Primoz Roglic vence em Lo Port! João Almeida sobe a terceiro na geral da Volta a Catalunya!

Foi nos kms finais que a última etapa de montanha da Volta a Catalunya se decidiu. Depois de uma quebra por parte de Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), Primoz Roglic (Jumbo – Visma) aproveitou e sprintou para a vitória. O belga chegou 6s depois e o português João Almeida (UAE Team Emirates) conseguiu o terceiro lugar, a 12s, depois de uma excelente subida até Lo Port. O jovem de A-dos-Francos alcança assim o terceiro lugar da geral.

A quinta etapa da Volta a Catalunya distanciava-se em 176.6km entre Tortosa e o topo da subida a Lo Port. A jornada começou com diversos ataques no pelotão, mas sem qualquer efeito prático. Foi na subida ao Alt de Bot, uma contagem de 3ª categoria, que surgiram os primeiros ataques na etapa, com Guillaume Martin (Cofidis), Ethan Hayter (INEOS Grenadiers) e Tsgabu Grmay (Team Jayco – AlUlA), a conquistarem os primeiros pontos na montanha.

Este primeiro grupo mantinha uma vantagem de 4:45 sobre o pelotão, quando faltavam ainda 137km para a meta. A Jumbo – Visma e a Soudal Quick-Step impunham o ritmo no pelotão, enquanto que a distância para o grupo da frente ia diminuindo. Quando faltavam 127km para a meta, Grmay atacou e isolou-se, enquanto Ethan e Martin perseguiam o corredor da Team Jayco – AIUlA. Um terceiro e quarto grupo foram formados com 4 corredores cada, mas com uma vantagem mínima sobre o pelotão.

A 10km do sprint intermédio em Móra la Nova, o pelotão já tinha apanhado ambos. Na fuga continuava Grmay e Martin e a eles juntaram-se Ibai Azurmendi (Euskaltel – Euskadi), Julen Amezqueta (Caja Rural – Seguros RGA) e ainda três ciclistas da equipo Kern Pharma: José Félix Parra, Pablo Castrillo e Héctor Carretero. Estes três corredores conseguiram as bonificações no sprint intermédio.

O pelotão impunha novamente um ritmo mais calmo, por intermédio da Soudal Quick-Step, e a aproximação ao Coll de Som, uma contagem de 3ª categoria, aumentava a vantagem da fuga em relação ao pelotão para 3min. Guillaume Martin conseguiu mais 3 pontos, Julen Amezqueta conquistou 2 e Pablo Castrillo 1. Entre essa subida e Lo Port ainda havia 70km para percorrer e um sprint intermédio em Roquetes. A vantagem entre o pelotão e a fuga não se modificava e continuava nos 2:45, mas foi na chegada aos últimos kms que o ritmo aumentou e a diferença começou a cair.

A subida para Lo Port, uma contagem de 1ª categoria, com uma pendente média de 8,8% iniciou-se a 8.6km do fim, e foram os decisivos kms da etapa. A vantagem sobre a fuga era já de cerca de 1min, quando Grmay atacou em busca de tentar a etapa. A Soudal Quick-Step e a BORA – hansgrohe impunham um ritmo duríssimo no pelotão e aproximavam-se cada vez mais do grupo da frente. Os gregários de Remco Evenepoel dividiam o pelotão e alcançavam os primeiros escapados, enquanto Primoz Roglic controlava o belga na sua roda. O corredor belga atacou no pelotão a 4.6km do fim e foram Primoz Roglic e Marc Soler (UAE Team Emirates) a conseguir segui-lo. O português João Almeida (UAE Team Emirates), que vinha no mesmo grupo, procurou ir ao seu ritmo.

Volta Ciclista a Catalunya 2023 – 102nd Edition – 5th stage Tortosa Lo Port – Tortosa Lo Port 176,5 km – 24/03/2023 – Joao Almeida (POR – UAE Team Emirates) – photo Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023

O português de 24 anos, conseguiu destacar-se do segundo grupo, onde vinha Giulio Ciccone (Trek – Segafredo), Mikel Landa (Bahrain Victorious), Rigoberto Uran (EF Education – EasyPost) , Lenny Martinez (Groupama – FDJ) , Michael Woods (Israel – Premier Tech), Jay Hindley e Cian Uijtdebroeks (BORA – hansgrohe) e Adam Yates (UAE Team Emirates), e saiu em perseguição ao trio da dianteira.

A 2km da meta, o português já controlava o grupo da frente com Remco e Roglic, tendo Marc Soler como homem de trabalho a puxar o grupo, após uma grande recuperação do Campeão Nacional. Almeida ainda tentou atacar, mas o esloveno e o belga seguiam-no sempre na sua roda. Nos últimos 400m, Remco atacou e Roglic seguiu-o, tal como João Almeida, mas o português não teve pernas para os acompanhar por muito tempo. A 75m do fim, Remco quebrou e Roglic teve a sua oportunidade, sprintando para a vitória. O Campeão do Mundo ficou no segundo posto e o português conseguiu mais um excelente resultado ao terminar em terceiro lugar.

Assim, João Almeida sobe à terceira posição da geral a 01:02 de Primoz Roglic, que continua como líder da geral, dos pontos, e é também o novo líder da montanha. A 10s do esloveno está Remco Evenepoel que segue líder da juventude. A melhor equipa é a UAE Team Emirates.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Volta a Catalunya

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock