou nas várias corridas que fez em Espanha no mês de maio. A subida não deverá ser um problema, mas veremos como reage após a queda de ontem, pois poderá muito bem levar a primeira Rosa. Antonia Niedermaier (Canyon // SRAM Racing) será também uma ciclista a ter em conta, e até poderá ser chave caso seja preciso lançar Dygert. Se a americana não passar, a alemã terá certamente liberdade! Juliette Labous (Team DSM – Firmenich) e Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ – Suez) são já dois nomes conhecidos nestas andanças, e um top10 para ambas será tudo menos novidade.
Nota ainda para Liane Lippert (Movistar) e Evita Muzic (FDJ – Suez), elas que são candidatas ao top15 como gregárias, mas também para Marianne Vos (Jumbo – Visma), que quer vencer numa corrida onde coleciona um sem número de vitórias! Niamh Fisher-Black (Team SD Worx) e Mavi Garcia (Liv Racing Teqfind) são candidatas também a fecharem nas primeiras, apesar de o sprint não ser a sua maior arma.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Elisa Longo Borghini
⭐⭐⭐⭐ Annemiek van Vleuten e Silvia Persico
⭐⭐⭐ Marta Cavalli, Gaia Realini e Shirin van Anrooij
⭐⭐ Chloe Dygert, Juliette Labous, Antonia Niedermaier e Cecilie Uttrup Ludwig
⭐ Liane Lippert, Evita Muzic, Marianne Vos, Niamh Fisher-Black e Mavi Garcia
Presença Portuguesa
Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango) e Tata Martins (Fenix – Deceuninck) são as únicas portuguesas presentes e estão com os dorsais #45 e #91, respetivamente.
Transmissão em Direto
A etapa 2 do Giro d’Italia Donne terá transmissão no Tiz-Cycling a partir das 12h30.
Foto de capa: Women’s Tour