Quem será a primeira camisola amarela do Tour de France Femmes?
Disputa-se hoje a primeira etapa da 1ª edição do Tour de France Femmes que integra o calendário World Tour. O pelotão é de luxo e promete-nos um grande espetáculo ao longo dos próximos oito dias. A primeira etapa deverá ser tranquila e deverá ser disputada entre as melhores sprinters do Mundo. A segunda etapa acaba num falso plano mas as sprinters deverão disputar a etapa. A terceira etapa e quarta etapa são mais complicadas e poderemos ter uma ciclista isolada a cruzar a linha de meta ou poderemos ter uma chegada entre as sprinters que consigam aguentar o forte ritmo do pelotão e as favoritas à geral. A quinta etapa será mais tranquila e deverá ser disputada entre as sprinters. A sexta etapa já é um pouco mais complicada e deverá ser disputada entre as sprinters que consigam aguentar o ritmo do pelotão. A sétima e oitava etapa são de alta montanha e serão decisivas para se saber quem será a grande vencedora do Tour de France Femmes.
Perfil
A primeira etapa do Tour de France Femmes apresenta um percurso de 81.6km entre Torre Eiffel e os Champs-Élysées, e contará com dois sprints intermédios e uma contagem de quarta categoria. A prova deverá começar com um ritmo alto e deverá ser difícil a formação da fuga do dia. O ritmo deverá ser alto na aproximação de ambos os sprints intermédios e deverão ser disputados entre as sprinters. Na aproximação da única contagem do dia, deverão acontecer vários ataques com várias ciclistas a tentarem ser a primeira líder da montanha do Tour de France Femmes. Os últimos kms deverão ser percorridos a um ritmo elevado e deveremos ter uma chegada ao sprint onde as melhores sprinters do mundo irão lutar pela primeira camisola amarela do Tour de France Femmes.
Favoritas
A Rainha dos Sprints, Lorena Wiebes (Team DSM) parte como principal favorita. Wiebes está numa forma fantástica esta temporada onde já conta com 15 vitórias e a neerlandesa pretende vencer etapas no Tour de France. Marianne Vos (Jumbo – Visma) e Elisa Balsamo (Trek – Segafredo) são as maiores adversárias de Wiebes. Vos e Balsamo estão em grande forma esta temporada e as duas são as ciclistas com maior capacidade para bater Wiebes numa chegada ao sprint.
Lotte Kopecky (Team SD Worx), Emma Norsgaard (Movistar Team) e Rachele Barbieri (Liv Racing XSTRA) são nomes que não podemos descartar. Kopecky está em grande forma esta temporada e a belga pretende vencer pelo menos uma etapa no Tour. Norsgaard está em boa forma esta temporada e após um Giro Donne abaixo das espectativas, a dinamarquesa pretende conseguir bons resultados no Tour. Barbieri está em boa forma esta temporada e a italiana tem capacidade para terminar no top5 ou até melhor numa chegada ao sprint.
Marta Bastianelli (UAE Team ADQ), Vittoria Guazzini (FDJ – Suez- Futuroscope), Maria Giulia Confalonieri (Ceratizit-WNT Pro Cycling) e Charlotte Kool (Team DSM) são nomes que não podemos esquecer. Bastianelli está em boa forma esta temporada e a italiana tem capacidade para terminar no top5 numa chegada ao sprint. Guazzini e Confalonieri estão em boa forma esta temporada e as italianas têm capacidade para lutar por um lugar no top5 numa chegada ao sprint. Kool está em grande forma esta temporada e a neerlandesa será a lançadora de Wiebes, mas ainda assim poderá terminar no top10.
Nota ainda para Marjolein Van’t Geloof e Maike Van der Duin (Le Col Wahoo), Ally Wollaston (AG Insurance-NXTG Team), Ilaria Sanguineti (Valcar – Travel & Service), Sanne Cant (Plantur-Pura), Ruby Roseman-Gannon (Team BikeExchange – Jayco), Simone Boilard (St Michel-Auber93), Letizia Borghesi (EF Education-TIBCO-SVB), Lily Williams (Human Powered Health) e Tamara Dronova (Roland Cogeas Edelweiss Squad) são nomes que podem terminar nas 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Lorena Wiebes
⭐⭐⭐⭐ Marianne Vos e Elisa Balsamo
⭐⭐⭐ Lotte Kopecky, Emma Norsgaard e Rachele Barbieri
⭐⭐ Marta Bastianelli, Vittoria Guazzini, Maria Giulia Confalonieri e Charlotte Kool
⭐ Marjolein Van’t Geloof, Maike Van der Duin, Ally Wollaston, Ilaria Sanguineti, Sanne Cant, Ruby Roseman-Gannon, Simone Boilard, Letizia Borghesi, Lily Williams e Tamara Dronova
Presença Portuguesa
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente na corrida.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1 a partir das 12h.