Lorena Wiebes em busca da segunda vitória no Tour de France Femmes!
Disputa-se hoje a quinta etapa do Tour de France Femmes que nos promete um bom espetáculo nos últimos 20km da prova. A Team DSM, a Team SD Worx, a Jumbo – Visma e a Liv Racing XSTRA deverão controlar o ritmo da prova e a vantagem da fuga do dia para conseguirem disputar a etapa com as suas sprinters.
Perfil
A quinta etapa do Tour de France Femmes apresenta um percurso de 175.6km entre Bar-Le-Duc e Saint -Dié-Des-Vosges, e contará com duas contagens de quarta categoria, um sprint intermédio e um sprint bonificado. A prova deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil a formação da fuga do dia. O ritmo deverá aumentar na aproximação do sprint intermédio e a fuga deverá ser anulada antes do sprint bonificado. As favoritas à geral deverão disputar o sprint bonificado. Deveremos ter um ritmo elevado na parte final da prova com várias equipas a tentar pôr o seu comboio na frente do pelotão e deveremos ter mais uma chegada ao sprint.
Favoritas
Lorena Wiebes (Team DSM) parte como principal favorita para o dia de hoje. Wiebes está em grande forma esta temporada onde já conta com 16 vitórias e a neerlandesa pretende ser a primeira ciclista a vencer pela segunda vez no Tour de France Femmes. Marianne Vos (Jumbo – Visma) é a maior adversária de Wiebes. Vos está em grande forma esta temporada e a neerlandesa é a única que consegue estar ao nível de Wiebes numa chegada ao sprint.
Lotte Kopecky (Team SD Worx), Rachele Barbieri (Liv Racing XSTRA), Emma Norsgaard (Movistar Team) e Elisa Balsamo (Trek – Segafredo) são nomes que não podemos descartar. Kopecky está em grande forma e a belga tem capacidade para terminar no pódio numa chegada ao sprint. Barbieri e Norsgaard estão em forma esta temporada e ambes tem capacidade para lutar por um lugar no pódio. Balsamo está em grande forma esta temporada mas a italiana não se tem mostrado em alto nível em chegadas ao sprint mas mesmo assim Balsamo poderá atacar um lugar no pódio.
Maike Van der Duin (Le Col Wahoo), Vittoria Guazzini (FDJ-Suez-Futuroscope), Simone Boilard (St Michel – Auber93) e Ruby Roseman-Gannon (Team BikeExchange – Jayco) são nomes que não podemos esquecer. Van der Duin está em boa forma esta temporada e a jovem neerlandesa tem capacidade para terminar no top5. Guazzini e Boilard estão em bom forma esta temporada e ambas têm capacidade para lutar por um lugar no top5 numa chegada ao sprint. Roseman-Gannon está a andar bem neste Tour de France e a australiana tem capacidade para terminar no top10 ou até melhor numa chegada ao sprint.
Nota ainda para Silvia Persico (Valcar – Travel & Service), Tamara Dronova (Roland Cogeas Edelweiss Squad), Julie De Wilde (Plantur-Pura), Maria Giulia Confalonieri (Ceratizit-WNT Pro Cycling) e Alexandra Manly (Team BikeExchange – Jayco) que podem terminar nas 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lorena Wiebes
⭐⭐⭐⭐ Marianne Vos e Lotte Kopecky
⭐⭐⭐ Rachele Barbieri, Emma Norsgaard e Elisa Balsamo
⭐⭐ Maike Van der Duin, Vittoria Guazzini, Simone Boilard e Ruby Roseman-Gannon
⭐ Silvia Persico, Tamara Dronova, Julie De Wilde, Maria Giulia Confalonieri e Alexandra Manly
Presença Portuguesa
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente na corrida.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1 a partir das 13h.