Rainha dos Sprints é a primeira ciclista a vencer pela segunda vez no Tour de France Femmes!
A neerlandesa Lorena Wiebes (Team DSM) venceu a quinta etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 175.6km entre Bar-Le-Duc e Saint-Dié-Des-Vosges, batendo ao sprint a italiana, campeã do Mundo, Elisa Balsamo (Trek – Segafredo) e a neerlandesa Marianne Vos (Jumbo – Visma).
A quinta etapa começou com um ritmo baixo. A 159km do fim, Anya Louw (AG Insurance-NXTG Team) e Emily Newsom (EF Education-TIBCO-SVB) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 13km depois, Antri Christoforou (Human Powered Health) e Victoire Berteau (Cofidis Women Team) saíram do pelotão e juntaram-se às duas da frente.
A 110km do fim, na primeira contagem do dia, Berteau foi a primeira a passar no alto. 10km depois, as quatro da frente tinham 3:20 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Team DSM. A 94km do fim, India Grangier (Stade Rochelais Charente-Maritime), Yuliia Biriukova (Arkéa Pro Cycling Team) e Henrietta Christie (Human Powered Health) saltaram do pelotão e tentavam chegar às quatro da frente.
A 86km do fim, o grupo perseguidor foi alcançado pelo pelotão. A vantagem do grupo da frente sobre o pelotão era de 3:30. 16km depois, na segunda contagem do dia, Berteau foi novamente a primeira a passar no topo. A 61km no fim, no único sprint intermédio do dia, Louw foi a mais forte e foi buscar a pontuação máxima.
A 50km do fim, o quarteto da frente tinham 1:42 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Team DSM e a Valcar – Travel & Service. 5km depois, uma grande queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidas a camisola branca Julie De Wilde (Plantur-Pura), Lotte Kopecky e Chantal Van den Broek-Blaak (Team SD Worx), Emma Norsgaard (Movistar Team), Rachele Barbieri (Liv Racing XSTRA), Marta Bastianelli (UAE Team ADQ) e Silvia Persico (Valcar – Travel & Service). De Wilde, Kopecky, Blaak, Barbieri, Bastianelli e Persico conseguiram voltar às bicicletas e reentraram no pelotão. Norsgaard ficou muita maltratada e a dinamarquesa foi obrigada a abandonar.
A 30km do fim, a vantagem do grupo da frente sobre o pelotão era de 1:09. 9km depois, Berteau atacou e Christoforou foi a única que a seguiu. A 20km da meta, as duas da frente tinham 18s de vantagem sobre as duas perseguidoras e 30s sobre o pelotão. 2km depois, Louw e Newsom foram alcançadas pelo pelotão. A 8km da meta, as duas da frente tinham 38s de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Canyon // SRAM Racing.
A 5km da meta, as duas da frente tinham 29s de vantagem sobre o pelotão. 3km depois, as duas da frente foram alcançadas pelo pelotão devido ao forte ritmo imposto pela Trek – Segafredo. No último km, a Trek – Segafredo comandava o pelotão. Nos últimos metros, Elisa Longo Borghini (Trek – Segafredo) comandava o pelotão mas a italiana enganou-se no caminho e as sprinters ficaram a marcar-se na frente do pelotão. A 270 metros da meta, Maria Giulia Confalonieri (Ceratizit-WNT Pro Cycling) lançou o sprint mas a italiana foi passada por Wiebes que não deu hipótese e venceu pela décima sétima vez esta temporada. Balsamo foi mais forte que Vos, nos últimos metros, e foi segunda.
Vos manteve a liderança da classificação geral e da classificação por pontos. De Wilde manteve a liderança da juventude e Femke Gerritse (Parkhotel Valkenburg) manteve a lideraça da classificação da montanha. Berteau foi a combativa do dia.
Os metros finais
Classificações
Results powered by FirstCycling.com