Mauri Vansevenant vence etapa rainha e Matteo Jorgenson conquista o Tour of Oman!
O belga Mauri Vansevenant (Soudal – Quick-Step) venceu a etapa final e jornada rainha do Tour of Oman, uma ligação de 152.2km entre Samail e a Green Mountain, batendo no sprint final em alto o americano Matteo Jorgenson (Movistar), que por apenas 1s assegurou a conquista da classificação geral! No terceiro posto do dia terminou o francês Geoffrey Bouchard (AG2R Citroen Team), a 12s do vencedor.
Em dia de jornada rainha no Tour of Oman, o pelotão começou bastante tranquilo e deixou um grupo com Lawrence Naesen (AG2R Citroen Team), Cériel Desal (Bingoal WB), Ángel Fuentes (Burgos – BH), Faisal Al Mammari (Oman National Team), Benjamin Perry (Human Powered Health), Irwandie Lakasek (Terengganu Polygon Cycling Team) e Manabu Ishibashi (JCL Team Ukyo) escapar e ganhar 2min de vantagem.
Sem grandes perigos na luta pela geral, a vantagem acabou por nunca se estender disto, com a Astana Qazaqstan Team a controlar o pelotão na tentativa de levar Alexey Lutsenko a reconquistar a corrida que venceu em 2019. Apenas com a difícil montanha no final, o pelotão deixou tudo para jogar na decisiva subida, e alcançou os fugitivos nas primeiras centenas de metros de subida, com a Astana a tomar conta das operações.
Rapidamente a Intermarche – Circus – Wanty surgiu, com Louis Meintjes a colocar um ritmo elevado e a sacrificar as suas aspirações em prol de Rein Taaramae, fazendo o pelotão reduzir-se a um pequeno grupo. O ataque do estónio surgiu com o fim do trabalho do sul-africano, e apenas Jorgenson, Bouchard e Vansevenant foram capazes de o seguir. No km final, Vansevenant atacou por duas vezes, na tentativa de roubar a liderança da geral a Jorgenson, mas o americano foi o único capaz de o seguir, e ainda tentou fazer a diferença para ganhar de camisola vermelha na etapa rainha. O belga, porém, ainda tinha forças, e sprintou para uma grande vitória, a sua primeira do ano, com Jorgenson a chegar logo atrás de si.
Na geral, o americano manteve um único segundo de vantagem sobre o belga, arrecadando assim a geral e a juventude. Da mesma forma, a classificação por pontos foi para Jorgenson, com apenas 1pt de vantagem sobre Vansevenant. Fredrik Dversnes (Uno-X Pro Cycling Team) venceu a classificação dos sprints intermédios e a Bora – Hansgrohe foi a melhor equipa.
Video da chegada
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com