A glória para quem não desiste dos seus sonhos! Van Aert vence CRI, Vingegaard é 2º e celebra a vitória no Tour!

O camisola verde Wout van Aert (Jumbo – Visma) venceu a 20ª etapa do Tour de France, um contrarrelógio individual de 40.7km entre Lacapelle-Marival e Rocamadour, com um registo de 47:59, batendo o camisola amarela, o seu colega de equipa Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) por 19s, numa jornada que consagrou todo o grande trabalho feito pela equipa das abelhas! O pódio do dia ficou completo com o esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), que gastou mais 27s.

Apesar de o top3 da geral já estar praticamente definido à partida para este contrarrelógio, a jornada prometia trazer uma emotiva batalha entre os homens mais fortes deste Tour e assim cumpriu! O primeiro tempo de referência surgiu pelo dinamarquês Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates), que terminou em 50:22, com Tadej Pogacar a seguir atrás de si, no carro da equipa. Bjerg esteve algum tempo na cadeira quente, mas os principais contrarrelogistas presentes estavam já próximos de partir.

Van Aert foi o único ciclista abaixo dos 48 minutos!

Dentro dos especialistas, o Campeão Mundial Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) foi o primeiro a partir, e cumpriu com o que já era esperado de si, colocando-se na primeira posição na meta, em 48:41, um tempo canhão comparado aos que já estavam registados. Mattia Cattaneo (Quick-Step Alpha Vinyl) tinha saído atrás de si, e fechou também com um excelente registo de 49:24. Jan Tratnik (Bahrain Victorious) era também uma das boas surpresas do dia, terminando com uma bela marca de 49:47.

O britânico Fred Wright (Bahrain Victorious) foi uma das grandes surpresas do dia, cumprindo um grande contrarrelógio em 49:31, que lhe viria a dar o top10 na etapa! Stefan Kung (Groupama – FDJ) foi talvez a maior desilusão entre os especialistas, terminando em 49:54 e fora dos 10 melhores do dia. Bauke Mollema (Trek – Segafredo) fez jus à camisola de campeão neerlandês da especialidade, e cumpriu em 49:21 para fechar como o sexto melhor do dia!

Pouco depois, Wout van Aert chegaria também, tendo trucidado toda a concorrência nos parciais intermédios, para bater Ganna por 41s e fechar em 47:59, com 50.8km/h, para se colocar na liderança da etapa e se sentar na cadeira quente à espera do top3 da geral, que também teria pretensões para o dia! Sem mais nenhum candidato a vencer a etapa até final, a emoção surgiu toda na última hora de etapa, com Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) a ser o primeiro a sair e a chegar. O britânico andou sempre muito próximo dos parciais de van Aert, mas quebrou no último setor da etapa, e fechou com mais 32s que o belga, num tempo que lhe daria a quarta posição no dia.

Vingegaard cruzou a linha de meta visivelmente emocionado!

Entre Pogacar e Vingegaard, a geral já não se jogava, mas muito se esperava para que se pudesse perceber qual dos dois iria levar a melhor neste último dia decisivo do Tour de France. Pogacar foi o primeiro a sair e estava 1s melhor que van Aert no primeiro parcial. 2min depois, Vingegaard marcou um super tempo, 7s melhor que o esloveno, e mostrou uma superioridade abismal! Pogacar acabou por quebrar um bocadinho no segundo setor, e estava até atrás de Geraint Thomas no segundo e no terceiro parcial, enquanto Vingegaard voltava a marcar o melhor tempo em ambos! O esloveno deu tudo até final e ainda conseguiu superar o britânico, terminando com 48:26, enquanto Vingegaard evitou uma queda a 4km do fim, para terminar descontraído em 48:18 e celebrar a sua primeira conquista do Tour de France, com a etapa a sorrir ao seu colega de equipa e grande amigo, Wout van Aert!

As classificações não mexeram após o contrarrelógio, com Vingegaard a ser o virtual vencedor da geral e da montanha, van Aert dos pontos e Pogacar da juventude. A Ineos irá terminar como a melhor equipa. No top10 da geral, destaque para a subida de Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) ao quinto lugar, e à queda de Louis Meintjes (Intermarche – Wanty – Gobert) para o oitavo posto, após um contrarrelógio menos bem conseguido.

Nelson Oliveira (Movistar) foi 56º, a 4:48, após ter tirado pé no último setor do contrarrelógio.

Uma das grandes imagens deste Tour de France, o abraço entre Jonas Vingegaard e Wout van Aert!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock