A hora da vingança do Besouro para capitalizar a Volta a Catalunya!

Depois de ter deixado o Campeão Mundial Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) se aproximar na luta pela geral da Volta a Catalunya, a corrida entra hoje na sua última jornada de montanha, com um clássico espanhol, um dia “Unipuerto”. Apesar de algum sobe e desce durante o dia, se a subida final não surgisse seria dia para sprinters, mas a grande montanha que o pelotão terá de enfrentar será decisiva na luta pela classificação geral e os ataques deverão acontecer a qualquer altura!

Perfil

A etapa 5 da Volta a Catalunya irá ligar Tortosa a Lo Port, ambos em Terres de L’Ebre, com 177.5km num dia sem grandes dificuldades montanhosas à exceção da subida final. As duas terceiras categorias aos kms 28 e 105 serão tranquilamente geridas pelo pelotão, e o momento mais atrativo antes da subida final é mesmo o sprint intermédio de Roquetes, que pode colocar Remco Evenepoel na liderança virtual da corrida e obrigará Primoz Roglic a uma atenção redobrada. A subida final a Lo Port com 8.6km a 8.8% de pendente média será decisiva, e criará diferenças entre os principais candidatos, esperando-se assim um dia de grande espetáculo.

Perfil da Etapa 5 da Volta a Catalunya

Favoritos

Ainda na liderança da geral, Primoz Roglic (Jumbo – Visma) é o grande favorito á vitória no dia de hoje, e o esloveno quererá certamente aproveitar a oportunidade para ganhar terreno sobre Evenepoel antes de entrar no terreno onde o Campeão Mundial terá vantagem teórica. Para isso, o Besouro terá hoje de ser certeiro e saber quando mexer na corrida, pois as bonificações de meta podem não ser suficientes.

Para Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), a corrida tem outros contornos, já que o belga vai querer atacar para fazer a diferença e subir à liderança da geral. Após um campo de altitude, o Campeão Mundial já demonstrou que quer levar a vitória final na Catalunha, e o dia de hoje será decisivo para as suas aspirações. João Almeida (UAE Team Emirates) tem também pela frente um dia decisivo se quer voltar a subir ao pódio, e será importante para o ciclista português conquistar um bom resultado. Perante a marcação dos dois líderes, o Campeão Nacional pode atacar sem resposta e ganhar terreno aos adversários, mas a UAE Team Emirates terá de se exibir muito melhor a nível tático.

Mikel Landa (Bahrain Victorious) é outro dos nomes que tem na jornada de hoje um dia decisivo e que vai procurar mexer na corrida. O espanhol é um dos grandes trepadores do pelotão e precisa de um bom resultado para voltar a ganhar confiança. Giulio Ciccone (Trek – Segafredo) é o homem que já conseguiu bater Roglic e Evenepoel nesta corrida, mas o seu nível de recuperação não o costuma ajudar a evoluir de dia para dia. Hoje, o italiano terá de estar no seu melhor se quiser manter o pódio da geral. Adam Yates (UAE Team Emirates) terá de ser o braço direito de João Almeida caso a equipa queira lutar por um bom resultado na geral, e tem condições para se exibir aqui a grande nível e fechar nos primeiros cinco do dia.

Michael Woods será a grande carta da Israel – Premier Tech para ganhar pontos importantes para o ranking, o canadiano tem-se exibido num belo nível. A BORA – hansgrohe está a jogar as suas armas para Jai Hindley e Cian Uijtdebroeks, mas nenhum dos dois parece ser um favorito assumido do seu bloco, pelo que lutar por um bom resultado individual dependerá sempre do que ambos consigam fazer. Esteban Chaves (EF Education – EasyPost) é um dos nomes a reter e que poderá também atacar de longe em busca de vencer, como quase conseguiu na segunda etapa.

Nota ainda para Marc Soler (UAE Team Emirates), Ben O’Connor (AG2R Citroen Team), Romain Bardet (Team DSM), Lenny Martinez (Groupama – FDJ) e Lennert van Eetvelt (Lotto Dstny), todos eles capazes de fechar nos 10 primeiros do dia, apesar dos diferentes papeis que deverão desempenhar.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic
⭐⭐⭐⭐ Remco Evenepoel e João Almeida
⭐⭐⭐ Mikel Landa, Giulio Ciccone e Adam Yates
⭐⭐ Michael Woods, Jai Hindley, Cian Uijtdebroeks e Esteban Chaves
⭐ Marc Soler, Ben O’Connor, Romain Bardet, Lenny Martinez e Lennert van Eetvelt

Portugueses em Prova

João Almeida e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #21 e #26, respetivamente.

Transmissão em Direto

A corrida contará com transmissão na Eurosport 1 a partir das 16:00.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock