E3 Saxo Bank: A Desforra de Sanremo na antecâmara do Tour de Flandres!
Depois de uma Milano Sanremo de grande nível, chegamos hoje à E3 Saxo Bank Classic, a grande corrida na antecâmara do Tour de Flandres, onde as quatro grande figuras da “La Classicissima” voltam a medir forças pouco antes do 2º Monumento do Ano onde todos serão favoritos! O dia promete trazer muitos muros e empedrado, os ingredientes perfeitos para termos uma corrida ofensiva, com muitos ataques, e em que o tempo fará também diferença, já que choveu nos últimos dias e há bastante lama.
Perfil
A E3 Saxo Bank Classic apresenta 204.5km com partida e chegada em Harelbeke, numa jornada com 10 setores de empedrado, quase todos eles em subida, e também 16 muros! A partir do km 88, a corrida não irá parar até chegarmos ao km 184.5, onde se completará o último muro, para depois se cumprirem 20km quase sempre a rolar até à meta. Entre os grandes pontos de interesse da etapa estão as difíceis subidas ao Paterberg, ao km 162, e logo de seguida a Oude Kwaremont, ao km 167.
Favoritos
Depois de um grande triunfo em Modo Godzilla na Milano-Sanremo, Mathieu van der Poel (Alpecin – Deceuninck) chega a Harelbeke como o principal favorito a vencer mais uma importante corrida! O neerlandês nunca venceu aqui, mas está agora mais forte do que nunca e quererá juntar mais dois Monumentos nas próximas semanas! Wout van Aert (Jumbo – Visma) será uma vez mais o seu principal adversário, numa Jumo de sonho com 3 gregários mais do que capazes de vencer também a corrida, mas Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) também quer fazer das suas e procurar a vitória! O esloveno continua à procura de fazer história, e depois de ter falhado no Tour de Flandres de 2022 quer aqui marcar posição com a sua primeira vitória numa clássica de pavê.
Para completar o quarteto da Milano – Sanremo, Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) é o homem de quem falta falar. O italiano chega como líder e com um novo estatuto de possível grande sucessor de Fabian Cancellara a chegar aos seus ombos. Ao seu lado, terá uma equipa capaz de lhe dar suporte, e é por isso também um forte candidato. A Groupama – FDJ chega também em força a mais uma corrida, e tem em Stefan Kung o grande candidato às primeiras posições. O suíço está em subida de forma e tem um bloco sólido para o ajudar, mas o sprint final não será a maior das suas forças. Jasper Stuyven é a grande arma da Trek – Segafredo, e um homem capaz de dar grande resposta nesta corrida. No Poggio, foi quem mais perto ficou de seguir o quarteto que discutiu a vitória, e tem no sprint uma boa arma para chegadas em grupos reduzidos.
Matej Mohoric (Bahrain Victorious) está em crescendo no empedrado, e quer provar que é um dos grandes nomes da especialidade com um bom resultado no dia de hoje. Christophe Laporte e Dylan van Baarle (Jumbo – Visma) chegam como os dois maiores suportes de Wout van Aert, mas um ataque de qualquer dos dois pode ser mortífero, especialmente se os adversários ficarem a olhar para o que o Belga irá fazer. Valentin Madouas (Groupama – FDJ) é talvez o nome mais forte que poucos terão o olhar em cima. A sua capacidade explosiva é uma arma muito forte para os muros belgas, e o francês deve ter liberdade de Kung para procurar um grande resultado, caso se encontre mais forte que o suíço!
Nota ainda para Soren Kragh Andersen (Alpecin – Deceuninck), Mads Pedersen (Trek – Segafredo), Tiesj Benoot (Jumbo – Visma), Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step) e Biniam Girmay (Intermarché – Circus – Wanty), todos eles capazes de terminarem nas primeiras 10 posições.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Mathieu van der Poel
⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar e Wout van Aert
⭐⭐⭐ Filippo Ganna, Stefan Kung e Jasper Stuyven
⭐⭐ Matej Mohoric, Christophe Laporte, Valentin Madouas e Dylan van Baarle
⭐ Soren Kragh Andersen, Mads Pedersen, Tiesj Benoot, Kasper Asgreen e Biniam Girmay
Portugueses em Prova
Rui Oliveira (UAE Team Emirates), com o dorsal #176, é o únco português em prova.
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 1 a partir das 13:15.