Fabio Jakobsen em busca da sua 4ª vitória consecutiva na chegada a Lagos!
Começa hoje a 49ª edição da Volta ao Algarve, no sétimo ano em que a corrida é de categoria 2.Pro. O pelotão é de luxo e promete-nos um grande espetáculo na luta pela geral e pelas etapas. A primeira etapa tem algumas colinas mas deverá ser bastante tranquila e deverá ser disputada pelos sprinters. A segunda etapa acaba no Alto da Fóia e promete-nos uma grande batalha entre os favoritos à geral. A terceira etapa será mais tranquila e deverá ser disputada entre os sprinters. A quarta etapa termina no Malhão e deverá traze-nos mais uma excelente batalha entre os ciclistas que estarão a disputar a geral. A última etapa é um contrarrelógio e deverá ser decisivo para se saber quem terminará no pódio da corrida por etapas algarvia.
Perfil
A primeira etapa da Volta ao Algarve apresenta um percurso de 200.2km entre Portimão e Lagos, e contará com uma contagem de quarta categoria, uma contagem de terceira categoria e um sprint intermédio. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. A fuga deverá ser alcançada antes dos últimos 30kms. Nos últimos kms, várias equipas irão disputar a frente do pelotão para conseguir colocar o seu sprinter na melhor posição possível para o sprint final.
Favoritos
Fabio Jakobsen (Soudal Quick-Step) parte como principal favorito para o dia de hoje. O campeão da Europa está em boa forma e o neerlandês pretende voltar a vencer numa chegada que conhece muito bem. Jordi Meeus (Bora-Hansgrohe) e Alexander Kristoff (Uno-X Pro Cycling Team) são os maiores adversários de Jakobsen. Meeus está em boa forma e o belga gostaria de se estrear a vencer nesta temporada na Volta ao Algarve. Kristoff também parece estar em boa forma e o norueguês tem um excelente comboio que lhe poderá dar a sua primeira vitória pela Uno-X.
Paul Penhoet (Groupama-FDJ) começou muito bem a temporada e o jovem francês tem capacidade para lutar por um lugar do pódio. Hugo Hofstetter (Team Arkéa-Sasmic) não teve dos melhores começos de temporada e o francês pretende conseguir bons resultados no Algarve. Rui Oliveira (UAE Team Emirates) está em boa forma e o português poderá ter liberdade para ir aos sprints e poderá conseguir um bom resultado.
Iuri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) esteve muito bem na pista e o português poderá passar essa boa forma para a estrada e poderá conseguir um bom resultado. Marijn Van den Berg (EF Education-EasyPost) está em boa forma e o neerlandês tem capacidade para lutar por um lugar do top5 na etapa de hoje. Mike Teunissen (Intermarché-Circus-Wanty) tem aqui uma oportunidade para ser o sprinter da equipa e o neerlandês pretende conseguir bons resultados nas etapas planas. Casper Van Uden (Team DSM) parece estar a subir de forma e o neerlandês tem capacidade para lutar por um lugar do top10 ou até mesmo do top5 na etapa de hoje.
Nota ainda para Jake Stewart (Groupama-FDJ), Magnus Cort (EF Education-EasyPost), Madis Mihkels (Intermarché-Circus-Wanty), Matteo Trentin (UAE Team Emirates), Edward Theuns (Trek – Segafredo), Sasha Weemaes (Human Powered Health), Soren Waerenskjold (Uno-X Pro Cycling Team) e Leangel Linarez e João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) que poderão terminar nos 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Fabio Jakobsen
⭐⭐⭐⭐ Jordi Meeus e Alexander Kristoff
⭐⭐⭐ Paul Penhoet, Hugo Hofstetter e Rui Oliveira
⭐⭐ Iuri Leitão, Marijn Van den Berg, Mike Teunissen e Casper Van Uden
⭐ Jake Stewart, Magnus Cort, Madis Mihkels, Matteo Trentin, Edward Theuns, Sasha Weemaes, Soren Waerenskjold, Liangel Linarez e João Matias
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na RTP 1 a partir das 14:20 ou na Eurosport 2 a partir das 14:30.